6º
Ano
PLANEJAMENTO DO I BIMESTRE
Eixo
Temático: GINÁSTICA
OBJETIVOS:
- Compreender as relações entre as capacidades
físicas e as práticas da cultura corporal de movimento;
- Organizar o conhecimento sobre Ginástica
Acrobática, Ginástica Artística e Ginástica Rítmica, confrontando
semelhanças e diferenças nas manifestações, conceituando-as e
relacionando-as ao Lazer, à Educação, à Saúde, ao Trabalho;
- Identificar as formas técnicas das Ginásticas
Acrobática, Artística e Rítmica, vivenciando seus fundamentos diante das
possibilidades individuais e coletivas e compreendendo suas origens;
- Identificar o cálculo de aferição da frequência
cardíaca em repouso e na exercitação, relacionando-a aos diferentes ritmos
aeróbicos trabalhados;
- Refletir sobre a alimentação saudável e sua
relação com a educação física.
CONTEÚDOS:
- Compreensão das relações entre as capacidades
físicas e as práticas da cultura corporal de movimento;
- Organização do conhecimento sobre Ginástica
Acrobática, Ginástica Artística e Ginástica Rítmica, confrontando
semelhanças e diferenças nas manifestações, conceituando-as e
relacionando-as ao Lazer, à Educação, à Saúde, ao Trabalho;
- Identificação das formas técnicas das
Ginásticas Acrobática, Artística e Rítmica, vivenciando seus fundamentos
diante das possibilidades individuais e coletivas e compreendendo suas
origens;
- Identificação do cálculo de aferição da frequência
cardíaca em repouso e na exercitação, relacionando-a aos diferentes ritmos
aeróbicos trabalhados;
- Reflexão sobre a alimentação saudável e sua
relação com a educação física.
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS:
- Aulas expositivas dialogadas
- Discussões de conceitos relacionados ao
cotidiano;
- Realização de pesquisas sobre o tema
- Desenvolver atividades recreativas para
estimular a autonomia , a cooperação e a participação.
PROCEDIMENTOS AVALIATIVOS:
- Participação positiva nas atividades
recreativas, dentro do contexto escolar;
- Envolvimento nas atividades individuais e em
grupo;
- Avaliação individual escrita;
- Avaliação das atividades práticas.
PLANEJAMENTO DO II BIMESTRE
Eixo Temático: DANÇA E LUTA
OBJETIVOS:
- Resgatar as origens, os saberes e práticas
sobre danças das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste ;
- Analisar as semelhanças e diferenças entre
danças das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, quanto à coreografia,
personagens, vestimentas, locais de realização, variações rítmicas gerais
e entre os folguedos; brincadeiras e motivações, origens e evolução das
danças, partindo da realidade cultural da região;
- Elaborar sequências coreográficas, em grupo, a
partir das danças estudadas, para apreciação da comunidade escolar;
- Identificação da luta como uma das
possibilidades e prática regular, relacionada à vida saudável, ao tempo
livre, ao trabalho dos profissionais que atuam no âmbito do Esporte, da
Educação;
- Generalizar os fundamentos da luta nas
diferentes modalidades e confronto entre estes fundamentos e outras ações
corporais existentes no Jogo, na Ginástica, na Dança e no Esporte;
- Aceitar a disputa como um elemento da
competição e não como uma atitude de rivalidade ante os demais.
CONTEÚDOS:
- Compreensão dos aspectos histórico-sociais das
danças das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste;
- Análise das semelhanças e diferenças entre
danças das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, quanto à coreografia,
personagens, vestimentas, locais de realização, variações rítmicas gerais
e entre os folguedos; brincadeiras e motivações, origens e evolução das
danças, partindo da realidade cultural da região;
- Identificação da luta como uma das possibilidades
e prática regular, relacionada à vida saudável, ao tempo livre, ao
trabalho dos profissionais que atuam no âmbito do Esporte, da Educação;
- Generalização dos fundamentos da luta nas
diferentes modalidades e confronto entre estes fundamentos e outras ações
corporais existentes no Jogo, na Ginástica, na Dança e no Esporte.
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS:
- Aulas expositivas dialogadas
- Discussões de conceitos relacionados ao
cotidiano;
- Realização de pesquisas sobre o tema
- Desenvolver atividades recreativas para
estimular a autonomia , a cooperação e a participação.
