Educar é Semear

Educar é Semear

quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Descritores

Descritores de Língua Portuguesa - 3º bimestre


7.º ANO - LEITURA

 Distinguir um fato da opinião relativa a esse fato

 Estabelecer relações lógico-discursivas marcadas por advérbios, conjunções etc.

 Estabelecer relações de causa/consequência entre partes e elementos de um texto.

 Estabelecer relações entre partes de um texto, identificando repetições e/ou substituições que contribuem para a sua continuidade.

 Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros.

 Identificar as marcas linguísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor de um texto.

 Identificar efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e de outras notações.

 Identificar efeitos de ironia ou de humor em textos variados.

 Identificar o conflito gerador do enredo e os elementos que constroem a narrativa.

 Identificar o tema de um texto.

 Inferir o sentido de uma palavra ou de uma expressão.

 Inferir um informação implícita em um texto

 Interpretar texto com auxílio de material gráfico diverso (propagandas, quadrinhos, fotos etc.).

 Localizar informações explícitas em um texto.

 Reconhecer diferentes formas de tratar uma informação na comparação de textos que tratam do mesmo tema, em função das condições em que eles foram produzidos e daquelas em que serão recebidos.


8.º ANO - LEITURA

 Distinguir um fato da opinião relativa a esse fato

 Estabelecer relações de causa/consequência entre partes e elementos de um texto.

 Estabelecer relações lógico-discursivas entre partes de um texto, identificando repetições e/ou substituições que contribuem para a sua continuidade.

 Estabelecer relações lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por conjunções, advérbios etc.

 Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros.

 Identificar as marcas linguísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor de um texto.

 Identificar o conflito gerador do enredo e os elementos que constroem a narrativa.

 Identificar o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e de outras notações.

 Identificar o tema de um texto.

 Inferir o sentido de uma palavra ou expressão.

 Inferir uma informação implícita em um texto.

 Interpretar texto com auxílio de material gráfico diverso (propagandas, quadrinhos, fotos etc.).

 Localizar informações explícitas em um texto.

 Reconhecer o efeito de sentido decorrente da escolha de uma determinada palavra ou expressão.

 Reconhecer o efeito de sentido decorrente da exploração dos recursos ortográficos e/ou morfossintáticos.


9.º ANO - LEITURA

 Distinguir um fato da opinião relativa a esse fato.

 Estabelecer relações de causa/consequência entre partes e elementos de um texto.

 Estabelecer relações lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por conjunções, advérbios etc.

 Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros.

 Identificar a tese de um texto.

 Identificar efeitos de ironia ou de humor em textos variados.

 Identificar o conflito gerador do enredo e os elementos que constroem a narrativa.

 Identificar o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e de outras notações.

 Identificar o tema de um texto.

 Inferir o sentido de uma palavra ou de uma expressão.

 Inferir uma informação implícita em um texto.  

 Interpretar texto com auxílio de material gráfico diverso (propagandas, quadrinhos, fotos etc.).

 Localizar informações explícitas em um texto.

 Reconhecer o efeito de sentido decorrente da escolha de uma determinada palavra ou expressão.

 Reconhecer o efeito de sentido decorrente da exploração de recursos ortográficos e/ou morfossintáticos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário