Educação Física
7º Ano
PLANEJAMENTO DO I BIMESTRE
Eixo
Temático: GINÁSTICA
OBJETIVOS:
Identificar as
capacidades físicas básicas;
Compreender as relações
entre as capacidades físicas e as práticas da cultura corporal de movimento;
Compreender a realidade
da ginástica na sociedade, identificando o conceito das modalidades já
vivenciadas, reorganizando o conhecimento situado historicamente, partindo das
experiências adquiridas em aulas;
Compreender e executar
as formas técnicas do movimento das Ginásticas: Artística, Acrobática e
Rítmica, vivenciando seus fundamentos diante das possibilidades individuais e
coletivas, dos valores e processos refletindo sobre o sentido/significado, as
origens da Ginástica, contextualizando-a, relacionando-a ao cotidiano,
estabelecendo analogias e generalizações.
CONTEÚDOS:
Identificação das capacidades físicas
básicas;
Compreensão das relações entre as
capacidades físicas e as práticas da cultura corporal de movimento;
Compreensão dos aspectos
histórico-sociais relacionados às Ginásticas;
Compreensão e execução das formas
técnicas do movimento das Ginásticas: Artística, Acrobática e Rítmica,
vivenciando seus fundamentos diante das possibilidades individuais e coletivas,
dos valores e processos refletindo sobre o sentido/significado, as origens da
Ginástica, contextualizando-a, relacionando-a ao cotidiano, estabelecendo
analogias e generalizações.
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS:
Aulas expositivas e explicativas sobre
a origem e a prática dos jogos esportivos;
Discussões de conceitos relacionados;
Trabalhos escritos;
Pesquisas individuais;
Desenvolver atividades recreativas
para estimular a autonomia , a cooperação e a participação.
PROCEDIMENTOS AVALIATIVOS:
Participação positiva nas atividades
recreativas, dentro do contexto escolar;
Envolvimento nas atividades
individuais e em grupo;
Avaliação individual escrita;
Avaliação das atividades prática.
PLANEJAMENTO DO II BIMESTRE
Eixo Temático: DANÇA E LUTA
OBJETIVOS:
Resgatar as origens, os saberes e
práticas sobre danças das regiões Sul e Sudeste;
Analisar as semelhanças e diferenças
entre danças das regiões Sul e Sudeste, quanto à coreografia, personagens,
vestimentas, locais de realização, variações rítmicas gerais e entre os
folguedos; brincadeiras e motivações, origens e evolução das danças, partindo
da realidade cultural da região;
Elaborar textos quanto à historicidade
das danças, apresentando-as;
Elaborar oficinas sobre danças
folclóricas;
Conhecer as regras oficiais e diversas
modalidades de luta;
Generalizar os fundamentos da luta nas
diferentes modalidades e confronto entre estes fundamentos e outras ações
corporais existentes no Jogo, na Ginástica, na Dança e no Esporte;
Aceitar a disputa como um elemento da
competição e não como uma atitude de rivalidade ante os demais.
CONTEÚDOS:
Resgate das origens, os saberes e
práticas sobre danças das regiões Sul e Sudeste;
Análise das semelhanças e diferenças
entre danças das regiões Sul e Sudeste, quanto à coreografia, personagens,
vestimentas, locais de realização, variações rítmicas gerais e entre os
folguedos; brincadeiras e motivações, origens e evolução das danças, partindo
da realidade cultural da região;
Elaboração de textos quanto à
historicidade das danças, apresentando-as;
Elaboração de oficinas sobre danças
folclóricas;
Conhecimento das regras oficiais e
diversas modalidades de luta;
Generalização dos fundamentos da luta
nas diferentes modalidades e confronto entre estes fundamentos e outras ações
corporais existentes no Jogo, na Ginástica, na Dança e no Esporte;
Aceitação da disputa como um elemento
da competição e não como uma atitude de rivalidade ante os demais.
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS:
Aulas expositivas dialogadas
Discussões de conceitos relacionados
ao cotidiano;
Realização de pesquisas sobre o tema
Desenvolver atividades recreativas
para estimular a autonomia , a cooperação e a participação.
PROCEDIMENTOS AVALIATIVOS:
Participação positiva nas atividades
recreativas, dentro do contexto escolar;
Envolvimento nas atividades
individuais e em grupo;
Avaliação individual escrita;
Avaliação das atividades práticas.
Planejamento
do III Bimestre
Eixo Temático: JOGO
OBJETIVOS:
Compreender os diferentes jogos
esportivos, ampliando seu sentido e significado, através das vivências,
considerando a realidade dos jovens tanto individualmente como coletivamente;
Compreender o contexto histórico do
fenômeno JOGO, na busca de uma reorganização desse conhecimento, situando-o,
tanto historicamente como socialmente, através de pesquisas escolares;
Estudar o sistema aeróbico, com a
caracterização da capacidade aeróbica, durante a prática de jogos que
proporcionem um equilíbrio entre o consumo de oxigênio e o gasto de energia,
bem como, estudo d capacidade anaeróbica identificando sua intensidade na
prática de jogos esportivos;
Participar de jogos e esportes dentro
do contexto escolar de forma recreativas;
Promover relações de respeito e
cooperação entre colegas durante as atividades lúdicas.
CONTEÚDOS:
Compreensão dos diferentes jogos
esportivos, ampliando seu sentido e significado, através das vivências,
considerando a realidade dos jovens tanto individualmente como coletivamente;
Compreensão do contexto histórico do
fenômeno JOGO, na busca de uma reorganização desse conhecimento, situando-o,
tanto historicamente como socialmente, através de pesquisas escolares;
Estudo do sistema aeróbico, com a
caracterização da capacidade aeróbica, durante a prática de jogos que
proporcionem um equilíbrio entre o consumo de oxigênio e o gasto de energia,
bem como, estudo d capacidade anaeróbica identificando sua intensidade na
prática de jogos esportivos;
Participação de jogos e esportes
dentro do contexto escolar de forma recreativas;
Promoção das relações de respeito e
cooperação entre colegas durante as atividades lúdicas.
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS:
Aulas expositivas e explicativas sobre
a origem e a prática dos jogos esportivos;
Discussões de conceitos relacionados;
Trabalhos escritos; Pesquisas
individuais;
Desenvolver atividades recreativas
para estimular a autonomia , a cooperação e a participação.
PROCEDIMENTOS AVALIATIVOS:
Participação positiva nas atividades
recreativas, dentro do contexto escolar;
Envolvimento nas atividades
individuais e em grupo;
Avaliação individual escrita; Avaliação
das atividades prática.
PLANEJAMENTO DO IV BIMESTRE
Eixo Temático: ESPORTE
OBJETIVOS:
Compreender o fenômeno esporte,
contextualizando e ampliando as generalizações;
Refletir sobre a importância da
interação e da vivência entre os gêneros, masculino e feminino, na prática das
aulas de Educação Física;
Vivenciar o Esporte futebol e /ou
futsal em diferentes espaços, compreendendo
suas especificidades e generalidades.
CONTEÚDOS:
Compreensão do fenômeno esporte,
contextualizando e ampliando as generalizações;
Reflexão sobre a importância da
interação e d vivência entre os gêneros, masculino e feminino, na prática das
aulas de Educação Física;
Vivência do Esporte futebol e /ou
futsal em diferentes espaços, compreendendo
suas especificidades e generalidades.
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS:
Aulas expositivas e explicativas sobre
a origem e a prática dos jogos esportivos;
Discussões de conceitos relacionados; Realização
de pesquisas escolares sobre jogos ;
Utilização de material áudio visual;
Desenvolver atividades recreativas
para estimular a autonomia , a cooperação e a participação.
PROCEDIMENTOS AVALIATIVOS:
Participação positiva nas atividades
recreativas, dentro do contexto escolar;
Envolvimento nas atividades
individuais e em grupo;
Avaliação individual escrita; Avaliação
das atividades práticas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário