terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Projeto : Cidadania e valores

Projeto : Cidadania e valores
Tema: Como a escola pode resgatar valores
Duração:   3º bimestre
Questão geradora:
Quais  os nossos valores e sentimentos que temos com os outros em sala de aula, em casa, na comunidade?
Justificativa:
 A criança brasileira infelizmente não tem recebido uma atenção especial como consta no Estatuto da criança e do adolescente.
A realidade é que nossas crianças estão recebendo todo tipo de informação que não condizem com a sua inocência.
A mídia televisiva coloca na frente das crianças uma programação cheia de sensualidade e violência, ensinando os maus costumes. A escola ao contrário, busca resgatar os valores cívicos, morais, espirituais e os princípios básicos de cidadania.
Certamente, cremos que o que hoje estamos semeando na vida de nossas crianças colheremos delas amanhã.
Objetivos:
Que a escola possa resgatar na criança certos valores como:
·         COLABORAÇÃO – "QUER UMA MÃOZINHA"?
·         CONVIVÊNCIA _ "COM LICENÇA?"
·         ATENÇÃO _ "FALOU COMIGO?"
·         HONESTIDADE _"NÃO FUI EU."
·         RESPEITO _ "E EU COM ISSO?"
·         NUTRIÇÃO _ "VERDURA? NÃO!"
·         RESPONSABILIDADE _ "DEIXA QUE EU FAÇO!"
·         GENEROSIDADE _ "É MEU, NÃO EMPRESTO!"

·         Integrar a cidadania com as atividades de sala e assuntos abordados;
·         Ajudar os alunos a perceberem o quanto podem ser úteis e importantes para a comunidade, levando seu saber, seu carinho e sua ajuda (de qualquer tipo) para fazer a diferença;
·         Promover momentos de confraternização, ressaltando a importância do “estar com” e “viver junto”, da preocupação pelo outro, da empatia (se colocar no lugar do outro) e da melhora da auto-estima dos nossos alunos (o que eu sei pode ser muito bom e pode ajudar alguém);
·         Enfatizar a educação para a cidadania, promovendo a igualdade entre as pessoas utilizando como parâmetro a relevância social da ação dos alunos (e da escola).
·         Auxiliar os alunos no exercício do compromisso, do trabalho em grupo e da defesa dos direitos humanos.



CONTEÚDOS CONCEITUAIS
·         Pensar sobre o que significa colaborar com as pessoas.
·         Perceber hábitos importantes da vida cotidiana, que vão ajuda-lo a ser uma pessoa agradável com os outros.
·         Convidar a criança a pensar sobre a importância de estar sempre atento.
·         Fazer com que a criança assuma responsabilidades, sem ter medo , fazendo-a pensar sobre o que significa ser honesto.
·         Fazer com que a criança preste atenção nas regras de convivência, fazendo-a pensar sobre o respeito que você tem pelos outros e por si mesmo.
·         Mostrar à criança a importância de se ter bons hábitos alimentares, convidando-a pensar sobre o que significa alimentar-se bem.
·         Que a criança perceba que em uma série de situações da vida real, é importante se tornar uma pessoa responsável, para que as pessoas possam ter confiança nela.
·         Que a criança aprenda o que significa compartilhar as coisas, de forma prazerosa, e saiba sinceramente o que significa ser generoso.



CONTEÚDOS PROCEDIMENTAIS:
o    Durante a leitura do livro com as crianças, fazer pausas para comentar e discutir os tópicos levantados no texto.
o    Questionar, perguntar como se sentem, provocar a empatia.
o    Dramatizar situações com a criança, pedir que as crianças contem experiências que já tiveram com o tema escolhido.
o    Pesquisar com pais, amigos, o que sentiram em certas situações.
o    Pedir que as crianças representem sentimentos e situações através de textos, e desenhos.
o    Levar a criança a refletir, ajudando-a a pensar.
o    Proporcionar jogos, colocando em prática situações propícias a reflexões.

CONTEÚDOS ATITUDINAIS
·         Que a criança colabore em casa ou na escola, por si mesmas, adquirindo responsabilidade.
·         Que a criança se sinta incentivada a aceitar o desafio de ampliar cada vez mais sua capacidade de ser responsável, fazendo mais e melhor aquilo a que se dedica, assumindo seus papéis de filhos, estudantes colegas, amigos , vizinhos.
·         Que a criança saiba valorizar a alimentação percebendo a importância de uma alimentação balanceada para uma vida saudável.
·         Que a criança comece a perceber que as normas devem ser respeitadas por causa de sua finalidade, isto é, por aquilo que as motiva.
·         Que a criança perceba a importância do auto-respeito e a necessidade da exigência de respeito para consigo mesmo.
·         Que a criança perceba que mentir pode ter importância maior ou menor, dependendo da situação, do motivo, da conseqüência.
·         Que as crianças percebam que as boas-maneiras são muito importantes para garantir um convívio agradável e respeitoso para todos.
·         Que a criança trabalhe e brinque junto com os colegas , percebendo que a colaboração beneficia a todos que convivem num mesmo ambiente.
·         Que possa ser um agente transmissor e multiplicador de valores , tanto com a família  quanto com os amigos.

 MATEMÁTICA:
·         Idéia de quantidade
·         Classificação
·         Noção de número
·         Situações-problemas envolvendo o tema
·         Estatísticas (resultados da pesquisa)


PORTUGUÊS: 

  • Conversas sobre o tema.
  • Relato de experiências vividas.
  • Pesquisas.
  • Leitura e produção de textos
  • Elaboração de textos espontâneos.


ARTES


·         Dobraduras
·         Desenhos, pinturas
·         Confecção de cartazes.
·         Recorte e colagem.
·         Músicas.
·         Painéis

    Educação física


  • Jogos de cooperação
  • Brincadeiras infantis

 ciências

  • Alimentação
  • Pesquisas.
  • Vídeos instrutivos.
  • Registros.

 história e geografia


  • Construção de regras.
  • Deveres e direitos do aluno
  • Regionalismos e diferenças culturais.
  • Grupo de amigos, família e comunidade.


 CULMINÂNCIA:

Ao final do bimestre faremos uma exposição com fotos das atividades realizadas.
Faremos uma confraternização com gincanas com a participação de todos os alunos de todas as séries.



AVALIAÇÃO:

Processual, visando observar a participação dos alunos na realização das atividades.




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