Referencial Curricular para Educação Infantil 
Para atender às necessidades da atualidade, fez-se necessária uma reformulação do Planejamento de Ensino com base no RCNEI (Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil) , documento este que pode e deve auxiliar o trabalho pedagógico. A normatização deste trabalho só vem enriquecer ainda mais o fazer do Professor e do Coordenador Pedagógico. Nosso olhar sobre o trabalho com a criança encontra, neste documento, a forma ideal para tratar dos conteúdos a serem desenvolvidos de forma a atingir prazerosamente os objetivos pautados.
RESUMO
ÁREA DOCONHECIMENTO OBJETIVO CONTEÚDO 0-3 ANOS MOVIMENTO 
 Familiarizar-se com a imagem do próprio corpo; 
Explorar as possibilidades de gestos, ritmos corporais para expressar-se nas brincadeiras e nas demais situações de interação; 
Deslocar-se com destreza progressiva no espaço e no andar, correr, pular etc., desenvolvendo atitudes de confianças nas próprias capacidades motoras. 
Explorar e utilizar os movimentos de preensão, encaixe, lançamento etc., para o uso de objetos diversos. 
 Expressividade 
4-6 ANOS MOVIMENTO 
 Ampliar as possibilidades expressivas do próprio movimento, utilizando gestos diversos e ritmos corporais nas suas brincadeiras, danças, jogos e demais situações de interação; 
Explorar diferentes qualidades e dinâmicas de movimento, com força, velocidade, resistência e flexibilidade, conhecendo gradativamente os limites e as potencialidades de seu corpo; 
Controlar gradualmente o próprio movimento, aperfeiçoando seus recursos deslocando e ajustando suas habilidades motoras para utilização em jogos, brincadeiras, danças e  demais situações; 
Utilizar os movimentos de preensão, encaixe, lançamento etc., para aplicar suas possibilidades de manuseio dos diferentes materiais e objetos; 
Apropriar-se progressivamente da imagem global de seu corpo, conhecendo e identificando seus segmentos e elementos e desenvolvimento de cada vez mais uma atitude de interesse e cuidado com o próprio corpo. 
Equilibro e coordenação 
 ÁREA DOCONHECIMENTO OBJETIVO CONTEÚDO 0-3 ANOS MÚSICA 
 Ouvir, perceber e discriminar eventos sonoros diversos, fontes sonoras, produções musicais; 
Brincar com a música, imitar, inventar e reproduzir criações musicais. 
 Fazer musical 
 4-6 ANOS MÚSICA  
Explorar e identificar elementos da música para se expressar, interagir com os outros e ampliar seu conhecimento do mundo; 
Perceber e expressar sensações, sentimentos e pensamentos por meio de improvisações, composições e interpretações musicais. 
 Apreciação musical 
 ÁREA DOCONHECIMENTO OBJETIVO CONTEÚDO 0-3 ANOS ARTES
VISUAIS
VISUAIS
 Ampliar o conhecimento do mundo que possuem, manipulando diferentes objetos e materiais, explorando suas características, propriedades e possibilidades de manuseio e entrando em contato com formas diversas de expressão artística; 
Utilizar diversos materiais gráficos e plásticos sobre diferentes superfícies para ampliar suas possibilidades de expressão e comunicação. 
 O fazer artístico 
 4-6 ANOS ARTES
VISUAIS
VISUAIS
 Interessar-se pelas próprias produções, pelas de outras crianças e pelas diversas obras artísticas regionais, nacionais ou internacionais, com as quais entrem em contato, ampliando seu conhecimento do mundo e da cultura; 
Produzir trabalhos de arte , utilizando a linguagem do desenho, da pintura, da modelagem, da colagem, da construção, desenvolvendo o gosto, o cuidado e o respeito pelo processo de produção e criação. 
 Apreciação em artes visuais 
ÁREA DOCONHECIMENTO OBJETIVO CONTEÚDO 0-3 ANOS LINGUAGEM ORAL
E ESCRITA
E ESCRITA
 Participar de variadas situações de comunicação oral, para interagir e expressar desejos, necessidades e sentimentos por meio da linguagem oral, contando suas vivências; 
Interessar-se pela leitura de histórias; 
Familiarizar-se aos poucos com a escrita por meio de participação nas quais ela se faz necessária e do contato cotidiano com livros, revistas, histórias em quadrinhos etc. 
 Falar e escutar 
 4-6 ANOS LINGUAGEM ORAL
E ESCRITA
E ESCRITA
 Ampliar gradativamente suas possibilidades de comunicação e expressão interessando-se por conhecer vários gêneros orais e escritos e participando de diversas situações de intercâmbio social nas quais possa contar suas vivências, ouvir de outras pessoas, elaborar e responder perguntas; 
Familiarizar-se com a escrita por meio do manuseio de livros, revistas e outros portadores de texto e da vivência de diversas situações nas quais seu uso se faça necessário; 
Escutar textos lidos, apreciando a leitura feita pelo  professor; 
Interessar-se por escrever palavras e textos ainda que não de forma convencional; 
Reconhecer seu nome escrito, sabendo identificá-lo nas diversas situações do cotidiano; 
Escolher os livros para ler e apreciar. 
 Práticas de leitura  /Práticas de escrita 
 ÁREA DOCONHECIMENTO OBJETIVO CONTEÚDO 
0-3 ANOS NATUREZA
E SOCIEDADE
E SOCIEDADE
 Explorar o ambiente, para que possa se relacionar com pessoas, estabelecer contatos com pequenos animais, com plantas e com objetos diversos, manifestando curiosidade e interesse. 
Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar 
 4-6 ANOS NATUREZA E SOCIEDADE 
 Interessar-se e demonstrar curiosidade pelo mundo social e natural, formulando perguntas, imaginando soluções para compreendê-lo, manifestando opiniões próprias sobre os acontecimentos, buscando informações e confrontando idéias; 
Estabelecer algumas relações entre o modo de vida característico do seu grupo social  e de outros grupos; 
Estabelecer algumas  relações entre meio ambiente e as formas de vida que ali se estabelecem, valorizando sua importância  para a preservação das espécies e para a qualidade da vida humana. 
 Objetos e processos de transformação 
Os seres vivos 
Os fenômenos da natureza 
 ÁREA DOCONHECIMENTO OBJETIVO CONTEÚDO 0-3 ANOS MATEMÁTICA 
 Estabelecer aproximações a algumas noções matemáticas presentes no seu cotidiano, como contagem, relações espaciais etc. 
 Números e sistema de numeração 
Contagem
Notação e escrita numéricas
Operações
4-6 ANOS MATEMÁTICA 
 Reconhecer e valorizar os números, as operações numéricas, as contagens orais e as noções espaciais como ferramentas necessárias no seu cotidiano; 
Comunicar idéias matemáticas, hipóteses, processos utilizados e resultados encontrados em situações-problema relativas a quantidades, espaço físico e medida, utilizando a linguagem oral e a linguagem matemática; 
Ter confiança em suas próprias estratégias e na sua capacidade para lidar com situações matemáticas novas, utilizando seus conhecimentos prévios. 
 Grandezas e medidas  / Espaço e forma 
 Fonte: Brasil. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental.
        Referencial curricular nacional para a educação infantil /
        Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação  
        Fundamental. — Brasília: MEC/SEF, 1998.
Nenhum comentário:
Postar um comentário