Educar é Semear

Educar é Semear

sábado, 26 de novembro de 2011

Tema: Literatura

Objetivos:

1. Incentivar o hábito de ler e o gosto pela leitura.

2. Propiciar a troca e o compartilhamento de idéias, opiniões e conhecimentos.

Troca de informações sobre livros de literatura e organização de um banco de dados com sugestões de leitura.

Site: BaseLeitura & EscritaDoce de Letra


Atividades - Livros no Celeiro

Atividades : Introdução - Apresentar o tema às crianças a fim de verificar o interesse.

 Sensibilização do grupo para o projeto, relembrando as leituras feitas e lendo trechos de livros já conhecidos pelos alunos.

 Dentro das "memórias bibliográficas": listagem dos livros lidos por cada aluno - através de visitas à biblioteca, consulta aos pais, colegas e professores. O ideal para esta atividade é estipular um número, mínimo e máximo de títulos, entre 10 e 30, para que o trabalho não se perca.

 Organização das "Memórias" por faixa etária: livros lidos quando estavam na Classe de Alfabetização, na 1ª série, na 2ª etc.

 Organização da turma em grupos de trabalho, para fazer um levantamento dos nomes dos autores e editoras de cada título e uma resenha de cada um. A resenha deve conter título, nome do autor e editora e um pequeno resumo da história, com indicação de faixa etária aproximada. Podem-se organizar as informações em fichas que fiquem à disposição, para consulta, numa caixinha ou nos próprios livros.

 Troca de informações com a escola parceira, enviando as resenhas, e registro dos livros mais lidos e de títulos desconhecidos. É interessante que os alunos possam trocar mensagens individualmente comentando os livros e/ou autores, de acordo com seu interesse. Estes comentários também podem ser registrados nas fichas de cada livro.

 Organização de uma "Ciranda de Livros", em que cada aluno deve levar para a escola alguns títulos de seu acervo pessoal, que ficarão disponíveis para empréstimo.

 Elaboração de um mural de sugestões, com as resenhas organizadas por autor ou faixa etária ou mesmo por seções - os mais lidos, histórias clássicas, poesia, as mais belas ilustrações etc.

 Avaliação do projeto, através de tabelas de empréstimos da biblioteca, registros em sala de aula e observações de pais, alunos e professores (ao longo do projeto e no decorrer do ano).

Atividades Complementares

1. Visita a bibliotecas públicas

2. Entrevistas com autores

3. Campanha de doação de livros

4. Organização de grupos de contadores de histórias


Dicas para os Professores

Aproveite o projeto para que seus alunos leiam, leiam muito: em grupos, sozinhos, com os pais, para outras turmas… Estimule sua curiosidade lendo pequenos trechos a cada dia, indicando temas de acordo com os interesses e outros títulos de um autor que tenha feito sucesso entre eles. A elaboração das resenhas é um excelente trabalho de redação e deve ser orientado de perto pelo professor, chamando a atenção para a necessidade de clareza das informações - é um texto informativo, para alguém que, teoricamente, não conhece a obra, mas, ao mesmo tempo, deve ser capaz de despertar no outro o desejo de conhecê-la. A revisão pode ser feita pelos alunos em grupos. Aproveite para trabalhar a matemática através de tabelas e gráficos de empréstimos de livros e leituras.


Algumas sugestões para estimular a leitura


• 1. O cantinho da leitura, que é extremamente importante nas classes educação infantil e ensino fundamental.

• 2. A construção de uma biblioteca ou mini-biblioteca pelos alunos, que pode dinamizar bastante o trabalho, uma vez que eles serão sujeitos ativos neste empreendimento, e seria interessante que juntos, alunos e professores, trabalhassem no processo de catalogação, arrumação dos livros. É importante ter diversos tipos de textos (jornalísticos, crônicas, científicos, bulas, publicitários, parlendas, adivinhas, cantigas, trava-línguas etc), assim como diferentes fontes (livros, revistas, jornais, periódicos, gibis etc). Uma sugestão bastante interessante é que os livros fiquem ao alcance das crianças, assim elas poderão interagir melhor com eles.

• 3. Sugerir que os alunos falem sobre o livro que leram ou escrevam a respeito dele são boas atividades, mesmo os alunos da educação infantil podem fazer isto, por meio de recontagem, leitura plástica (desenhar, pintar, esculpir), entre tantas outras.

• 4. Colocar em prática projetos como: pequeno escritor, onde os alunos podem construir seu próprio livro com suas próprias produções, organizar uma tarde de autógrafos ou receber a visita de um autor de uma obra trabalhada em sala de aula.

• 5. Produzir um jornal mural ou jornal impresso da própria escola, que é uma excelente orientação didática de socializar as produções na linguagem escrita.

Fonte: Construir Notícias e http://educandocomamor10.blogspot.com

http://ferramentapedagogica.blogspot.com Continue Lendo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário