Educar é Semear

Educar é Semear

terça-feira, 20 de outubro de 2015

Pessoas do SIM e pessoas do NÃO



Pessoas do SIM e pessoas do NÃO  Há pessoas do "SIM" e pessoas do "NÃO".

Pessoas do "sim" são aquelas para quem tudo é possível desde que tentado com firmeza. Pessoas do "sim" são aquelas que acreditam em princípio que todas as pessoas são boas e capazes até que seja provado o contrário.
Pessoas do "sim" são aqueles funcionários que estão sempre prontos a colaborar, a testar ideias, a comprometer o seu tempo com um novo projeto, a tudo fazer para que as coisas aconteçam.
Pessoas do "sim" são pessoas entusiasmadas com o que fazem, com o que são, com as possibilidades de fazer as coisas de forma diferente.
Pessoas do "sim" são as bem-humoradas, as com sorriso pronto, aquelas com as quais temos prazer em conviver, conversar, trocar ideias. Pessoas do "sim" são aquelas que fazem tudo e ainda encontram tempo para colaborar, participar, ajudar.
Mas há, também, pessoas do "NÃO". Pessoas do "não" são aquelas para quem nada é possível. Pessoas do "não" são aquelas que vivem dizendo que já viram esse filme antes... e que tudo é "papo furado".
Pessoas do "não" são aquelas azedas, amargas, vivem com uma nuvem negra sobre suas cabeças. Pessoas do "não" são aquelas que não têm tempo para nada. São ocupadíssimas  e nada fazem.
Pessoas do "não" são aquelas que vivem isoladas e dizem que "estão cumprindo o seu dever" que é sempre criticar, não-participar, não-colaborar, não-fazer. Pessoas do "não" são aquelas com as quais temos horror em trabalhar.
Sugiro que você fizesse uma autoanálise. Você em qual categoria se encontra? Você é do "sim" e acredita na sua própria capacidade de vencer obstáculos e fazer as coisas acontecerem com entusiasmo ou você é do "não" e vive dizendo-se "realista" e não vive de sonhos e por isso não acredita em nada, em ninguém e nem em você mesmo? Pense nisso. Cuidado!
O mundo de hoje só tem lugar para pessoas do "sim". Sucesso!

                                                         (Luiz Almeida Marins  )



Há pessoas do "SIM" e pessoas do "NÃO".

Pessoas do "SIM" são aquelas para quem tudo é possível desde que tentado com firmeza. Pessoas do "SIM" são aquelas que acreditam em princípio que as pessoas são boas e capazes até que seja provado o contrário. Pessoas do "SIM" são aqueles funcionários que estão sempre prontos a colaborar, o testar ideias, o comprometer o seu tempo com um novo projeto, o tudo fazer para que as coisas aconteçam. Pessoas do "SIM" são pessoas ENTUSIASMADAS com o que fazem e com o que são e com as possibilidades de fazer as coisas de forma diferente. Pessoas do "SIM" são as bem humoradas, as com sorriso pronto, aquelas com as quais temos prazer em conviver, conversar, trocar ideias... Pessoas do "SIM" são aquelas que fazem tudo e ainda encontram tempo para colaborar, participar, ajudar. Mas há, também, pessoas do "NÃO".

Pessoas do "não" são aquelas para quem nada é possível. pessoas do "não" são aquelas que vivem dizendo que já viram esse filme antes... e que tudo é "papo furado". Pessoas do "não" são aquelas azedas, amargas, que vivem com uma nuvem negra sobre suas cabeças. Pessoas do "não" são aquelas que não têm tempo para nada. São ocupadíssimas  e nada fazem. Pessoas do "não" são aquelas que vivem isoladas e dizem que estão cumprindo o seu dever, que é sempre criticar, não participar, não colaborar, não fazer. Pessoas do "não" são aquelas com as quais temos horror em trabalhar.Hoje, gostaria de sugerir que você fizesse uma auto-análise.
Em qual categoria você se enquadra? você é do "sim" e acredita na sua própria capacidade de vencer obstáculos e fazer as coisas acontecerem com entusiasmo, ou você é do "não" e vive dizendo ser "realista" e que não vive de sonhos e, por isso, não acredita em nada, em ninguém e nem em você mesmo?Pense nisso. Cuidado!!! o mundo de hoje só tem lugar para  pessoas do "sim". 

Autor: Luiz Almeida Marins -

Contudo, em muitos momentos de nossa vida somos obrigados a dizer não: assédio moral, assédio sexual, injustiças, excesso de trabalho sem tempo para o lazer, gula espiritual e material, excesso de estudos sem tempo para o lazer, vestibulares intermináveis que só destroem os nossos neurônios, a leitura dos livros sagrados sem o discernimento do espírito e do coração e sem o comum acordo com a razão, etc.
Entretanto, existem outros momentos em que podemos e devemos dizer sim: a leitura de um bom livro, ao trabalho respeitador de nossos limites, aos elogios do patrão ou chefe no trabalho, ao estudo equilibrado com disponibilidade de tempo para o lazer, a sexualidade responsável, ao vestibular realizado em toda a sua plenitude com equilíbrio e critérios pré-estabelecidos para uma boa convivência entre as várias tarefas do dia a dia, a leitura dos livros sagrados com o uso do discernimento do espírito e do coração em comum acordo com a razão, etc.

No final das contas, temos que aprender a reconhecer e a dizer sim a tudo que é bom e que nos faz bem, e a repudiar tudo que é mau e que nos prejudica. Eu, Denio Medeiros, tenho um conceito diferente para leitura e estudo: enquanto leitura é um prazer que deve ser alimentado constantemente em nossas vidas, o estudo é uma obrigação que deve ser praticada na medida certa para que possamos obter os resultados positivos provenientes dele, sem que para isso percamos o que a vida tem de melhor a nos oferecer. No final das contas a leitura é um lazer e o estudo é um trabalho.

Concluindo, tenho que fazer uma ressalva a um ditado que meu pai fala: "convicção pesa mais em nossas vidas do que a educação!" mas o que é a convicção? Convicção é o somatório de tudo que você copia dos seus pais, família, escola, religião, colegas, amigos, etc., e dos princípios construídos por você mesmo através de experiências ou do conhecimento inato, independentemente da intervenção de terceiros.

Já ocorreu de me oferecerem drogas ilícitas e eu recusar porque a minha mãe e a minha avó já me diziam que era errado. mas existem casos em que, mesmo a mãe e a avó dizendo que é errado consumir drogas e, movido pela curiosidade, você recusa o conselho de seus familiares e cai de joelhos no mundo das drogas. Esse fulano de tal que recusou os conselhos dos familiares demostrou ter um pequeno grau de convicção e uma educação ainda menor.Com isso, eu quero dizer que o ser humano é um ser imprevisível!!!

Autor Denio Medeiros de Araújo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário