sábado, 26 de novembro de 2011

Diferença entre Planos de aula, Sequencias Didáticas e Projetos






Módulo mínimo de planejamento, essa atividade é dada em uma única aula. Pode ser avulsa ou
estar inserida em uma seqüência didática ou em um projeto.
Devem estar claros para o professor: o conteúdo a ser trabalhado, os objetivos de aprendizagem, que recursos serão necessários para desenvolver a aula e como será avaliado o aproveitamento do aluno.

Nessa modalidade, a duração é limitada a algumas semanas de aula. O conteúdo é mais específico que o de um projeto e é explorado em atividades seguidas, que se tornam cada vez mais complexas. Um exemplo de Matemática é a resolução de uma série de problemas que explorem a adição e a subtração, cuja dificuldade aumente a cada aula.

PROJETOS DE ENSINO

Tem duração longa, pode levar até um ano. Envolve a construção de um produto final – um livro, uma exposição, uma campanha, por exemplo – destinado a um público definido, que podem ser outros alunos, os pais, os moradores do bairro etc. Nesse caso, a participação da turma se dá em todas as etapas do planejamento.

O QUE É PROJETO DE APRENDIZAGEM?


O QUE É PROJETO DE APRENDIZAGEM?


Lançar nossas idéias e ideais de desenvolvimento de autonomia capacidade de saber fazer escolhas e de posicionar-se, elaborar projetos pessoais e participar enunciativa cooperativamente de projetos coletivos, ter discernimento, organizar-se em função de regras eleitas, governar-se participar da gestão das ações coletivas, estabelecer critérios e eleger princípios éticos, etc. Parâmetros Curriculares Nacionais - 1998), cidadania, sociedade, justiça e liberdade a um alvo que atinja todos envolvidos no processo de aprendizagem, onde estes percebam-se co-autores/participantes responsáveis pela construção do conhecimento. O Projeto de Aprendizagem oportuniza as novas forma de ensinar e aprender, além da quebra de paradigmas antigos na forma seqüencial de apresentação dos conteúdos, na classificação dos alunos por séries, fatos estes que serão quebrados totalmente no decorrer do processo, e principalmente, na quebra, de nossas atitudes frente ao conhecimento, fazendo com que este através das inúmeras possibilidades de aquisição de informações (pela temática) possa tornar possível a aquisição/construção do verdadeiro saber, a todos os envolvidos neste processo. As informações, o conhecimento e o saber são tecidos através das interações e trocas que os Projetos de Aprendizagem viabilizam, onde as experiências e conhecimentos anteriores de alunos e professore pelos confrontos pedagógicos ocorridos na busca de responder a "dúvidas temporárias" e "certezas provisórias", encontram-se enredados na construção da Aprendizagem, pelos nós da cooperação. ASSUNTO
No projeto de aprendizagem consideram-se as dúvidas/indagações vindas das necessidades e interesses do aluno/professor, inicialmente através do levantamento de hipóteses, partindo geralmente do conhecimento que o aluno/professor já tem, onde a aprendizagem será construída pelas interações reflexivas através da cooperação.
O trabalho através de situações problemas é umas das fortes características do projeto de aprendizagem, e quando se busca solucionar estes, toda a comunidade escolar vê-se envolvida, sendo estas situações "sustentadas por um levantamento de questões feitas pelo próprio estudante".


OS PAPÉIS


Na formulação das suas dúvidas e certezas o aluno/professor ator do projeto de aprendizagem, formula, pensa, confronta, expressa questões que tem significado pessoal, onde, enquanto indivíduo com suas histórias de vida, únicas e reais que necessitam ser, muitas vezes, repensadas/reconstruídas/orientadas, se vêem motivados a aprender e descobrir inventivamente sobre si mesmos, a sociedade e o conhecimento .
Neste processo tanto alunos como professores são atores e eternos aprendizes, desenvolvendo a autonomia, através da prática interdisciplinar, onde a intuição, imaginação e prazer são possibilidades construídas pelos desafios.
Na aprendizagem por projetos os alunos/professores levantam hipóteses, analisam, organizam, selecionam informações, buscam desenvolver novas formas de comunicação, expressão nas diversas áreas do conhecimento, refletem, imaginam e exercitam a cidadania através de atitudes solidárias e autônomas, enfim mostram o que querem, o que sabem o que podem fazer - são autores e atores que criam e inovam nos procedimentos e metodologias utilizadas/descobertas/recriadas.
O professor deve ter a competência técnica/conhecimento de sua área e disciplina neste processo para poder dar suporte como especialista/articulador as discussões das questões levantadas pelos alunos, para apurar mais claramente o nível de conceituação acerca do conteúdo em estudo, a linha de raciocínio e/ou compreensão do aluno, a fim de poder criar mais e mais desafios, nas relações criadas para sistematização e formalização dos conteúdos que surgem. As análises realizadas pelo professor orientador do projeto devem contemplar/sugerir questões que desestabilizam, provocam discussões, reflexões, análises e criticas, que contribuam para a formação do cidadão que deverá ter/desenvolver atitude e comprometimento com o grupo de desenvolvimento do projeto..


OS CONTEÚDOS


Os conteúdos são, no desenrolar do projeto, aprendidos, através de meios, onde o desenvolvimento da capacidade de aprender e continuar a aprendendo é natural neste processo contínuo de ir e vir nos questionamentos quanto as suas dúvidas e certezas, respeitando a individualidade quanto aos ritmos de aprendizagem de cada aluno, bem como, dando possibilidade de verificação das necessidades de aprendizagem específicas.
Os temas e conteúdos cruzam-se nas diversas atividades construídas/sugeridas para cada aluno e grupo de trabalho, onde em determinados nós todos se encontram, seja de forma simultânea ou não.



AVALIAÇÃO


Em projetos de aprendizagem a avaliação ocorre durante todo o processo, e o crescimento é percebido pelas trocas e interações ativas de cada um dos envolvidos, com o uso da Informática, tanto alunos quanto professores podem avaliar o processo desde seu início (as primeiras dúvidas e certezas) até a sua reestruturação (abrangendo novas dúvidas e certezas), pois um projeto de aprendizagem não tem fim, pois, neste processo todos somos eternos aprendizes.
Os registros dos textos de interações e pesquisas realizadas em grupo e/ou individualmente , as imagens, os sons ficam todos arquivados, possibilitando a melhor compreensão da construção do conhecimento, onde cada indivíduo envolvido no processo pode estar avaliando as suas produções, as do grupos, através de Portfólios e/ou Webfólios, desenvolvendo a auto-crítica quanto aos seus limites e possibilidades.


REFERÊNCIAS
1- COSTA, Irís F. Tempel; MAGDALENA, Beatriz C. Conteúdo: Para quê? Por quê?
____________________. 2- E Qual é a Questão?
____________________. 3- Introdução de Novas Tecnologias na Escola: Por quê? Para quê?
_____________________.4- Perguntas inteligentes: O que é Isto?
5- FAGUNDES, Léa. Projeto? O que é? Como se faz? Um repetente fala sobre o currículo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário