segunda-feira, 11 de fevereiro de 2019

“MINHA FAMÍLIA – MEU MAIOR TESOURO”


“MINHA FAMÍLIA – MEU MAIOR TESOURO”

A família representa um grupo social que influencia e é influenciado por outras pessoas ou instituições. É um grupo de pessoas ou um número de grupos domésticos ligados por descendência (demonstrada ou estipulada) a partir de um ancestral comum, matrimonio ou adoção. Membros de uma família é unida por múltiplos laços capazes de manter os membros moralmente, materialmente e reciprocamente durante uma vida e durante as gerações.
Podemos então definir família como um conjunto invisível de exigências funcional que organiza a interação dos membros da mesma, considerando-a, igualmente, como um sistema, que opera através de padrões transacionais. Assim, no interior da família, os indivíduos podem constituir subsistemas, podendo estes ser formados pela geração, sexo, interesse e ou função, havendo diferentes níveis de poder, e onde os comportamentos de um membro afetam e influenciam os outros membros.
DUVALL e MILLER (cit. Por Id


TEMA: Minha Família – Meu maior tesouro

PERÍODO: Março e Abril

JUSTIFICATIVA:
em) identificaram como funções familiares, as seguintes: geradora de afeto, entre os membros da família; proporcionadora de satisfação e sentimento de utilidade, através das atividades que satisfazem os membros da família; asseguradora da continuidade das relações, proporcionando relações duradouras entre familiares; proporcionadora de estabilidade e socialização, assegurando a continuidade da cultura da sociedade correspondente; “impositora da autoridade e do sentimento do que é correto” relacionado com a aprendizagem das regras e normas, direitos e obrigações características das sociedades humanas.
É desejável resgatar a importância de ações e atitudes dos membros da família no processo de construção da história da humanidade. O projeto “Minha família, meu maior tesouro” pretende debater sobre a importância da presença da família no processo de escolarização das crianças de maneira favorecer a construção de parceria no desenvolvimento das ações que favoreçam o sucesso escolar e social das crianças atendidas pela instituição.
O trabalho com esse tem como intuito promover uma interação significativa com os pais, os professores, os alunos, visando oportunizar vivências que possibilitem o refletir sobre o processo de desenvolvimento das crianças, para que possam assumir o compromisso com a aprendizagem informal e formal das crianças e adolescentes, colaborando com a construção de horizontes, que terão posteriormente impactos positivos em suas vidas.


OBJETIVO GERAL:

- Desenvolver um trabalho coletivo no ambiente escolar incluindo a família no processo ensino-aprendizagem, como parceiros e colaboradores, estimulando o crescimento do aluno, resgatando o fortalecimento da auto-estima a fim de aproximá-los dos princípios desenvolvidos na escola como solidariedade humana, respeito, democracia, inclusão entre outros, para que possam argumentar sobre eles- Desenvolver a atenção para futura identificação de partes do corpo humano e os órgãos dos sentidos;

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

·       Trabalhar o senso de tolerância e respeito à diversidade;
·       Identificar o lugar onde mora (campo ou cidade);
·       Valorizar o direito fundamental da vida;
·       Proporcionar aos educadores e aos pais momentos de reflexão acerca de questões relacionadas ao andamento da educação dos filhos e alunos;
·       Desenvolver atividades que trabalhem os valores familiares para que possam dentro do ambiente escolar e familiar perceber a importância do diálogo para a construção de valores e a resolução de conflitos;
·       Promover a integração entre família e escola, estimulando o rendimento e o comportamento escolar dos alunos;
·       Ressaltar a importância da afetividade e limites na escola e na família como fator primordial para o bom desenvolvimento do aluno;
·       Construir momentos de socialização de ideias e valores com os pais sempre pensando em quais horários serão convenientes para a família;
·       Incentivar os pais de participarem do conselho escolar e também a organizar uma associação de pais e mestres;

METODOLOGIA:
  • Apresentar o funcionamento da escola e funcionários para a família para que possam conseguir a confiança para com o trabalho desenvolvido pela instituição
  • Fazer uma reunião mensal, bem como palestras e debates com a família e direcioná-la ao ensino dos alunos e não a indisciplina, mostrando-lhes as produções dos alunos;
  • Trabalhar com oficinas que visem melhorar o convívio da família com a escola;
  • Buscar Informações sobre a família, através de conversas ou entrevistas;
  • Origem do nome do aluno para formar a sua história;
  • Álbum do nome;
  • Pesquisa da família montando a árvore genealógica;
  • Trazer fotografias da família;
  • Mural com palavras mágicas que ajudam na boa convivência;
  • Ajudante do dia, como o trabalho com os monitores;
  • Dinâmica para acolher os pais em reuniões
  • Encontros com família através da reuniões e eventos;
  • Palestras com temas relacionada a estrutura familiar atual;
  • Oficinas sobre tecnologia, artesanato, teatro, outras;
  • Exposições dos trabalhos realizados em aula;
  • Filmes que retrata temas relevantes da atualidade com enfoque nas relações familiares;
  • Passeio na casa dos alunos;
  • Promover jogos com a participação da família;
  • Fazer mural da família (com fotos ou recortes), mostrando as diversas estruturas familiares, ressaltando a importância do amor, respeito, solidariedade, perdão, limites...;
  • Trabalhar filmes nos encontros de família que permite a reflexão sobra qual tipo de família convivemos?
  • Trabalhar com dinâmicas, brincadeiras, cantigas nos encontros com os pais;
  • Perceber se na família, alguém possuem alguma habilidade artística e procurar valorizá-las através de apresentações, conversas nos encontros de família;
  • Promover oficinas como (fuxico, produção de vídeos, outras) para que os pais possam estar participando da vida escolar do aluno;
  • Elaboras cartazes sobre o tema “Família” tendo as datas comemorativas como norte;
  • Promover o dia da família na escola

RECURSOS:
- Giz de cera
- Hidrocor
- Papéis coloridos
- Tesouras
- Colas
- Internet/computador
- Fotos
- Espelhos
- Dvd/cd

AVALIAÇÃO:
- A avaliação do projeto se dará através da participação da família no desenvolvimento das atividades e dos benefícios que esta parceria trará para a vida escolar das crianças.

CULMINÂNCIA:
- Dia da Família na Escola

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