PROCEDIMENTOS AVALIATIVOS:
- Participação positiva nas atividades
recreativas, dentro do contexto escolar;
- Envolvimento nas atividades individuais e em
grupo;
- Avaliação individual escrita;
- Avaliação das atividades práticas.
PLANEJAMENTO DO III BIMESTRE
Eixo Temático: JOGO
OBJETIVOS:
- Iniciar a prática dos jogos esportivos,
procurando criar e recriar regras que oportunizem a participação de todos;
- Desenvolver e predispor as funções psicomotoras
para utilização em pequenos jogos;
- Favorecer a socialização, através de atividades
físico recreativas;
- Promover relações de respeito e cooperação
entre colegas durante as atividades lúdicas;
- Interpretar as diversas técnicas e táticas para
os jogos esportivos e de salão, vivenciando-as diante das possibilidades
individuais e coletivas, como também refletindo essas vivências sobre o
sentido/significado para estabelecer analogias e generalizações;
- Realizar pesquisas escolares sobre jogos
esportivos.
CONTEÚDOS
- Iniciação na prática dos jogos esportivos,
procurando criar e recriar regras que oportunizem a participação de todos;
- Desenvolvimento e predisposição das funções
psicomotoras para utilização em pequenos jogos;
- Favorecimento da socialização, através de
atividades físico recreativas;
- Promoção das relações de respeito e cooperação
entre colegas durante as atividades lúdicas;
- Interpretação das diversas técnicas e táticas
para os jogos esportivos e de salão, vivenciando-as diante das
possibilidades individuais e coletivas, como também refletindo essas
vivências sobre o sentido/significado para estabelecer analogias e
generalizações;
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS:
- Aulas expositivas e explicativas sobre a origem
e a prática dos jogos esportivos;
- Discussões de conceitos relacionados; Realização
de pesquisas escolares sobre jogos;
- Utilização de material áudio visual;
- Desenvolver atividades recreativas para
estimular a autonomia , a cooperação e a participação.
PROCEDIMENTOS AVALIATIVOS:
- Participação positiva nas atividades
recreativas, dentro do contexto escolar;
- Envolvimento nas atividades individuais e em
grupo;
- Avaliação individual escrita;
- Avaliação das atividades práticas.
PLANEJAMENTO DO IV BIMESTRE
Eixo Temático: ESPORTE
OBJETIVOS:
- Organizar o conhecimento sobre o Esporte
enquanto fenômeno social, conceituando-os e relacionando-os ao lazer, à
educação, à saúde, ao trabalho;
- Participar de atividades esportivas, dentro do
contexto escolar, de forma recreativa e competitiva;
- Desenvolver a capacidade de adaptar espaços e
materiais para realizar esportes simultâneos, envolvendo diferentes
objetivos de aprendizagem;
- Identificar as características das diversas
modalidades dos esportes individuais, possibilitando a formação de suas
representações e respeitando as possibilidades e os limites pessoais e
coletivos;
- Promover relação de respeito e cooperação entre
colegas durante as atividades lúdicas;
CONTEÚDOS:
- Organização do conhecimento sobre o Esporte
enquanto fenômeno social, conceituando-os e relacionando-os ao lazer, à
educação, à saúde, ao trabalho;
- Participar de atividades esportivas, dentro do
contexto escolar, de forma recreativa e competitiva;
- Desenvolvimento da capacidade de adaptar
espaços e materiais para realizar esportes simultâneos, envolvendo
diferentes objetivos de aprendizagem;
- Identificação das características das diversas
modalidades dos esportes individuais, possibilitando a formação de suas
representações e respeitando as possibilidades e os limites pessoais e
coletivos;
- Promoção da relação de respeito e cooperação
entre colegas durante as atividades lúdicas.
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS:
- Aulas expositivas e explicativas sobre a origem
e a prática dos jogos esportivos;
- Discussões de conceitos relacionados;
- Trabalhos escritos;
- Pesquisas individuais;
- Desenvolver atividades recreativas para
estimular a autonomia , a cooperação e a participação.
PROCEDIMENTOS AVALIATIVOS:
- Participação positiva nas atividades
recreativas, dentro do contexto escolar;
- Envolvimento nas atividades individuais e em
grupo;
- Avaliação individual escrita;
- Avaliação das atividades prática.
Nenhum comentário:
Postar um comentário