terça-feira, 16 de setembro de 2014

ANÁLISE DA MÚSICA “CIDADÃO”

ANÁLISE DA MÚSICA “CIDADÃO”

PLANEJAMENTO DE ATIVIDADE

TEMA DA AULA: ANÁLISE DA MÚSICA “CIDADÃO”
EMENTA: Análise da mensagem contida na música Cidadão de Zé Ramalho. Estudo ortográfico. Entendimento sobre os sujeitos frasais de cada sentença. Estudo da transitividade dos verbos presentes na música.
PÚBLICO–ALVO: Alunos do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental.
OBJETIVOS:
- Analisar a mensagem contida na música Cidadão de Zé Ramalho.
- Praticar a grafia de palavras.
- Analisar a estrutura frasal enfatizando o sujeito e os verbos presentes em cada sentença.
- Analisar transitividade dos verbos de acordo com a situação que eles se apresentam em cada frase.
RECURSOS NECESSÁRIOS: Computador com conexão à Internet.
METODOLOGIA: No primeiro passo do trabalho os alunos serão orientados pelo professor sobre os objetivos que se pretende com a música “Cidadão”. Em seguida os alunos farão o download da letra da música através da internet. A letra será disponibilizada em todos os computadores do laboratório de informática da escola para que os demais colegas tenham acesso e façam todas as atividades propostas.
TEORIAS DA APRENDIZAGEM: Boa parte das relações entre o indivíduo e seu entorno não ocorre diretamente. Um elo intermediário se interpõe entre o ser humano e o mundo. Para Vygotsky, o professor é figura essencial do saber por representar um elo intermediário entre o aluno e o conhecimento disponível no ambiente. Seguindo esse entendimento e a forma adotada para trabalhar a música “Cidadão”, esta atividade está baseada na aprendizagem mediada como afirma Vygotsky.
AVALIAÇÃO: A avaliação será processual, retomando os objetivos propostos. Os alunos serão observados mediante seus desempenhos nos itens abaixo:
- A análise da mensagem contida na música Cidadão de Zé Ramalho.
- A praticidade da grafia de palavras contidas na música.
- A análise da estrutura frasal enfatizando o sujeito e os verbos presentes em cada sentença.
- A análise da transitividade dos verbos de acordo com a situação que eles se apresentam em cada frase.
RESULTADOS ESPERADOS: Os itens avaliados serão o que se espera como resultado, ou seja, aquilo que se espera que o aluno seja capaz de fazer com êxito.
REFERÊNCIAS
Este modelo de aula foi retirado do site: <http://www.cdof.com.br/aulas.htm>. Acesso em: 05 ago. 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário