sábado, 26 de novembro de 2011



Projeto: Oficina da Alegria

IDENTIFICAÇÃO:

Nome do Projeto: “Oficina da Alegria”

Local: Escola Municipal de Ensino Fundamental Alfredo Juliano

Clientela: alunos da educação infantil e das séries iniciais do ensino fundamental

Período: fevereiro a dezembro de 2007

Professor responsável: Rodrigo Necchi Soares

JUSTIFICATIVA:

“A criança aprende brincando”. Diante dessa realidade e considerando a necessidade de se oferecer limites aos educandos, surge a necessidade de um direcionamento dessa aprendizagem.
O presente projeto, embora dê maior ênfase à socialização do educando, permitirá, ao mesmo, momentos de autonomia e de grupo, de forma que se conheçam as diferenças individuais (temperamentos) e sejam desenvolvidas habilidades cognitivas, visando acrescentar, ao ensino, a formação de um cidadão mais crítico e participativo.

OBJETIVOS:


Despertar nos alunos o interesse pelas atividades recreativas, culturais e lúdicas.

Oportunizar ao educando momentos de integração afetiva, social e cultural.

Resgatar o folclore através de brincadeiras antigas, esquecidas com o tempo.

Preparar os alunos para o convívio social, trabalhando a desinibição, expressão e comunicação.


DESENVOLVIMENTO:

Em uma sala adequada, com materiais específicos, os alunos (em um período semanal), realizarão atividades como:

prática de teatro (dramatizações);

música, canto e dança;

exercícios envolvendo esquema corporal;

filmes, slides;

teatro de fantoches;

folclore;

confecções artísticas;

confecção de jogos e brinquedos com material de sucata;

brincadeiras que desenvolvem a imaginação em geral;

técnicas de relaxamento;

atividades recreativas;

e demais atividades lúdicas.

CRONOGRAMA:

Projeto permanente, cada turma utilizará a sala um período (de 55 minutos) semanalmente, para o desenvolvimento das atividades. Sendo um processo contínuo e cumulativo.

RECURSOS:


espaço físico (sala);

espelho;

tapete;

jogos didáticos, recreativos;

fitas cassetes, CD(s), músicas, fitas de vídeo;

literatura infantil;

material de sucata;

massa de modelar, argila;

tintas, pincéis;

fantoches e palco;

murais;

brinquedos;

colchonetes;

aparelho de som, televisão, vídeo cassete;

materiais recreativos;

balões;

material de apoio para professores (livros, polígrafos, etc).

AVALIAÇÃO:

Espera-se que os alunos, tenham no decorrer do desenvolvimento das atividades lúdicas, atitudes de companheirismo, sociabilidade e integração no grupo e no meio, bem como reconhecer suas potencialidades, adquirindo gosto pela música, dança, teatro, folclore e demais atividades culturais e cognitivas. Levando em consideração o desempenho, a criatividade e participação, a fim de que passem a sentir prazer nessas e nas demais atividades escolares.

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