Educar é Semear

Educar é Semear

domingo, 27 de novembro de 2011

O que é boca seca ou xerostomia

A boca seca, também chamada de xerostomia, é uma condição na qual não há saliva suficiente para manter a boca molhada.
Boca seca pode acontecer a qualquer um ocasionalmente, por exemplo quando se está nervoso ou sob estresse. Porém, quando a boca seca persiste, ela pode dificultar engolir, mastigar comer e até falar. Boca seca também eleva o risco de deterioração dos dentes porque a saliva ajuda a proteger de germes nocivos que causam cáries e outras infecções orais.
Causas da boca seca ou xerostomia

A boca seca ocorre quando as glândulas salivares não funcionam apropriadamente. Muitos remédios e doenças (como diabetes e mal de Parkinson) podem afetar as glândulas salivares. Outras causas de boca seca incluem certos tratamentos para câncer e danos ao sistema nervoso das glândulas. É importante consultar um odontologista ou médico para descobrir porque está com boca seca.
Tratamento para boca seca ou xerostomia
O tratamento apropriado deve ser prescrito pelo médico ou odontologista baseado na causa da boca seca. Há também medidas que a própria pessoa pode tomar para ajudar a aliviar a boca seca, como ingerir água suficiente, mastigar chicletes sem açúcar, e evitar álcool e cigarro. Bons cuidados orais e check-ups regulares manterão sua boca saudável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário