segunda-feira, 18 de fevereiro de 2019

MORFOLOGIA - CLASSES GRAMATICAIS


MORFOLOGIA - ATIVIDADES

·        Na língua portuguesa há dez classes de palavras ou classes gramaticais, são elas:

1 – Substantivo.
2 – Artigo.
3 – Adjetivo.
4 – Numeral.
5 – Pronome.
6 – Verbo.
7 – Advérbio.
8 – Preposição.
9 – Conjunção.
10 – Interjeição.

        SUBSTANTIVO é toda palavra que denomina um ser; é usada para nomear pessoas, coisas, animais, lugares e sentimentos. Normalmente vem precedida de artigo.
Exemplo: O cachorro tomou banho. (Cachorro é um substantivo).
Os substantivos classificam-se em:
·        Comum / Próprio.
·        Concreto / Abstrato.
·        Primitivo / Derivado.
·        Simples / Composto.
·        Coletivo.

Exercícios:

1 – Localize os substantivos que aprecem nas orações abaixo:
a)   As pessoas estavam muito contentes na festa.
b)   Todas as crianças parecem satisfeitas com o lanche.
c)   bicicleta de Paulo está com o pneu furado.
d)   garoto não entrou no teatro, porque esqueceu os bilhetes.
e)   cachorro quase me mordeu.

        ARTIGO é a palavra que se coloca antes do substantivo para determina-lo ou indeterminá-lo.
Os artigos classificam-se em:
·        Definidos: o / a / os / as.
·        Indefinidos: um / uns / uma / umas.

Exercícios:
2 – Classifique os artigos conforme o modelo:
        O senhor me dá um presente de aniversário?
        O = artigo definido, masculino, singular.
        Um = artigo indefinido, masculino, singular.

a)   Ganhei uma caneta dourada.
Uma- artigo indefinido, feminino, singular.

b)   Os irmãos ganharam doces.
Os – artigo definido, masculino, plural.

c)   A gaita era verde.
A – artigo definido, feminino, singular.

        ADJETIVO é a palavra que caracteriza o substantivo.
Exemplo: Aquela moça é muito bonita. (Bonita é um adjetivo).

Exercícios:

3 – Sublinhe os adjetivos presentes nas frases a seguir:
a)   O sapo verde deu um pulo engraçado.
b)   No meu pequeno jardim florescem violetas perfumadas.
c)   A viagem a Ouro Preto foi instrutiva.
d)   Quantos meninos eu vi, com roupas rasgadas e sapatosgastos!
e)   Os belos cantadores bem-te-vis acordam-me pela manhã.

4 – O adjetivo caracteriza o substantivo de vários modos: bonito, por exemplo, atribui uma qualidade positiva; feio, uma negativa.
Atribua a cada item a seguir uma qualidade positiva e uma negativa:
a)   Camarada: legal – positiva / egoísta - negativa
b)   Gesto: fraterno – positiva / brutal - negativa
c)   Roupa: nova – positiva / rasgada - negativa
d)   Mulher: simpática – positiva / arrogante – negativa

        NUMERAL é uma palavra que exprime número, ordem numérica, múltiplo ou fração. O numeral pode ser:
·        Cardinal.
·        Ordinal.
·        Multiplicativo.
·        Fracionário.

Exercícios:

5 – Classifique os numerais sublinhados em cardinal, ordinal, multiplicativo ou fracionário:
a)   Fernanda comeu um terço da torta. - Fracionário
b)   Esse filme é de segunda categoria. Ordinal
c)   Lucas agora tem o dobro de trabalho na escola. Multiplicativo
d)   Maria e Ana convidaram seis amigas para jantar em sua casa.Cardinal
e)   Aproximadamente cinquenta mães participam da reunião.Cardinal

        PRONOME é a palavra que substitui ou acompanha o substantivo. O pronome pode ser:
·        Pessoal.
·        Possessivo.
·        Demonstrativo.
·        Indefinido.
·        Interrogativo.

Exercício:

6 – Classifique o pronome destacado nas frases abaixo:
a)   Este animal não vai participar da exposição. Demonstrativo
b)   Vários atletas já chegaram. Indefinido
c)   Quantos ainda não voltaram? Interrogativo
d)   Há poucos erros na redação. Indefinido
e)   Ela sempre gostou de ler. Pessoal
f)    Nosso povo está despertando. Possessivo

        VERBO é a palavra que exprime ação, estado ou fenômeno da natureza.

Exercícios:

7 – Dê o infinitivo dos verbos abaixo:
a)   Chegarei: chegar
b)   Subiram: subir
c)   Coube: caber
d)   Fizeste: fazer
e)   Pudesses: pôr
f)    Sumiu: sumir
g)   Estávamos: estar
h)   Amássemos: amar
i)     Perceberdes: perceber
j)     É: ser

        ADVÉRBIO é a palavra invariável que modifica o sentido de um verbo, de um adjetivo ou de outro advérbio. Os principais advérbios indicam circunstâncias de:
·        Tempo: ontem, hoje, amanhã, já, cedo, tarde, antigamente...
·        Lugar: aqui, ali, acolá, aí, lá, perto, longe, acima, abaixo, dentro, fora...
·        Modo: depressa, devagar, bem, mal, calmamente, alegremente...
·        Intensidade: muito, menos, pouco, mais, bastante...
·        Negação: não, absolutamente...
·        Dúvida: talvez, provavelmente, possivelmente...
·        Afirmação: sim, certamente, realmente...

Exercício:

8 – Identifique e classifique os advérbios conforme o modelo.
        Luiza e Marcos viajaram bastante pelo mundo.
        Bastante: advérbio de intensidade.

a)   Não engoli coisa nenhuma.
Não – advérbio de negação.

b)   Convoquei imediatamente a família.
Imediatamente – advérbio de tempo.

c)   Os pais de Amanda gostavam muito de viajar.
Muito – advérbio de intensidade.

d)   A velhinha passava rapidamente pela fronteira.
Rapidamente – advérbio de modo.

e)   Os meninos hospedaram-se aqui.
Aqui – advérbio de lugar.

        PREPOSIÇÃO é uma palavra invariável que liga um termo dependente a um termo principal, estabelecendo uma relação entre eles. As preposições essenciais são: A, ANTE, APÓS, ATÉ, COM, CONTRA, DE, DESDE, EM, ENTRE, PARA, PERANTE, POR, SEM, SOB, SOBRE, TRÁS.

Exercícios:

9 – Sublinhe as preposições:
a)   Conversamos sobre nossos estudos.
b)   Sempre lutamos contra a má vontade de alguns.
c)   Estou mais uma vez sem meu ajudante.
d)   A criançada partiu para o acampamento.
e)   Aquela chácara é de meus tios.
f)    Você já viajou de avião?

10 – Complete com a preposição adequada:
a)   Saí com   meus pais.
b)   Estamos sem luz há alguns minutos.
c)   Minha família morou em Pernambuco vários anos.
d)   Minha mãe gostava de conversar sobre arte.
e)   Perante o juiz, ele não abriu a boca.
f)    Estarei em Curitiba na próxima quinta-feira.
g)   Deteve-se um instante para observar o movimento depedestres.

        CONJUNÇÃO é a palavra invariável que liga:
·        Duas palavras com o mesmo valor, numa oração.
·        Duas orações entre si.

Exercício:

11 – Sublinhe as conjunções:
a)   Saiu cedo, mas não voltou ainda.
b)   Estava estudando, quando você me telefonou.
c)   Você reage ou será dominado pela doença.
d)   Não compareceu à reunião nem justificou a falta.
e)   Não se afobe, pois dispomos de bastante tempo.
f)    Ele falava eu ficava ouvindo.
g)   Compre um jipe ou um caminhão.
h)   Esperei-o até tarde, mas ele não veio.

        INTERJEIÇÃO são palavras invariáveis que expressam uma emoção, um sentimento. As interjeições mais comuns são:
·        De alegria: ah! oh! oba!
·        De advertência: cuidado! atenção!
·        De aplauso: viva! bis! bravo!
·        De alívio: ufa! Arre!
·        De chamamento: ó! olá! alô!
·        De admiração: ah! oh! puxa! nossa!
·        De dor: ui! ai!
·        De desejo: oxalá! tomara!
·        De silêncio: silêncio! psiu!
·        De saudação: salve! viva! olá!
·        De surpresa: oh! ah!
·        De terror: ui! credo! cruzes.

Exercícios:
12 – Identifique as interjeições:
a)   Puxa! Você nem olhou para mim na festa.
b)   Tavinho, você não pode ficar um minuto sem televisão? Credo!
c)   Temos a família reunida de novo. Viva!
d)   Você vai conseguir. Força!

13 – Sublinhe a interjeição, relacionando-a às emoções do quadro abaixo:
ALEGRIA – ABORRECIMENTO – SAUDAÇÃO – DESEJO – ADVERTÊNCIA – ADMIRAÇÃO.
a)   Caramba! Como ela samba! – Admiração.
b)   Cuidado! Trecho sem acostamento! Advertência.
c)   Oxalá os pais saibam compreendê-lo. Desejo.
d)   Olá! Como passou a noite? Saudação.
e)   Oba, as férias estão aí. Alegria.
f)    Xi! Esse cara aqui de novo. Aborrecimento.


sábado, 30 de setembro de 2017


SIMULADO - CLASSES GRAMATICAIS - COM GABARITO


Questões:
1 – Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna em:
      “As escolas adotaram uniformes _________ para 2005.”
a)    Amarelo-canários.
b)    Amarelos-canário.
c)    Amarelo-canário.
d)    Amarelos-canários.
e)    N.D.A.

2 – Com relação ao emprego correto dos pronomes em destaque, marque C para certo, E para errado e, em seguida, assinale a alternativa com a sequência correta.
(C) Meu pai trouxe chocolates para mimcomer.
(E)A professora ficou aborrecida com nóstodos.
(E) É melhor que não pairem dúvidas entre ti e ele.
(C) Esse dinheiro é para ti pagares tua faculdade.
C
a)    C – E – E – C.
b)    E – C – C – E.
c)    C – E – C – E.
d)    E – E – C – C.
e)    E – C – C – C.

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