9º ANO EDUCAÇÃO FÍSICA
PLANEJAMENTO DO I
BIMESTRE
Eixo
Temático: GINÁSTICA
OBJETIVOS:
- Desenvolver as capacidades físicas
e habilidades motoras, por meio das práticas da cultura corporal de
movimento;
- Conhecer os efeitos que as
atividades físicas exercem sobre o organismo e a saúde;
- Ampliar o conhecimento sobre
Ginástica, tratando historicamente o desenvolvimento das práticas
gímnicas, mediante vivências e no processo de pesquisa sobre o conteúdo;
- Compreender os aspectos
relacionados à boa postura.
CONTEÚDOS:
- Desenvolvimento das capacidades
físicas e habilidades motoras, por meio das práticas da cultura corporal
de movimento;
- Conhecimento dos efeitos que as
atividades físicas exercem sobre o organismo e a saúde;
- Ampliação do conhecimento sobre
Ginástica, tratando historicamente o desenvolvimento das práticas
gímnicas, mediante vivências e no processo de pesquisa sobre o
conteúdo;
- Compreensão dos aspectos
relacionados à boa postura.
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS:
- Aulas expositivas e explicativas
sobre a origem e a prática dos jogos esportivos;
- Discussões de conceitos
relacionados; Trabalhos escritos;
- Pesquisas individuais;
- Desenvolver atividades recreativas
para estimular a autonomia , a cooperação e a participação.
PROCEDIMENTOS AVALIATIVOS:
- Participação positiva nas
atividades recreativas, dentro do contexto escolar;
- Envolvimento nas atividades
individuais e em grupo;
- Avaliação individual escrita; Avaliação
das atividades prática.
PLANEJAMENTO DO II BIMESTRE
Eixo Temático: DANÇA E LUTA
OBJETIVOS:
- Resgatar as origens, os saberes e
práticas sobre danças teatrais;
- Compreender e diferenciar do que (o
corpo), onde (o espaço) e como (a fluência) se danças as danças teatrais(
Balé, Sapateado, Jazz, entre outros);
- Analisar as diferenças e semelhanças
quanto às danças em estudo;
- Ampliar o conhecimento sobre luta
tratando historicamente o desenvolvimento das práticas mediante vivências
e no processo de pesquisa sobre o conteúdo;
- Compreender os fundamentos básicos
da luta;
- Aceitar a disputa como um elemento
da competição e não como uma atitude de rivalidade ante os demais.
CONTEÚDOS:
- Resgate das origens, os saberes e
práticas sobre danças teatrais;
- Compreensão e diferenciação do que
(o corpo), onde (o espaço) e como (a fluência) se danças as danças
teatrais( Balé, Sapateado, Jazz, entre outros);
- Análise das diferenças e
semelhanças quanto às danças em estudo;
- Ampliação do conhecimento sobre
luta tratando historicamente o desenvolvimento das práticas mediante
vivências e no processo de pesquisa sobre o conteúdo;
- Compreensão dos fundamentos básicos
da luta;
- Aceitação da disputa como um
elemento da competição e não como uma atitude de rivalidade ante os
demais.
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS:
- Aulas expositivas dialogadas ;Discussões
de conceitos relacionados ao cotidiano;
- Realização de pesquisas sobre o tema
- Desenvolver atividades recreativas
para estimular a autonomia , a cooperação e a participação.
PROCEDIMENTOS AVALIATIVOS:
- Participação positiva nas
atividades recreativas, dentro do contexto escolar;
- Envolvimento nas atividades
individuais e em grupo; Avaliação individual escrita;
- Avaliação das atividades práticas
PLANEJAMENTO DO III BIMESTRE
Eixo
Temático: JOGO
OBJETIVOS:
- Vivenciar os jogos esportivos e de
salão, enfatizando o trabalho sistemático técnico/tático/regras que
possibilitem um trabalho coletivo, no qual os mais experientes possam
ajudar aos menos experientes, respeitando os limites e as possibilidades
individuais para o sucesso do coletivo;
- Socializar os jogos esportivos e de
salão durante as aulas, os quais ao serem subsidiados das linguagens
corporal/escrita/oral, possam extrapolar para a comunidade escolar através
de seminários, festivais, oficinas, etc.;
- Aceitar a disputa como um
elemento da competição e não como uma
atitude
de rivalidade ante os demais;
- Explicar a história do jogo
esportivo e de salão; Realizar de festival de jogos esportivos e de salão;
- Participar ( o aluno ) como
árbitro nas competições escolares, considerando a experiência do mesmo em
lidar com a maioria das regras do jogos esportivos.
CONTEÚDOS:
- Vivência dos jogos esportivos e de
salão, enfatizando o trabalho sistemático técnico/tático/regras que
possibilitem um trabalho coletivo, no qual os mais experientes possam
ajudar aos menos experientes, respeitando os limites e as possibilidades
individuais para o sucesso do coletivo;
- Socialização dos jogos esportivos e
de salão durante as aulas, os quais ao serem subsidiados das linguagens
corporal/escrita/oral, possam extrapolar para a comunidade escolar através
de seminários, festivais, oficinas, etc.;
- Aceitação da disputa como um
elemento da competição e não como uma atitude de rivalidade ante os
demais;
- Explicação da história do jogo
esportivo e de salão; Realização de festival de jogos esportivos e de
salão;
- Participação do aluno como árbitro
nas competições escolares, considerando a experiência do mesmo em lidar
com a maioria das regras do jogos esportivos.
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS:
- Aulas expositivas e explicativas
sobre a origem e a prática dos jogos esportivos;
- Discussões de conceitos
relacionados; Trabalhos escritos; Pesquisas individuais;
- Desenvolver atividades recreativas
para estimular a autonomia , a cooperação e a participação.
PROCEDIMENTOS AVALIATIVOS:
- Participação positiva nas
atividades recreativas, dentro do contexto escolar;
- Envolvimento nas atividades
individuais e em grupo;
- Seminários; Oficinas; Jogos
Esportivos;
- Avaliação individual escrita; Avaliação
das atividades práticas.
PLANEJAMENTO DO IV BIMESTRE
Eixo Temático: ESPORTE
OBJETIVOS:
- Contextualizar os aspectos
histórico-sociais do Esporte;
- Refletir sobre a importância da
interação e da vivência entre os gêneros, masculino e feminino, na prática
das aulas de Educação Física;
- Vivenciar o Basquete em diferentes
espaços, compreendendo suas especificidades e
generalidades;
- Compreender a finalidade dos
esportes paraolímpicos na inclusão de pessoas com deficiências.
CONTEÚDOS:
- Contextualização dos aspectos
histórico-sociais do Esporte;
- Reflexão sobre a importância da
interação e da vivência entre os gêneros, masculino e feminino, na prática
das aulas de Educação Física;
- Vivência do Basquete em diferentes
espaços, compreendendo suas especificidades e
generalidades;
- Compreensão da finalidade dos
esportes paraolímpicos na inclusão de pessoas com deficiências.
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS:
- Aulas expositivas e explicativas
sobre a origem e a prática dos jogos esportivos;
- Discussões de conceitos
relacionados;
- Realização de pesquisas escolares
sobre jogos ;
- Utilização de material áudio
visual;
- Desenvolver atividades recreativas
para estimular a autonomia , a cooperação e a participação.
PROCEDIMENTOS AVALIATIVOS:
- Participação positiva nas
atividades recreativas, dentro do contexto escolar;
- Envolvimento nas atividades
individuais e em grupo; Avaliação individual escrita;
- Avaliação das atividades práticas.
Fonte : Marcia Oliveira
Planejamento do I Bimestre
Eixo
Temático: GINÁSTICA
OBJETIVOS:
- Desenvolver as capacidades físicas e habilidades motoras, por meio
das práticas da cultura corporal de movimento;
- Conhecer os efeitos que as atividades físicas exercem sobre o
organismo e a saúde;
- Ampliar o conhecimento sobre Ginástica, tratando historicamente o
desenvolvimento das práticas gímnicas, mediante vivências e no processo de
pesquisa sobre o conteúdo;
- Compreender e executar as formas técnicas do movimento das
Ginásticas: Artística, Acrobática e Rítmica, vivenciando seus fundamentos
diante das possibilidades individuais e coletivas, dos valores e processos
refletindo sobre o sentido/significado, as origens da Ginástica,
contextualizando-a, relacionando-a ao cotidiano, estabelecendo analogias e
generalizações.
CONTEÚDOS:
- Desenvolvimento das capacidades físicas e habilidades motoras, por
meio das práticas da cultura corporal de movimento;
- Conhecimento dos efeitos que as atividades físicas exercem sobre o
organismo e a saúde;
- Ampliação do conhecimento sobre Ginástica, tratando historicamente o
desenvolvimento das práticas gímnicas, mediante vivências e no processo de
pesquisa sobre o
conteúdo;
- Compreensão e execução das formas técnicas do movimento das
Ginásticas: Artística, Acrobática e Rítmica, vivenciando seus fundamentos
diante das possibilidades individuais e coletivas, dos valores e processos
refletindo sobre o sentido/significado, as origens da Ginástica,
contextualizando-a, relacionando-a ao cotidiano, estabelecendo analogias e
generalizações.
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS:
- Aulas expositivas e explicativas sobre a origem e a prática dos
jogos esportivos;
- Discussões de conceitos relacionados;
- Trabalhos escritos;
- Pesquisas individuais;
- Desenvolver atividades recreativas para estimular a autonomia , a
cooperação e a participação.
PROCEDIMENTOS AVALIATIVOS:
- Participação positiva nas atividades recreativas, dentro do contexto
escolar;
- Envolvimento nas atividades individuais e em grupo;
- Avaliação individual escrita;
- Avaliação das atividades prática.
PLANEJAMENTO DO II
BIMESTRE
Eixo Temático: DANÇA E LUTA
OBJETIVOS:
- Resgatar as origens, os saberes e práticas sobre danças de massa;
- Compreender a historicidade, as semelhanças e diferenças entre as
danças populares, danças teatrais/eruditas e de massa;
- Analisar as diferenças e semelhanças quanto às danças de massa
brasileira – Axé, Funk, Suingueira, entre outras danças e Dança de Rua;
- Expressar através das danças de massa a vivência de temas sociais;
- Contextualizar historicamente as lutas através de filmes, textos e
documentários;
- Conhecer as características das luxações e das distensões musculares
mais comuns durante a prática das lutas e dos procedimentos emergenciais;
- Aceitar a disputa como um elemento da competição e não como uma
atitude de rivalidade ante os demais.
CONTEÚDOS:
- Resgate das origens, os saberes e práticas sobre danças de massa;
- Compreensão da historicidade, das semelhanças e diferenças entre as
danças populares, danças teatrais/eruditas e de massa;
- Análise das diferenças e semelhanças quanto às danças de massa
brasileira – Axé, Funk, Suingueira, entre outras danças e Dança de Rua;
- Expressão da vivência de temas sociais através das danças de massa;
- Contextualização histórica das lutas através de filmes, textos e
documentários;
- Conhecimento das características das luxações e das distensões
musculares mais comuns durante a prática das lutas e dos procedimentos
emergenciais;
- Aceitação da disputa como um elemento da competição e não como uma
atitude de rivalidade ante os demais.
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS:
- Aulas expositivas dialogadas
- Discussões de conceitos relacionados ao cotidiano;
- Realização de pesquisas sobre o tema
- Desenvolver atividades recreativas para estimular a autonomia , a
cooperação e a participação.
PROCEDIMENTOS AVALIATIVOS:
- Participação positiva nas atividades recreativas, dentro do contexto
escolar;
- Envolvimento nas atividades individuais e em grupo;
- Avaliação individual escrita;
- Avaliação das atividades práticas.
Planejamento do
III Bimestre
Eixo Temático: JOGO
OBJETIVOS:
- Contextualizar a história e a socialização dos jogos de salão;
- Compreender os conceitos, a caracterização e as regras dos jogos de
salão, estabelecendo relações entre o conhecimento oriundo da comunidade
próxima a escola com o conhecimento sistematizado na escola;
- Compreender os sistemas de jogo, inerente aos jogos esportivos e de
salão, através dos recursos áudio visuais;
- Vivenciar os diferentes jogos esportivos e de salão, alterando as
regras e ampliando seu sentido e significado a partir da realidade daqueles
que praticam.
CONTEÚDOS:
- Contextualização da história e a
socialização dos jogos de salão;
- Compreensão dos conceitos, a
caracterização e as regras dos jogos de salão, estabelecendo relações
entre o conhecimento oriundo da comunidade próxima a escola com o
conhecimento sistematizado na escola;
- Compreensão dos sistemas de jogo,
inerente aos jogos esportivos e de salão, através dos recursos áudio
visuais;
- Vivência dos diferentes jogos esportivos
e de salão, alterando as regras e ampliando seu sentido e significado a
partir da realidade daqueles que praticam.
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS:
- Aulas expositivas e explicativas sobre a origem e a prática dos
jogos esportivos;
- Discussões de conceitos relacionados;
- Trabalhos escritos; Pesquisas individuais;
- Utilização áudio visual;
- Desenvolver atividades recreativas para estimular a autonomia , a
cooperação e a participação.
PROCEDIMENTOS AVALIATIVOS:
- Participação positiva nas atividades recreativas, dentro do contexto
escolar;
- Envolvimento nas atividades individuais e em grupo;
- Avaliação individual escrita;
- Avaliação das atividades práticas;
Planejamento do IV Bimestre
Eixo
Temático: ESPORTE
OBJETIVOS:
- Contextualizar os aspectos histórico-sociais do Esporte;
- Refletir sobre a importância da interação e da vivência entre os
gêneros, masculino e feminino, na prática das aulas de Educação Física;
- Vivenciar o Queimado e /ou Handebol em diferentes espaços,
compreendendo suas especificidades e generalidades;
- Compreender a finalidade dos esportes paraolímpicos na inclusão de
pessoas com deficiências.
CONTEÚDOS:
- Contextualização dos aspectos
histórico-sociais do Esporte;
- Reflexão sobre a importância da
interação e da vivência entre os gêneros, masculino e feminino, na prática
das aulas de Educação Física;
- Vivência do Queimado e /ou Handebol em
diferentes espaços, compreendendo
suas especificidades e generalidades;
- Compreensão da finalidade dos esportes
paraolímpicos na inclusão de pessoas com deficiências.
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS:
- Aulas expositivas e explicativas sobre a origem e a prática dos
jogos esportivos;
- Discussões de conceitos relacionados;
- Realização de pesquisas escolares sobre jogos ;
- Utilização de material áudio visual;
- Desenvolver atividades recreativas para estimular a autonomia , a
cooperação e a participação.
PROCEDIMENTOS AVALIATIVOS:
- Participação positiva nas atividades recreativas, dentro do contexto
escolar;
- Envolvimento nas atividades individuais e em grupo;
- Avaliação individual escrita;
- Avaliação das atividades práticas.
Fonte : Márcia
Oliveira
Nenhum comentário:
Postar um comentário