sábado, 15 de julho de 2017

ATIVIDADE DE REDAÇÃO -

ATIVIDADE DE REDAÇÃO - HABILIDADE ARGUMENTATIVA ESCRITA - 7° ANO

ATIVIDADE DE REDAÇÃO 

Tema para debate na sala.

  É melhor ser livre, mesmo tendo que correr riscos, ou é melhor abrir mão da liberdade para ter conforto e segurança?

 Existem situações em que vale a pena trocar a liberdade pela segurança ou trocar a segurança pela liberdade?

 É possível conciliar (combinar de forma satisfatória) esses dois desejos humanos: ser livre e ter segurança? Como?

 Utilizar textos para debate e conhecimento de pontos de vista a respeito da decisão de ser livre ou não. Ex: Fábulas:  A focinheira, O homem e o lobo.

Ao final do debate, começar o trabalho.

A proposta da atividade é oferecer ao aluno a oportunidade de exercitar a habilidade de argumentação escrita.

Sugestão de roteiro.

Que ideias e opiniões você tem sobre liberdade?

Se você fosse uma pessoa totalmente livre de todo e qualquer compromisso e responsabilidade e, por isso, pudesse fazer tudo o que quisesse, o que faria?

Escreva uma lista de pelo menos cinco coisas que você faria para aproveitar essa total liberdade.

Em seguida, troque sua lista com a de um colega e analise o que ele gostaria de fazer. 

Para cada item da lista dele você deverá escrever um pequeno texto, tentando convencê-lo com argumentos, fatos, exemplos etc, de que ele não conseguiria realizar aquele desejo.

Ele fará o mesmo com os itens de sua lista.

 Depois vocês dois deverão passar a limpo os trabalhos e apresentar aos colegas para que seus colegas possam tomar conhecimento de suas ideias e opiniões sobre liberdade.
ATIVIDADE DE REDAÇÃO - 9° ANO

 Escreva um texto dissertativo sobre a televisão.

 Antes de dissertar, reflita sobre os seguintes pontos:

* As pessoas têm outras opções melhores de lazer além da televisão?

* Qual o efeito de propagandas de produtos nocivos à saúde como cigarros e bebidas?

* Haverá alguma relação entre a violência apresentada nas telas e a violência cada vez maior da nossa realidade?

* A televisão incentiva o consumismo?

* A televisão manipula opiniões?

* Reflita também sobre os aspectos positivos:

* a facilidade de chegar ao público;

* o entretenimento das pessoas, principalmente as solitárias;

* a possibilidade de mostrar acontecimentos do mundo inteiro com rapidez;

* a possibilidade de instruir.


 Siga a estrutura do texto dissertativo. Lembre-se de estruturar os parágrafos e organizar as ideias diferentes em parágrafos diferentes e sequenciados. Dê sua opinião na conclusão do texto e também dê a ele um título original.

ATIVIDADE DE PRODUÇÃO DE TEXTO - RECEITA CULINÁRIA - RECONHECER TEXTO COM O MESMO TEMA QUANTO AO TRATAMENTO DESSE TEMA - 6° ANO

ATIVIDADE DE PRODUÇÃO – RECEITA CULINÁRIA – 6° ANO

PRODUÇÃO ESCRITA

- Pense em uma receita que você gostaria de compartilhar com outra pessoa.

- Escolha o prato cuja receita você vai escrever a partir desse momento.

-  Na receita você deve:

- Ensinar ao leitor como preparar corretamente uma determinada comida. Os alunos podem combinar quem serão os leitores dos textos.

- sugestão: Os leitores podem ser pessoas que entendam de culinária, por exemplo, as merendeiras da escola. Assim quando as produções estiverem prontas, a turma organiza um livrinho ou caderno com todas as receitas e envia o material para os leitores, que poderão comentar as facilidades e as dificuldades constatadas para compreender as receitas.

- O trabalho tem início na sala de aula com uma troca de ideias entre colegas e professor(a) e poderá ser terminado em casa com ajuda de outros    colaboradores.

EXECUÇÃO DA PRODUÇÃO

- Consulte sua memória, converse com pessoas, leia materiais que contenham receitas, como livros, cadernos, revistas, jornais, rótulos de embalagens...

- Organize os dados para escrever a receita. Não vale copiar o material consultado.

- Redija o rascunho observando a organização e a linguagem.

- Troque sua primeira versão com um(a) colega da sala e peça-lhe que faça sugestões para uma possível melhoria.

- Passe a receita a limpo com boa apresentação.

 CIRCULAÇÃO DO TEXTO

- Cada aluno poderá levar o livrinho ou caderno de receitas para mostrar também a outra pessoas de seu convívio. Por fim a turma decide onde ficará o material produzido.

