sábado, 26 de novembro de 2011

PROGRAMA  DE REFORÇO ESCOLAR

           1 – Justificativa
“ A contribuição da escola para a educação é a de fazer o aluno ter êxito e não a de se desculpar por fracassar.” (PHILIPPE MEIRIEU)
         Este é mais um objetivo do PROJETO NOVO AMANHECER que, entendendo a necessidade de criar novos caminhos para a sua  comunidade, percebe o quanto é importante possibilitar aos alunos de escolas públicas da região de Xerém, que encontram dificuldades na apredizagem, apoio e reforço escolar para ajudá-los alcançar êxito nas séries que estão inseridos.
          2 – Objetivos
Oferecer suporte nas diferentes fases de aprendizagem das crianças em idade escolar; promover atividades que permitam o desenvolvimento de competências diversas nos alunos;  levar o aluno a superar os desafios surgidos no caminhar da apredizagem.

        3 -  Estratégias
         Utilização de aulas de reforço escolar proporcionando atendimento individual e coletivo em horário diferenciado da escola onde o aluno encontra-se matriculado, priorizando as disciplinas de português (gramática, redação e interpretação de textos ) e matemática, inserindo também atividades como música, teatro, oficinas diversas, para melhor desenvolvimento.

         4 – Desenvolvimento
         A partir do mês de maio de 2005 até Dezembro do corrente ano, em sala de aula com duração de 3 horas diárias no primeiro e segundo turnos, nas dependências do módulo de educação do Projeto Novo Amanhecer e em turmas de, no máximo, 20 alunos.

          5 – Clientela
         Atendimento gratuito do Projeto Novo Amanhecer as crianças da comunidade em idade escolar que apresentem dificuldades de aprendizagem e cursando da primeira à quinta série.

          6 – Recursos Humanos
         As turmas serão trabalhadas por um profissional de educação habilitado.
         O mesmo estará ministrando além de reforço escolar, atividades que promovam o desenvolvimento de competência sensório-motoras  ( estímulos sonoros, visuais, táteis, oftativos, expressão verbal e não verbal ), cognitivas e afetivas.

          7 – Recursos materiais
         O Projeto Novo Amanhecer oferecerá duas camisetas para cada aluno e seu uso será sempre exigido no local das atividades.
         Os materiais tais como, caderno, lápis, borracha, apontador. giz de cêra, caneta hidrocor, cola, tesoura, papel ofício, estencil, álcool, folhas diversas – silhueta, camurça, cartolina, etc , serão de responsabilidade dos alunos.
O Projeto fará uma estimativa do material por semestre e o valor será  dividido pelos participantes.
OBS: O objetivo do Projeto Novo Amanhecer não é somente promover um reforço escolar e sim estender a apredizagem, a visão do aluno enquanto ser participante e promotor de mudanças no ambiente em que está inserido.

           8 – Avaliação
         Será realizada através de atividades diversas, tais como, testes, provas, trabalhos individuais e em grupo, e o conhecimento dos resultados obtidos na escola de origem, para acompanhamento paralelo do Projeto Novo Amanhecer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário