Projeto : Cidadania e valores
Tema: Como a escola pode resgatar valores
Duração: 3º bimestre
Questão geradora:
Quais os nossos valores e sentimentos que temos com
os outros em sala de aula, em casa, na comunidade?
Justificativa:
A
criança brasileira infelizmente não tem recebido uma atenção especial como
consta no Estatuto da criança e do adolescente.
A
realidade é que nossas crianças estão recebendo todo tipo de informação que não
condizem com a sua inocência.
A mídia televisiva coloca na frente das crianças uma programação cheia de sensualidade e violência, ensinando os maus costumes. A escola ao contrário, busca resgatar os valores cívicos, morais, espirituais e os princípios básicos de cidadania.
Certamente, cremos que o que hoje estamos semeando na vida de nossas crianças colheremos delas amanhã.
A mídia televisiva coloca na frente das crianças uma programação cheia de sensualidade e violência, ensinando os maus costumes. A escola ao contrário, busca resgatar os valores cívicos, morais, espirituais e os princípios básicos de cidadania.
Certamente, cremos que o que hoje estamos semeando na vida de nossas crianças colheremos delas amanhã.
Objetivos:
Que a escola possa resgatar na
criança certos valores como:
·
COLABORAÇÃO – "QUER UMA MÃOZINHA"?
·
CONVIVÊNCIA _ "COM LICENÇA?"
·
ATENÇÃO _ "FALOU COMIGO?"
·
HONESTIDADE _"NÃO FUI EU."
·
RESPEITO _ "E EU COM ISSO?"
·
NUTRIÇÃO _ "VERDURA? NÃO!"
·
RESPONSABILIDADE _ "DEIXA QUE EU FAÇO!"
·
GENEROSIDADE _ "É MEU, NÃO EMPRESTO!"
·
Integrar
a cidadania com as atividades de sala e assuntos abordados;
·
Ajudar
os alunos a perceberem o quanto podem ser úteis e importantes para a
comunidade, levando seu saber, seu carinho e sua ajuda (de qualquer tipo) para
fazer a diferença;
·
Promover
momentos de confraternização, ressaltando a importância do “estar com” e “viver
junto”, da preocupação pelo outro, da empatia (se colocar no lugar do outro) e
da melhora da auto-estima dos nossos alunos (o que eu sei pode ser muito bom e
pode ajudar alguém);
·
Enfatizar
a educação para a cidadania, promovendo a igualdade entre as pessoas utilizando
como parâmetro a relevância social da ação dos alunos (e da escola).
·
Auxiliar
os alunos no exercício do compromisso, do trabalho em grupo e da defesa dos
direitos humanos.
CONTEÚDOS
CONCEITUAIS
·
Pensar sobre o que significa colaborar com as pessoas.
·
Perceber hábitos importantes da vida cotidiana, que vão ajuda-lo a
ser uma pessoa agradável com os outros.
·
Convidar a criança a pensar sobre a importância de estar sempre
atento.
·
Fazer com que a criança assuma responsabilidades, sem ter medo ,
fazendo-a pensar sobre o que significa ser honesto.
·
Fazer com que a criança preste atenção nas regras de convivência,
fazendo-a pensar sobre o respeito que você tem pelos outros e por si mesmo.
·
Mostrar à criança a importância de se ter bons hábitos
alimentares, convidando-a pensar sobre o que significa alimentar-se bem.
·
Que a criança perceba que em uma série de situações da vida real,
é importante se tornar uma pessoa responsável, para que as pessoas possam ter
confiança nela.
·
Que a criança aprenda o que significa compartilhar as coisas, de
forma prazerosa, e saiba sinceramente o que significa ser generoso.
CONTEÚDOS
PROCEDIMENTAIS:
o Durante a
leitura do livro com as crianças, fazer pausas para comentar e discutir os
tópicos levantados no texto.
o Questionar,
perguntar como se sentem, provocar a empatia.
o Dramatizar
situações com a criança, pedir que as crianças contem experiências que já
tiveram com o tema escolhido.
o Pesquisar
com pais, amigos, o que sentiram em certas situações.
o Pedir que
as crianças representem sentimentos e situações através de textos, e desenhos.
o Levar a
criança a refletir, ajudando-a a pensar.
o Proporcionar
jogos, colocando em prática situações propícias a reflexões.
CONTEÚDOS
ATITUDINAIS
·
Que a criança colabore em casa ou na escola, por si mesmas,
adquirindo responsabilidade.
·
Que a criança se sinta incentivada a aceitar o desafio de ampliar
cada vez mais sua capacidade de ser responsável, fazendo mais e melhor aquilo a
que se dedica, assumindo seus papéis de filhos, estudantes colegas, amigos ,
vizinhos.
·
Que a criança saiba valorizar a alimentação percebendo a
importância de uma alimentação balanceada para uma vida saudável.
·
Que a criança comece a perceber que as normas devem ser
respeitadas por causa de sua finalidade, isto é, por aquilo que as motiva.
·
Que a criança perceba a importância do auto-respeito e a
necessidade da exigência de respeito para consigo mesmo.
·
Que a criança perceba que mentir pode ter importância maior ou
menor, dependendo da situação, do motivo, da conseqüência.
·
Que as crianças percebam que as boas-maneiras são muito importantes
para garantir um convívio agradável e respeitoso para todos.
·
Que a criança trabalhe e brinque junto com os colegas , percebendo
que a colaboração beneficia a todos que convivem num mesmo ambiente.
·
Que possa ser um agente transmissor e multiplicador de valores ,
tanto com a família quanto com os
amigos.
MATEMÁTICA:
·
Idéia de quantidade
·
Classificação
·
Noção de número
·
Situações-problemas envolvendo o tema
·
Estatísticas (resultados da pesquisa)
PORTUGUÊS:
- Conversas sobre o tema.
- Relato de experiências vividas.
- Pesquisas.
- Leitura e produção de textos
- Elaboração de textos
espontâneos.
ARTES
·
Dobraduras
·
Desenhos,
pinturas
·
Confecção
de cartazes.
·
Recorte
e colagem.
·
Músicas.
·
Painéis
Educação física
- Jogos de cooperação
- Brincadeiras infantis
ciências
- Alimentação
- Pesquisas.
- Vídeos instrutivos.
- Registros.
história e geografia
- Construção de regras.
- Deveres e
direitos do aluno
- Regionalismos e diferenças
culturais.
- Grupo de amigos, família e
comunidade.
CULMINÂNCIA:
Ao final do bimestre faremos uma exposição com fotos
das atividades realizadas.
Faremos uma confraternização com gincanas com a
participação de todos os alunos de todas as séries.
AVALIAÇÃO:
Processual, visando observar a participação dos alunos na
realização das atividades.
Nenhum comentário:
Postar um comentário