ATIVIDADE DE PRODUÇÃO DE TEXTO - PARÓDIA - RECONHECER A ORGANIZAÇÃO TEMÁTICA , ORDEM DAS INFORMAÇÕES, TÓPICO E SUBTÓPICOS - 6° ANO

ATIVIDADE DE PRODUÇÃO DE TEXTO -  PARÓDIA DE CONTO DE FADAS – 6° ANO

PRODUÇÃO ESCRITA

- A proposta é pôr a imaginação para funcionar e criar uma versão diferente e divertida para uma história antiga que permanece tão presente.

- Escolha um conto de fadas de sua preferência e recrie-o por escrito fazendo mudanças de modo que se torne uma paródia. Além de modificações nas situações, nos personagens, na linguagem, na maneira de contar etc., você pode construir o texto em forma de poema, história em quadrinhos, notícia...

- Procure escrever uma história engraçada, tendo por objetivo instigar o leitor. Um colega da classe lerá o texto criado por você e o professor(a) escolherá a turma – leitora, encaminhará as produções para leitura e as desenvolverá para os autores, com possíveis comentários escritos dos leitores.

- Trace os primeiros rumos de seu texto em sala de aula, pedindo e dando sugestões para os colegas e conversando com o professor(a).

Execução do texto
- Escolha um conto de fadas que você conheça bem e que lhe chame a atenção.

-  Pense em mudanças divertidas que poderiam ser introduzidas nessa história e anote-as.

-  Selecione e organize as melhores ideias.

-  Redija o rascunho cuidando para não deixar trechos confusos.

- Elabore as partes que necessitam de aperfeiçoamento e em seguida passe sua produção a limpo deixando-a bem apresentável.

Avaliação

-  Os critérios de avaliação da paródia pode ser combinado com a turma.

- Recriação

- Coerência

- Coesão

- Linguagem

Sugestão: leitura do texto -  Chapeuzinho vermelho de raiva (Mário Prata)

ATIVIDADE DE PRODUÇÃO - CARTA DO LEITOR -RECONHECER A ORGANIZAÇÃO TEMÁTICA,APRESENTAÇÃO DAS INFORMAÇÕES DE UM TEXTO- 8° ANO

PRODUÇÃO DE TEXTO –CARTA DO LEITOR – 8° ANO

 PRODUÇÃO ESCRITA

INSTRUÇÕES:

Produção, recepção e circulação

- O primeiro passo da produção é a escolha do tem da carta que você vai escrever. Sobre os tipos de assunto e motivações, de que é possível tratar.

- Contar experiências pessoais para obter matéria jornalística, expor um fato que seja importante na realidade em que você vive, na comunidade escolar ou no bairro onde você mora, por exemplo, ou ainda criticar algum acontecimento que lhe tenha chamado a atenção nos noticiários da imprensa, de TV ou rádio, etc. Essa escolha deve estar relacionada com o meio de comunicação para o qual a carta será enviada.

- A intenção da produção da carta é a de que ela seja publicada, e para isso o assunto e as características do texto precisam cativar o interesse do leitor preferencial, que é o editor do veículo para será encaminha.

Alguns cuidados:

- Verificar todos os dados necessários do jornal ou da revista conforme o meio escolhido para o endereçamento (correio, fax, e-mail...)

- Indicar a seção a que se dirige a carta.

- Acompanhar as edições seguintes do veículo para checar se a carta foi publicada e de que forma.

- A classe combina com o professor(a) um momento para comentar as experiências e os resultados obtidos com essa produção de texto.

- As anotações iniciais da carta serão feitas em sala de aula após a realização da conversa coletiva na qual os alunos apresentarão suas ideias e sugestões. Também deve-se estipular um tempo para que cada aluno possa aprimorar seu texto.

EXECUÇÃO
- Uma forma de fazer escolhas do assunto é ler jornais e revistas que abordem temas de seu interesse.

- É importante buscar informações em fontes diversas (livros, revistas, internet.) e conversar com pessoas entendidas no assunto, tendo em vista a elaboração eficiente do texto.

- Levante todas as informações, ideias argumento que sejam importantes para estruturar o assunto tratado e organize-se numa sequência lógica, de forma a montar uma espécie de plano do texto.

- O mais importante é a qualidade e não a quantidade de ideias.

- Elaborar o rascunho da carta, preocupando-se com os elementos de estilo e linguagem textual.

- Leia o rascunho tentando fazer o papel do leitor a quem a carta se destinará.

- Passe a carta a limpo e complete com dados iniciais (local, data destinatário e saudação) e sua identificação (nome, endereço, número do RG, telefone, e-mail) Conforme os meios (correio, fax, e-mail).

- Combinar como será feita a remessa das cartas produzidas pela classe.

AVALIAÇÃO

- Adequação ao gênero textual e entre o tipo de comunicação e o órgão de imprensa escolhido.

- coerência, coesão.

- linguagem

CIRCULAÇÃO

Antes de enviar as cartas para os devidos meios de comunicação os textos podem circular na sala de aula ou a turma combina uma sessão de leitura das cartas.




ATIVIDADE DE PRODUÇÃO ORAL - TEXTO DESCRITIVO - RECONHECER E USAR ESTRATÉGIAS DE REPRESENTAÇÃO EM UM TEXTO - 8° ANO

ATIVIDADE DE PRODUÇÃO ORAL – DESCRIÇÃO DE PESSOA – 8° ANO

PRODUÇÃO ORAL

Orientações:

- Cada aluno (a) da turma providencia uma tira de papel e escreve seu nome. Em seguida, as tiras são dobradas e misturadas.

- Cada participante sorteia uma tira e guarda segredo do nome do (a). Se alguém sortear o próprio nome, não deve trocar de papel, mantém o sorteio e o sigilo
.
 - Combina-se um tempo para cada aluno (a) faça um breve planejamento, mental ou por meio de pequenas anotações, selecionando e organizando particularidades físicas e psicológicas do (a) colega sorteado (a) para descrever oralmente a classe.

- Estando todos preparados, cada aluno(a) vaia frente da sala e em poucas palavras descreve oralmente o (a) colega sorteado (a), mas sem dizer o nome dele (a). E a turma então tenta adivinhar quem foi descrito. Caso haja necessidade, o aluno – descritor acrescenta mais detalhes que permitam a identificação.

 - Cada aluno tem liberdade para dar um toque pessoal, criativo, tanto na elaboração quanto na maneira de apresentá-lo.

 - A avaliação fica a critério do professor (a).


ATIVIDADE DE REDAÇÃO - QUADRINHOS - RECONHECER E USAR MECANISMOS DE LINGUAGEM,RECURSOA LEXICAIS E SEMÂNTICOS E SEUS EFEITOS DE SENTIDO - 6° ANO

PROPOSTA DE REDAÇÃO – QUADRINHOS – 6° ANO

1ª ETAPA

Pesquisar em revistas, na internet e até mesmo com amigos e parentes histórias em quadrinhos que contem anedotas.
Copiar a anedota no caderno e depois produzir a sua HQ.

Atenção:

* Não deixe de identificar e caracterizar as personagens. Dê nomes que tenham relação com o tema.

* Decida se haverá ou não uma personagem protagonista (personagem principal).

* Utilize os recursos visuais e expressivos comuns a esse gênero textual. Onomatopeias, interjeições, caracterização do ambiente, diálogos e balões diversos, conforme a intenção e situação de comunicação.

* Construa a história em cenas ou quadros definindo seu formato e tamanho.
* Planeje como serão as tiras, decida quantos quadros terão, organização e comprimento das tiras.

* Escolha se irá produzir a tira em branco e preto ou em cores.

* Planeje o que haverá em cada quadrinho

* Coloque o título de acordo com o conteúdo da história.

Que tal espalhar as anedotas pela escola, criando uma exposição de histórias em quadrinhos?

ATIVIDADE DE PRODUÇÃO TEXTUAL - FÁBULA - RECONHECER E COMPARAR TEXTO QUE TRATEM DO MESMO TEMA - 6° E 7° ANO

ATIVIDADE DE PRODUÇÃO TEXTUAL – FÁBULA – 6° E 7° ANO.

Essa atividade pede pesquisa antes de ser realizada.

- Apresentar uma breve explicação sobre o gênero textual, fábula e principalmente fale sobre as características dessa narrativa.

- INICIANDO O TRABALHO.
1- Vamos ver se essas características realmente estão presentes nas fábulas?

* Traga uma fábula na próxima aula.

* Reúna-se com seus colegas de grupo e leiam as fábulas trazidas.

* Escolha uma para analisar.

* Apresentem as conclusões da equipe à classe.

2- Agora é a sua vez de criar uma fábula. Baseie -se na caracterização apresentada nas leituras feitas e escreva seu texto. Para isso:

* Pense em um ou mais animais que representarão características de determinado tipo de pessoa (vaidoso, mentiroso, falso, convencido, etc).

* Imagine uma história em que esses animais estarão envolvidos.
* Resolva como será o desfecho da história.

* Utilize diálogos.

* Termine a fábula com uma moral, de acordo com a história que contou.

* Não vale reproduzir textos que já existem.

AVALIAÇÃO
* Quando terminar, troque sua fábula com um colega (ou outra dupla) e peça que leia (m) avaliando os itens apresentados na orientação. Por fim escolham as melhores fábulas para que sejam apresentadas a classe.

-  Os textos também podem ser colocados em um mural para que toda a classe tenha acesso as produções dos colegas.

Postado por 

Nenhum comentário:

Postar um comentário