Descritores de Língua Portuguesa - 3º bimestre
7.º ANO - LEITURA
Distinguir um fato da opinião relativa a esse fato
Estabelecer relações lógico-discursivas marcadas por advérbios, conjunções etc.
Estabelecer relações de causa/consequência entre partes e elementos de um texto.
Estabelecer relações entre partes de um texto, identificando repetições e/ou substituições que contribuem para a sua continuidade.
Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros.
Identificar as marcas linguísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor de um texto.
Identificar efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e de outras notações.
Identificar efeitos de ironia ou de humor em textos variados.
Identificar o conflito gerador do enredo e os elementos que constroem a narrativa.
Identificar o tema de um texto.
Inferir o sentido de uma palavra ou de uma expressão.
Inferir um informação implícita em um texto
Interpretar texto com auxílio de material gráfico diverso (propagandas, quadrinhos, fotos etc.).
Localizar informações explícitas em um texto.
Reconhecer diferentes formas de tratar uma informação na comparação de textos que tratam do mesmo tema, em função das condições em que eles foram produzidos e daquelas em que serão recebidos.
8.º ANO - LEITURA
Distinguir um fato da opinião relativa a esse fato
Estabelecer relações de causa/consequência entre partes e elementos de um texto.
Estabelecer relações lógico-discursivas entre partes de um texto, identificando repetições e/ou substituições que contribuem para a sua continuidade.
Estabelecer relações lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por conjunções, advérbios etc.
Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros.
Identificar as marcas linguísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor de um texto.
Identificar o conflito gerador do enredo e os elementos que constroem a narrativa.
Identificar o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e de outras notações.
Identificar o tema de um texto.
Inferir o sentido de uma palavra ou expressão.
Inferir uma informação implícita em um texto.
Interpretar texto com auxílio de material gráfico diverso (propagandas, quadrinhos, fotos etc.).
Localizar informações explícitas em um texto.
Reconhecer o efeito de sentido decorrente da escolha de uma determinada palavra ou expressão.
Reconhecer o efeito de sentido decorrente da exploração dos recursos ortográficos e/ou morfossintáticos.
9.º ANO - LEITURA
Distinguir um fato da opinião relativa a esse fato.
Estabelecer relações de causa/consequência entre partes e elementos de um texto.
Estabelecer relações lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por conjunções, advérbios etc.
Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros.
Identificar a tese de um texto.
Identificar efeitos de ironia ou de humor em textos variados.
Identificar o conflito gerador do enredo e os elementos que constroem a narrativa.
Identificar o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e de outras notações.
Identificar o tema de um texto.
Inferir o sentido de uma palavra ou de uma expressão.
Inferir uma informação implícita em um texto.
Interpretar texto com auxílio de material gráfico diverso (propagandas, quadrinhos, fotos etc.).
Localizar informações explícitas em um texto.
Reconhecer o efeito de sentido decorrente da escolha de uma determinada palavra ou expressão.
Reconhecer o efeito de sentido decorrente da exploração de recursos ortográficos e/ou morfossintáticos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário