terça-feira, 20 de outubro de 2015

Prova Brasil e SAEPE 2015



A Prova Brasil 2015 está se aproximando. E você, gestor, deve estar informado para garantir todas as condições necessárias para que sua escola participe da avaliação. Quando será?

QUEM PARTICIPA? Para isso ,informamos que a realização da Prova Brasil será no período de 09 a 20 de novembro de 2015, para alunos pertencentes a escolas situadas em todas as 27 Unidades da Federação do País e em seus municípios.

Vale ressaltar que a participação dos alunos no dia da avaliação se constitui fator fundamental Vamos mobilizar nossos estudantes para que possamos garantir a participação mínima de 80% de alunos presentes nas provas, em relação ao número de matrículas declaradas ao Censo Escolar de 2015.

AS AVALIAÇÕES: Cada uma das avaliações do Saeb envolve dois tipos de instrumentos:
a) Testes de desempenho, a serem aplicados aos alunos dos respectivos anos/séries avaliados.

b) Questionários contextuais, a serem aplicados aos alunos, professores e diretores, além do questionário da escola. Na Aneb (amostragem) e na Anresc /Prova Brasil(censitária) são aplicadas provas nas áreas de Língua Portuguesa e Matemática.

c)Cada prova contém 2 blocos de cada área do conhecimento. Os questionários contextuais são respondidos pelos alunos, professores e diretores, fornecendo informações sobre fatores socioeconômicos e de contexto que podem estar associados ao desempenho escolar. Há ainda um questionário contextual da escola, que deve ser preenchido pelo aplicador.

NÃO PARTICIPARÃO DAS AVALIAÇÕES :

As turmas Multisseriadas, as turmas de Correção de Fluxo como: Se Liga e Acelera que são programas dos anos iniciais como também as turmas de Travessia Fundamental e Travessia  Médio. As turmas de Ensino Médio Integrado, ou seja, das escolas técnicas/profissionalizantes e as turmas de Normal Médio também não participarão da avaliação.
O SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA (SAEB)
O Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) tem como principal objetivo avaliar a Educação Básica brasileira e contribuir para a melhoria de sua qualidade e para a universalização do acesso à escola, oferecendo subsídios concretos para a formulação, reformulação e o monitoramento das políticas públicas voltadas para a Educação Básica. Além disso, procura também oferecer dados e indicadores que possibilitem maior compreensão dos fatores que influenciam o desempenho dos alunos nas áreas e anos avaliados. O Saeb é composto por três avaliações externas em larga escala: ANEB, ANRESC e ANA

ANEB- Avaliação Nacional da Educação Básica – é amostral, nas redes públicas e privadas do país, áreas urbanas e rurais. Escolas que tenham entre 10 e 19 estudantes matriculados nos 5º e 9º anos do EF e acima de 10 no 3º do Ensino Médio.
ANRESC (Prova Brasil), censitária, envolve alunos matriculados no 5º e 9º anos do EF, escolas públicas, redes municipais, estaduais e federais. Exigência: mínimo de 20 alunos matriculados nos anos avaliados, sendo os resultados disponibilizados por escola e ente federativo.
São avaliações externas em larga escala, ou seja, é uma avaliação aplicada em todas as escolas do país. O objetivo delas não é, então, avaliar cada aluno, mas avaliar todo o sistema, o que inclui escolas e redes municipais, estaduais e federais de Educação.
ONDE A AVALIAÇÃO SERÁ REALIZADA?
As provas serão aplicadas na própria escola, na sala que já é destinada a cada turma. No dia da avaliação, o gestor deve garantir um ambiente tranquilo para que os alunos respondam às questões, enquanto as outras séries da escola darão continuidade a suas atividades normalmente.
EM CASO DE TURMA INEXISTENTE?Ó aplicador, com ajuda do (a) gestor(a) da escola informará em formulário próprio sobre a inexistência  da referida turma. O que deverá ser atestada pelo gestor (a) da escola.

QUANTO AOS ESTUDANTES TRANSFERIDOS? As provas serão nominais e caso algum estudante tenha sido transferido para outra unidade escolar deverá ser informado em formulário específico no dia da avaliação.
E A DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS ?
Conforme Portaria INEP Nº 174, de 13 de maio de 2015, no seu Parágrafo Único estabelece que, para a divulgação dos resultados de desempenho na ANRESC (Prova Brasil) de cada unidade escolar pública e de cada município será estabelecido critério de participação mínima de 80% de participantes nas provas de Leitura e Matemática, em relação ao número de matrículas declaradas ao Censo Escolar de 2015.
AGENDAMENTO
O coordenador do polo e/ou aplicador entrará em contato com as escolas para agendar as aplicações das avaliações em horário regular de aula.
A direção da escola deve estar atenta para que a aplicação das provas e dos questionários não coincida com datas de atividades que impossibilitem ou afetem a realização da avaliação e ajustem, no momento do agendamento, os horários de merenda e intervalo dos alunos.
Após o agendamento, as escolas receberão o calendário de aplicações das provas com data e nome do aplicador. Orientamos para que nesse dia, caso seja necessário, alterem os horários de lanche/merenda, a fim de não haver interrupções ou saídas de alunos antes do término da prova.


CHEGADA DO APLICADOR NA ESCOLA

O(s) aplicador(es) deverão chegar pelo menos com 30 minutos de antecedência do horário previsto para executar as tarefas que precedem a aplicação e levarão consigo: uma carta de apresentação, os pacotes de provas contendo o relatório de aplicação da turma, e questionários contextuais, que serão respondidos pelos alunos, gestores e por professores de Língua Portuguesa e Matemática.
Na chegada do Aplicador à escola, conferir o “Relatório da turma” com o diário de classe, a fim de antecipar possíveis faltas de cadernos e necessidade de uso de “caderno reserva” (dados quantitativos foram recolhidos do censo).
Nas escolas que terão aplicação de ANEB/ANRESC, um dos aplicadores entregará ao Diretor os questionários a serem respondidos pelo Gestor da Escola (ou Vice) e pelos professores de Português e Matemática de cada turma.
Caso os professores não estejam na escola, os questionários deverão voltar em branco e, caso o mesmo professor lecione para mais de uma turma com aplicações deverá preencher um questionário por turma.

O(s) aplicador(es) deverão ser acompanhados até as salas de aula das turmas indicadas para realizarem as avaliações. O(s) mesmo(s) deverá cuidar para que ninguém manipule as avaliações. Talvez a sua escola receba a visita de um fiscal do INEP.

APLICAÇÃO DA AVALIAÇÃO
O gestor da escola ou o responsável deverá auxiliar o aplicador encaminhando-o até a sala de aplicação e apresentá-lo à turma antes de iniciar a avaliação. A presença de todos os estudantes das turmas avaliadas, do gestor (a) da escola, bem como dos professores que responderão ao questionário é de extrema importância.
Está previsto o tempo total para a realização da ANEB/ANRESC de 2h 30 min., sendo 2 horas para questões objetivas e transcrição de respostas e 30 min. para questionário. (alunos declarados no censo com necessidades especiais farão provas em local separado, com aplicadores extras e acompanhamento de profissional da escola e poderá ser concedido até 20 minutos a mais em cada parte).
O pacote com cadernos de prova, lista de presença e cartões-resposta serão abertos e fechados em sala de aula, exclusivamente, pelo aplicador.
Evitar as saídas de alunos durante as provas. Quando necessário o professor deverá acompanhá-lo e o caderno do aluno será recolhido pelo aplicador até a sua volta.
Um dos aplicadores terá que preencher um questionário sobre as condições da escola e para isso deverá ser acompanhado de um profissional da escola indicado pelo Gestor (percorrer ambientes).
Ao final de cada aplicação, retomar junto ao aplicador o “Relatório da Turma”, para atestar a aplicação e preencher a avaliação da aplicação, carimbar e assinar.
 
SAEPE 

A aplicação do SAEPE  ocorrerá no dia 25 novembro para turmas de 3º ano,5º ano,9º ano e Ensino Médio. Assim como a prova Brasil a participação deve ser em massa .O SAEPE tem a finalidade de monitorar o padrão de qualidade do ensino e apoiar as iniciativas de promoção da igualdade de oportunidades educacionais. E o que é avaliado?

Os testes do SAEPE  têm como objetivo avaliar as competências e habilidades, na área de Língua Portuguesa e de Matemática, dos estudantes das redes Estadual e Municipal nas 2ª, 4ª, e 8ª séries ou 3°, 5° e 9° anos do Ensino Fundamental e do 3° ano do Ensino Médio, incluindo os projetos de correção do fluxo escolar.

 Além da aplicação dos testes, a avaliação inclui outros instrumentos importantes, como: o questionário do estudante, cujo objetivo é traçar seu perfil socioeconômico e sua trajetória escolar; os questionários do professor e do diretor, com o objetivo de traçar o perfil dos profissionais da educação de Pernambuco; e o questionário da escola, cuja finalidade é conhecer infraestrutura e os serviços oferecidos por ela, tendo-se em vista identificar os fatores que interferem no desempenho escolar.

De acordo com as normas do CAED (Centro de Políticas Públicas e Avaliação da  Educação  nenhum diretor  onde ocorrerá as avaliações ,poderão atuar como coordenador ou aplicador. Pois o mesmo  deve está na escola para conduzir  o trabalho  e responder ao questionário .Portanto a presença do diretor no dia da avaliação na escola é fundamental .

Reveja o horário da merenda, pois após o recebimento dos testes  os estudantes só poderão sair  quando  todos terminarem . Antes da aplicação do teste, peça aos estudantes para beber água , ir ao banheiro .

Um comentário: