segunda-feira, 18 de fevereiro de 2019

TEXTO PARA SÉRIES INICIAIS

TEXTO PARA SÉRIES INICIAIS: UM DIA NA VIDA DE CATARINA - COM QUESTÕES GABARITADAS  


Texto: Um dia na vida de Catarina

        Levantei, lavei o rosto, escovei os dentes, troquei de roupa e fui para a escola.
        Voltei na hora do almoço. Comi bem porque estava com muita fome.
        Depois, assisti um pouco de televisão e fia a lição de casa. Então, fui brincar com várias amigas, lá na casa da Verinha.
        Quando já estava escurecendo, me chamaram lá de casa. Era hora de jantar, tomar banho, pôr o pijama e... cama!
        Amanhã começa tudo de novo. Ih, esqueci de passear com a Laica, minha cachorrinha.
                                                              Retirado do livro Descobrir o mundo.

Entendendo o texto:

01 – Catarina brinca com as amigas em que período?
      Na parte da tarde.

02 – Qual é o período que Catarina vai à escola?
      No período da manhã.

03 – Em que horário que Catarina faz a lição de casa?
      Antes de ir brincar, a tarde.

04 – Escreva duas atividades que Catarina faz à noite.
      Resposta pessoal do aluno. Sugestão: Jantar e dormir.

05 – O que a Catarina esqueceu de fazer durante o dia?
      De passear com a cachorrinha.

06 – Qual é o nome da amiguinha que ela foi brincar?
      Ela foi na casa da Verinha.

07 – Qual era o nome da sua cachorrinha?
      Chama-se Laica.

GÊNERO TEXTUAL: RECEITA - DE BRIGADEIRO - COM QUESTÕES GABARITADAS


Receita: De Brigadeiro

Ingredientes:
1 lata de leite condensado.
4 colheres de sopa de chocolate em pó.
1 colher de sopa (cheia) de manteiga.
Chocolate granulado.



Modo de fazer:
Misture todos os ingredientes numa panela e ponha para ferver, em fogo brando. O ideal é mexer sempre, com uma colher de pau.
Deixe ferver até ele começar a desgrudar do fundo da panela.
Quando estiver no ponto, despeje em uma vasilha rasa, par esfriar.
Depois de frio, enrole os brigadeiros. Para facilitar, passe um pouco de manteiga na mão. Por fim, passe no chocolate granulado.

Entendendo a receita:
01 – Quais são os ingredientes utilizados?
      Leite condensado, chocolate em pó, manteiga e chocolate granulado.

02 – Ingredientes são:
(A) Os produtos usados para fazer a receita.
(B) O modo de preparar as receitas.
(C) As pessoas que fazem a receita.
(D) Os livros de receita.

03 – Depois de enrolar os brigadeiros, o que mais acrescenta?
      O chocolate granulado.

04 – A primeira coisa a fazer ao preparar a receita é:
(A) Mexer com a colher de pau.
(B) Colocar todos os ingredientes na panela e levar ao fogo.
(C) Despejar numa vasilha para esfriar.
(D) Passar chocolate granulado.

05 – De acordo com a receita devemos enrolar os brigadeiros somente quando a massa estiver:
(A) Quente.
(B) Na manteiga.
(C) No fundo da panela.
(D) Fria.



quinta-feira, 1 de novembro de 2018


CARTA: SAUDADES - COM GABARITO - PARA SÉRIES INICIAIS


Carta: Saudades

 São Paulo, 10 de junho de 1997.
                                    Elisa

        Estamos morrendo de saudades de você. Justo agora que você se mudou pra tão longe, o pessoal da rua inventou uma que você ia gostar.
        Sabe o Jorginho, A mãe dele deixou a gente brincar no porão da casa dele.
        Pena que você não está aqui! Quem sabe a sua mãe traz você no sábado. Você podia dormir em casa. De Itaquera até aqui é longe mas acho que dá. Vocês vêm de ônibus, não é? Faz uma força.
        Dá uma resposta pra gente. Todo mundo tá mandando um beijão pra você.
                                                                                     Antônia.

Entendendo a carta:
01 – Esse texto é:
a) um anúncio.
b) uma propaganda.
c) uma carta.
d) uma história.

02 – Quem escreveu a carta? E para quem?
      Foi escrita por Elisa. Para sua amiga Antônia.

03 – Quantos parágrafos possui o texto?
      Possui 04 parágrafos.

04 – Qual foi a data que a carta foi escrita?
      10 de junho de 1997.

TEXTO PARA SÉRIES INICIAIS: ELIXIR - COM GABARITO

Texto: Elixir

        Numa cidadezinha do interior, um jovem vendedor ambulante oferecia um maravilhoso produto chamado Elixir da Longa Vida. Na praça central, ele gritava empolgado:
        --- Todo dia tomo uma colher desse elixir e olhem o resultado: já vivi 300 anos!
        Ouvindo isso, os espectadores logo correram para a banca abarrotada de vidros, onde um garotinho atendia a multidão. Foi quando um outro negociante, muito esperto, resolveu desmascarar aquela charlatanice. Foi até o menino e perguntou em voz alta para todo mundo ouvir:
        --- Que história é essa? O seu patrão já viveu trezentos anos mesmo?
        E o menino respondeu:
        --- Eu não tenho certeza. Já trabalho para ele há 120 anos.

                                                                            Autor desconhecido.
Entendendo o texto:

01 – O humor desse texto está na:
(  ) fala do vendedor de elixir.
(X) resposta do garotinho.
(  ) pergunta do negociante.
(  ) invenção do novo elixir.

02 – Pelas pistas desse texto, a palavra “charlatanice” quer dizer:
(  ) venda
(  ) amolação
(  ) multidão
(X) enganação

03 – A última frase desse texto corresponde a uma fala do:
(  ) vendedor
(  ) negociante
(X) menino
(  ) patrão.


Texto Terno, macacão ou ... (Fragmento)
       
                          Flávio de Souza
[...]
ROMEU – O meu pai vai trabalhar cedo também.
AMIGO – Que horas? Às nove?
ROMEU – Não...
AMIGO – Às oito?
ROMEU – Não...
AMIGO – Às sete?
ROMEU – Também não...
AMIGO – Às seis?
ROMEU – Não! Às dez!
[...]

                         Filho de artista. São Paulo: FTD, 1997, p. 9-11.


Entendendo o texto:

01 – Qual o título do texto?
      Terno, macacão ou ...

02 – Quem é o autor? De onde foi retirado o texto?
      Flávio de Souza. Foi retirado do Filho de Artista.

03 – Quantos versos tem o texto?
      09 versos.

04 – Quem são os personagens do texto?
      O Romeu e um amigo.

05 – O uso das reticências no trecho indica:
a)   Medo.
b)   Raiva.
c)   Negação.
d)   Indecisão.

06 – As reticências no título do texto foram usadas para:
a)   Causar surpresa ao leitor.
b)   Provocar risos no leitor.
c)   Indicar a fala dos personagens.
d)   Enumerar características dos personagens.

TEXTO PARA SÉRIES INICIAIS: A TELEVISÃO - JOSÉ PAULO PAES - COM GABARITO


TEXTO: A TELEVISÃO


        Televisão é uma caixa de imagens que fazem barulho.
        Quando os adultos não querem ser incomodados, mandam as crianças irem assistir à televisão.
        O que eu gosto mais na televisão são os desenhos animados de bichos.
        Bicho imitando gente é muito mais engraçado do que gente imitando gente, como nas telenovelas.
        Não gosto muito de programas infantis com gente fingindo de criança.
        Em vez de ficar olhando essa gente brincar de mentira, prefiro ir brincar de verdade com meus amigos e amigas.
        Também os doces que aparecem anunciados na televisão não têm gosto de coisa alguma porque ninguém pode comer uma imagem.
        Já os doces que minha mãe faz e que eu como todo dia, esses sim, são gostosos.
        Conclusão: A vida fora da televisão é melhor do que dentro dela.
                                                                   José Paulo Paes.


INTERPRETAÇÃO DE TEXTO

Marque um X na alternativa correta:
1) Qual o meio de comunicação ao qual o texto se refere?
a) rádio
b) livro
c) televisão
d) internet

2) A que conclusão o autor chega ao final do texto?
a) A televisão é o melhor passatempo que existe
b) É melhor ser criança do que adulto
c) A vida fora da televisão é melhor do que dentro dela
d) Os doces anunciados na televisão têm gosto de infância

3) A definição de “televisão” dada pelo autor é:
a) Uma fonte de conhecimento.
b) Uma ajuda na educação dos filhos.
c) Uma tela que revela paisagens.
d) Uma caixa de imagens que faz barulho.

4) Quem é o narrador da história?
a) Um bicho imitando gente
b) Um adulto
c) A televisão

5) No trecho: “A vida fora da televisão é melhor do que dentro dela” A palavra sublinhada refere-se a que:
a) Vida
b) Televisão
c)  A criança
d)  A novela

6) Retire do texto uma frase que confirma que o narrador não gostava de televisão:
      “Não gosto muito de programas infantis com gente fingindo de criança”.

7) Qual a crítica que o narrador faz em relação aos doces anunciados na televisão?
      Os doces não tem gosto de nada, pois não dá pra comer.

8) Coloque (V) para verdadeiro e (F) para falso:
(V) Segundo o texto, Bicho imitando gente é engraçado.
(V) O que o narrador mais gosta na televisão são os desenhos animados de bichos.
(F) O narrador não gosta dos doces que a mãe prepara.
(F) Os adultos não deixam as crianças assistir à televisão.
 A ordem correta da atividade acima é:
a)    F, F, F, V
b)   V, V, F, F
c)    F, V, F, V

9)   Relacione as palavras para formar substantivos compostos:
1) Cachorro                                            (2) vento                   
2) Amor                                                  (1) quente
3) Guarda                                               (3) sol
4) Gira                                                    (4) chuva



TEXTO: AS VIAGENS

        Era madrugada. O céu ainda estava escuro. O trem estava na estação pronto para transportar minério para a cidade vizinha.
        Ao sinal de partida, o trem soltava o seu apito e seguia viagem.
        O trem sumia de vista, com seus vagões carregados de minério. Durante as suas viagens, o maquinista Joaquim sempre passava pelo mesmo caminho, observando sempre a mesma paisagem. Folhagens, animais e pastagens era o que não faltava.
        O trem, ao chegar à cidade, parava perto do armazém do inspetor e lá descarregava a carga.
        Joaquim descansava um pouco, esticava as pernas, os braços e retornava ao trem para fazer o mesmo trajeto.
        No final do dia, a chegada do maquinista Joaquim era comemorada com alegria pelos seus filhos, que já o esperavam olhando pela janela de casa, pois sabiam que na certa sempre uma surpresa ele trazia. Eram bombons e quindins do armazém do inspetor.

Clélia Márcia
             
1- Responda:
a)   Qual é o título do texto?
As viagens.

b)   Qual é o autor do texto?
Clélia Márcia.

c)   Qual é o personagem principal do texto?
Joaquim, O Maquinista.

d)   Quantos parágrafos há no texto?
06 parágrafos.

2 – O que acontecia depois do sinal de partida?
      O trem soltava o seu apito e seguia viagem.

3 – Quem esperava o maquinista Joaquim no final do dia? E quais surpresas ele trazia do armazém?
      Seus filhos. Trazia bombons e quindins.

4 – O que o trem transportava em seus vagões?
      Transportava minério.

5 – Onde o Joaquim, entregava o minério?
      No armazém do Inspetor.

6 – Em qual parágrafo, o Joaquim tinha tempo para descansar um pouco?
     No 5° parágrafo.


 TEXTO: A HISTÓRIA DA BARATA

         Sou uma barata. É issomesmo que vocês escutaram. Uma ba–ra-ta!
         Pobre de mim! Escura, cascuda, duas antenas quemais parecem chifres, sou mesmo horrorosa. O bicho mais detestado do mundo. Vãome vendo e botando o pé. Querendo matar, esfacelar.
         _ Oh! Uma barata! Mata, mata essa nojenta!
         A nojenta, é claro, soueu. A rejeitada. Sem nunca ´ter feito mal a ninguém. Só porque nasci feia e sem graçanenhuma. Não é à toa que vivo pelos cantos, sempre correndo. Morrendo de medo daquele homem que vai dar uma vassourada. Isso quando ela não desmaia antes, de HORROR!                                                         
Maria do Carmo Brandão. Barata tonta,
Belo Horizonte, Editora RHJ, 1987


1 – O título do texto é:
      História de barata.

