terça-feira, 20 de outubro de 2015

O que é o Projeto TRILHAS?



É um conjunto de materiais elaborados para instrumentalizar e apoiar o trabalho docente no campo da leitura, escrita e oralidade, com o objetivo de inserir as crianças do primeiro ano do Ensino Fundamental em um universo letrado.

São cadernos de orientação do professor, jogos educativos, cartelas para atividades, além de títulos literários. Contribuindo para o alcance da meta de alfabetização até os 8 anos. Em consonância com o PNAIC
COMO O TRILHAS CONTRIBUI PARA A ALFABETIZAÇÃO?
O Projeto está alinhado com o Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação (Decreto número 6.094, de 24 de abril de 2007, artigo 2, inciso II), que estabelece, entre outros objetivos, a alfabetização de todas as crianças até, no máximo, 8 anos de idade e o incentivo à leitura na sala de aula.
Por meio de seu conjunto de materiais, o TRILHAS propõe um contexto favorável ao processo de alfabetização e, consequentemente, para o alcance da meta de 6,0 pontos estabelecida para o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) para 2022.

TRILHAS E O PNAIC

O Projeto TRILHAS e o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic), do governo federal, compartilham as mesmas metas e têm os seguintes objetivos e maneiras de atuação em comum:
• Eixo de trabalho voltado para a formação continuada, presencial e a distância, com foco na alfabetização.
• Distribuição de materiais de apoio articulados ao Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE) e complementação de jogos pedagógicos.
• Atuação em regime de colaboração com governos federal, estadual e municipal.
• Uso de portais virtuais como apoio para o desenvolvimento das ações.

Para realizar o cadastro é só entrar no site exposto .Poderá se cadastrar: professores ,bem como ,coordenadores e técnicos de educação. http://www.portaltrilhas.org.br/sobre-trilhas.html
O PROJETO COMUNIDADE DE APRENDIZAGEM
É um projeto baseado em um conjunto de Atuações Educativas de Êxito voltadas para a transformação educacional e social, que começa na escola, mas integra tudo o que está ao seu redor. Queremos atingir uma educação de êxito para todas as crianças e jovens que consiga ao mesmo tempo eficiência, equidade e coesão social. Combinando ciência e esperança, o projeto visa a uma melhora relevante na aprendizagem escolar em todos os níveis, e também o desenvolvimento da convivência e de atitudes solidárias. Um mundo melhor – construído por todos, e para todos  Site para cadastro: http://www.comunidadedeaprendizagem.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário