Educar é Semear

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segunda-feira, 31 de julho de 2017

RESGATANDO AS TRADIÇÕES FOLCLÓRICAS

                              ROTEIRO DE AGOSTO
AGOSTO
                              ATIVIDADES  DESENVOLVIDAS

  05/08
 Dia Nacional da Saúde :
Instruir sobre os cuidados que se deve ter para evitar o crescimento de focos do mosquito auxiliando para a melhoria da sociedade e conscientizar os adultos sobre a importância de previr o mosquito da Dengue. Tratar de higiene e saúde tem sido um desafio para educação, no que se refere à possibilidade de garantir uma aprendizagem efetiva e transformadora de atitudes e hábitos .Levar o aluno a perceber a necessidade de adquirir bons hábitos de higiene;
Identificar doenças causadas por falta de higiene; Discutir as formas de higiene corporal, bucal, etc.; Estimular para a prática correta de tomar banho, cortar as unha e cabelos;
Adotar hábitos de autocuidado, respeitando as possibilidades e limites do próprio corpo;
11/08
O Dia do Estudante  : Realizar gincanas na escola. Fortalecer os laços afetivos na Escola;
Valorizar o papel do ESTUDANTE como elemento fundamental na constituição da sociedade.
Dia da Televisão : Pesquisar quem criou a TV, Buscar a sua origem e etc. identificando a importância da mesma .A televisão dentro da sala de aula é um objeto de reflexão, um instrumento pedagógico, quando o conteúdo dos programas é discutido em sala de aula.
13/08
Preparar uma mensagem, bilhete, desenho, cartazes em homenagem ao DIA DOS PAIS. Estimular a linguagem oral para conversar, brincar, comunicar-se e expressar desejos, opiniões, necessidades, ideias, etc.
22 /08
Dia do Folclore :
Levando em consideração que o folclore: é o conjunto das tradições, conhecimentos, crenças populares, contos, lendas, músicas, danças, adivinhações, provérbios, superstições, brinquedos e brincadeiras, jogos, poesias, artesanato, enfim, o estudo da cultura popular. O assunto merece ser estudado e aproveitado sob todos os aspectos: intelectual, artístico, técnico e recreativo uma vez que favorece o aprendizado .
22/08
Dia do Coordenador Pedagógico / Supervisor Escolar

25/08
Dia do Soldado  : Valorizar a papel do Policial Militar como elemento fundamental na constituição da sociedade. Reconhecer à importância do serviço Militar prestado a sociedade.
29/08
Dia Nacional do Combate do Fumo
Fumar faz mal porque o fumo quando queimado produz mais de quatro mil substâncias químicas, sendo que sessenta delas são cancerígenas. A dependência é causada pela nicotina, um dos elementos presentes no tabaco ou fumo. Após a ingestão da fumaça, o cérebro é estimulado ao prazer, porque a nicotina cai na corrente sanguínea. Com isso, o fumante tem sensação de bem-estar, atenua a ansiedade, diminui a fome, perde peso, sente-se relaxado, etc.
31/08
Dia da Nutricionista:
Associar conceitos sobre alimentação com aspectos culturais. Conhecimentos prévios necessários. Todos sabem que a alimentação equilibrada é fundamental para preservar a saúde e prevenir doenças, pois os alimentos são fontes de vitaminas e minerais indispensáveis ao bom funcionamento do organismo. Porém a maioria das pessoas não sabe alimentar-se de forma adequada e por este motivo surgem doenças que poderiam ter sido prevenidas. O nutricionista atua como orientador e educador no que diz respeito a alimentação adequada para prevenir e tratar as doenças. É o profissional indicado e o mais capacitado para esta tarefa, pois conhece à fundo os alimentos e trabalha com dietas personalizadas, respeitando as diferenças de hábitos alimentares, estrutura física e situações fisiológicas especiais, tornando o tratamento das doenças mais eficiente e mantendo a saúde das pessoas que acreditam neste provérbio: "nós somos o que comemos.

        



SECRETARIA DE EDUCAÇÃO CULTURA E DESPORTO
         PRAÇA 29  DE DEZEMBRO Nº 57
         DEPARTAMENTO  PEDAGÓGICO

                       
                                      RESGATANDO AS TRADIÇÕES FOLCLÓRICAS
Justificativa:
Considerando que o folclore é o conjunto das tradições, conhecimentos, crenças populares, contos, lendas, músicas, danças, adivinhações, provérbios, superstições, brinquedos e brincadeiras, jogos, poesias, artesanatos, enfim o estudo da cultura popular. Sendo assim, merece ser estudado e aproveitado sob todos os aspectos: intelectual, artístico, técnico e recreativo uma vez que favorece o aprendizado, pois, forma bons hábitos e atitudes, desperta sentimentos de valorização e amor por nossas tradições, proporciona o conhecimento das características do nosso povo, incentiva a preservação das nossas raízes e reforça a valorização do nosso patrimônio histórico e cultural.
Objetivos:
· Difundir e valorizar a cultura popular como forma de preservar os valores tradicionais do país;
· Comparar os aspectos característicos do povo brasileiro nas diversas regiões do país costumes e crenças,  diversidade vocabular, música e dança, alimentação e vestuário, jogos e brincadeiras;
· Discutir a influência das manifestações folclóricas nas diversas modalidades artísticas;
· Conhecer a literatura de Cordel;
· Identificar a riqueza do material folclórico do Brasil;
Desenvolvimento:
Língua Portuguesa e Artes
Confecção de:
·         Provérbios populares, frases de para- choques, adivinhações, quadrilhas, cantigas de ninar, danças;
·         Mural folclórico ilustrado pelos alunos;
·         Receita típica, lendas e mitos, brincadeiras e jogos, cultos e crendices, cantigas e danças;
·         Realização de Apresentações culturais;
·         Teatro de  Lendas e causos;
Geografia, História e Artes
·         Confecções de  Cartazes e painéis das regiões brasileiras com:
·         Trajes típicos, instrumentos e danças, culinária característica, lendas e mitos principais, brincadeiras e jogos, música folclóricas;
Educação física
·         Coreografia de músicas e danças folclóricas das diversas regiões brasileiras;
·         Reviver brincadeiras antigas: queimadas, pega-pega, pular elástico.
Matemática
·         Pesquisa de crendices em que o foco supersticioso é representado por números; Números da sorte e do azar...
Ciências e Ensino Religioso
·         Levantamento dos nomes de chás, pomadas, simpatias e outros remédios de fabricação caseiros e a maneira de prepará-los;
·         Listagem dos nomes das ervas naturais;
·          Exposição de: trabalhos artesanais das 5 regiões brasileiras;


SECRETARIA DE EDUCAÇÃO CULTURA E DESPORTO
        PRAÇA 29  DE DEZEMBRO Nº 57
        DEPARTAMENTO  PEDAGÓGICO

                                RESGATANDO AS TRADIÇÕES FOLCLÓRICAS

O professor de Educação Infantil (creche e pré-escola) e, principalmente, o de Educação Fundamental (1º ao 9º ano) tem no folclore panos para as mangas. Conteúdo significativo para trabalhar, não apenas no mês de agosto, mas o ano todo, todo ano. Não só os temas integrantes da pluralidade cultural, como diferentes conteúdos, das áreas específicas do conhecimento, podem ser abordados a partir de um fato ou manifestação folclórica. Os PCNs “Parâmetros Curriculares Nacionais” (2) garantem a interdisciplinaridade que, naturalmente, aflora ao se vivenciar fatos folclóricos na sala-de-aula.
Numa receita de culinária típica, feijoada por exemplo, o professor de 1ª a 4ª série pode trabalhar:
Português: escrita e leitura do texto, tipografia textual, conteúdos gramaticais.

História: localização temporal da receita.

Geografia: localização espacial da origem ou aceitação coletiva da feijoada.

Ciências: valor nutritivo da receita e seus ingredientes, origem dos mesmos
na natureza. Composição química de alguns ingredientes da receita.

Matemática: medidas de massa e volume implícitas nos ingredientes.

Artes: desenho da receita, dramatização de uma cena da família se alimentando .Se a turma for de 6º ao 9º ano, o professor pode ainda abordar:

Inglês: traduzir a receita para o Inglês ou outra língua estrangeira.

Podem ser abordados em projetos didáticos e garantidos pela motivação que emanam das manifestações folclóricas, rendendo-se a seus encantos, educandos e educadores. Atividades de pesquisa, escrita e reescrita, leitura e releitura, desenho, dramatização, confecção, fotografia, gravação e filmagem são formas possíveis de vivenciar folclore em sala-de-aula, nas diferentes séries do Ensino Fundamental, da rede pública e privada.Um outro recurso, a entrevista, talvez, seja a atividade mais científica de se vivenciar o folclore no cotidiano escolar, quando gerações diferentes conversam, ensinam, resgatam, comparam, socializam experiências: Como era antes? Como é hoje? de diferentes fatos e manifestações folclóricas, reproduzindo, na escola, a dinâmica do folclore existente desde os primórdios da humanidade, quando traços culturais passaram a diferenciar o homem dos outros animais.

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