2 – A autora do texto é:
      Maria do Carmo Brandão.

3 – Qual a cidade de publicação do livro “Barata tonta”? E o ano?
      Belo Horizonte. Em 1.987.

4 – Reescreva a frase trocando a palavra grifada por outra de mesmo significado.
a – Vão me vendo e botando o pé. Querendo matar, esfacelar.
      Vão me vendo e botando o pé. Querendo matar, esmagar.

5 – Quem narra a história do texto?
      A barata.

6 – Em que pessoa do singular está o texto?
      1ª pessoa do singular.

7 – Grife os pronomes no texto.
      Isso, que, vocês, mim, me, eu, essa, ninguém, nenhuma, ela, daquele.

8 – Substitua a palavra grifada por um pronome.
a)    A barata é um bicho nojento.
Ela é um bicho nojento.

b)    Eu e você escutamos o barulho da barata.
Nós escutamos o barulho da barata.

9 – O texto fala de um animal que é:
(   ) vertebrado.                 (X) invertebrado.

10 – “Pobre de mim! Escura, cascuda...” Quem disse esta frase?
      A barata.

11 – Do que a barata vive morrendo de medo?
      Do homem que vai dar uma vassourada.

12 – Você concorda com a frase do texto:
      “O bicho mais detestado do mundo.” Justifique sua resposta.
      Sim. Por se tratar de um inseto feio e nojento.

13 – Você tem medo de barata? Explique.
      Resposta pessoal do aluno
              TEXTO:  BICICLETANDO

       Numa tarde ensolarada, João e sua mãe saíram a passeio pelas alamedas da vizinhança em direção à praça. João se divertia pedalando a nova bicicleta que ganhara de Natal, enquanto sua mãe admirava-o com orgulho.
        Lá chegando, a mãe acomodou-se em seu banco predileto enquanto João circulava animadamente ao redor da praça. Por alguns instantes a mãe não o enxergava, oculto pelas grandes árvores, mas ficava sossegada, pois conhecia a habilidade de João.
        Cada vez que passava pelo banco da mãe, João acenava e ela olhava-o envaidecida.
        Depois de passar várias vezes pela mãe, o menino resolveu demonstrar aquilo que tinha aprendido.
        - Olhe, mamãe, estou dirigindo a bicicleta sem uma das mãos!
        - Muito bem!
        Alguns minutos depois, o filho volta dizendo:
        - Mamãe, sem as duas mãos!
        E a mãe apreensiva, lhe diz:
        - Cuidado, querido, não a deixe embalar na descida.
        Mais alguns minutos e ela se vira à direita para vê-lo, vindo em sua direção. Agora, equilibrando-se sobre a bicicleta:
        - Veja, mãe, sem um pé!
        E na volta seguinte:
        - Mãããeee, sem os dentes!!
        Pobre Joãozinho...  
                                                                                                                                        Eduarda Borges.
Interpretação do texto:

1 – Qual o presente que João ganhou? E onde ele foi com sua mãe?
      Ganhou uma bicicleta. Foi passear de bicicleta com sua mãe pela alameda até a praça.

2 – Chegando a praça, o que João e sua mãe fizeram?
      A mãe acomodou-se em seu banco predileto e ficava admirando a habilidade do filho. E João ficava dando volta de bicicleta nova em volta da praça.

3- Em que parte do texto, João já conseguia andar com uma mão só?
      “Olhe, mamãe, estou dirigindo a sem uma das mãos!”

4 – O que a mãe disse ao João, quando ele passou pedalando sem as duas mãos?
      “Cuidado, querido, não a deixe embalar na descida.”

5 – O João, já se achava o bom, o que ele disse a mãe?
      “Veja, mãe, sem um pé!”

6 – Quando ele dava a última volta, o que aconteceu com João?
      Voltou chorando, e mostrando para a mãe que tinha caído e quebrado os dentes!

7 – Qual o título do texto? Quem escreveu?
      Bicicletando. Escrito por Eduarda Borges.

https://plus.google.com/116320200685309850666
Bloger : Armazém de textos 

Nenhum comentário:

Postar um comentário