Educar é Semear

Educar é Semear

sábado, 15 de julho de 2017

Desenvolvendo habilidades de leitura - "Reconhecer o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e de outras notações


PELO EXEMPLO

         Falar do meio ambiente não é só falar de árvores, plantas, animais, da poluição do ar e da água... Falar em meio ambiente é também falar de crianças e seu comportamento.
          Você já parou para pensar que somos exemplos para elas? Principalmente se você tem uma criança em casa, você se torna um espelho. Se fosse só o batom, que a menina, desde cedo, ensaia usar, ou a gravata e os sapatos, que o menino teima em pegar emprestado, tudo bem – estes são hábitos saudáveis e que revelam que você é um modelo para aquele ser que está sob seus cuidado
         Mas e os hábitos que não são saudáveis? Você, como pai ou responsável, obedece sempre o sinal vermelho, a velocidade estabelecida para a rua? Você cede a sua vez? Você separa os resíduos em casa, recicláveis dos não-recicláveis? Você substituiu as lâmpadas tradicionais por fluorescentes ou por lâmpadas do tipo “led” e explica esse gesto para sua criança?
         Pois saiba que cada pequeno gesto seu não passará despercebido por ela. Os pequenos, inclusive, nos corrigem ou nos chamam a atenção!

Marilusa Colombo, bióloga. Seleções Reader’s Digest. Outubro 2010. p. 29.

No terceiro parágrafo, as interrogações sugerem
A) curiosidade.
B) explicação.
C) pedido.
D) questionamento. x
E) sugestão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário