segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Educação Física

Educação Física
7º Ano
PLANEJAMENTO DO I BIMESTRE

Eixo Temático:   GINÁSTICA
OBJETIVOS:
Identificar as capacidades físicas básicas;
Compreender as relações entre as capacidades físicas e as práticas da cultura corporal de movimento;
Compreender a realidade da ginástica na sociedade, identificando o conceito das modalidades já vivenciadas, reorganizando o conhecimento situado historicamente, partindo das experiências adquiridas em aulas;
Compreender e executar as formas técnicas do movimento das Ginásticas: Artística, Acrobática e Rítmica, vivenciando seus fundamentos diante das possibilidades individuais e coletivas, dos valores e processos refletindo sobre o sentido/significado, as origens da Ginástica, contextualizando-a, relacionando-a ao cotidiano, estabelecendo analogias e generalizações.

CONTEÚDOS:
Identificação das capacidades físicas básicas;
Compreensão das relações entre as capacidades físicas e as práticas da cultura corporal de movimento;
Compreensão dos aspectos histórico-sociais relacionados às Ginásticas;
Compreensão e execução das formas técnicas do movimento das Ginásticas: Artística, Acrobática e Rítmica, vivenciando seus fundamentos diante das possibilidades individuais e coletivas, dos valores e processos refletindo sobre o sentido/significado, as origens da Ginástica, contextualizando-a, relacionando-a ao cotidiano, estabelecendo analogias e generalizações.

PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS:
Aulas expositivas e explicativas sobre a origem e a prática dos jogos esportivos;
Discussões de conceitos relacionados;
Trabalhos escritos;
Pesquisas individuais;
Desenvolver atividades recreativas para estimular a autonomia , a cooperação e a participação.

PROCEDIMENTOS AVALIATIVOS:
Participação positiva nas atividades recreativas, dentro do contexto escolar;
Envolvimento nas atividades individuais e em grupo;
Avaliação individual escrita;
Avaliação das atividades prática.
PLANEJAMENTO DO II BIMESTRE

Eixo Temático:  DANÇA E LUTA
OBJETIVOS:
Resgatar as origens, os saberes e práticas sobre danças das regiões Sul e Sudeste;
Analisar as semelhanças e diferenças entre danças das regiões Sul e Sudeste, quanto à coreografia, personagens, vestimentas, locais de realização, variações rítmicas gerais e entre os folguedos; brincadeiras e motivações, origens e evolução das danças, partindo da realidade cultural da região;
Elaborar textos quanto à historicidade das danças, apresentando-as;
Elaborar oficinas sobre danças folclóricas;
Conhecer as regras oficiais e diversas modalidades de luta;
Generalizar os fundamentos da luta nas diferentes modalidades e confronto entre estes fundamentos e outras ações corporais existentes no Jogo, na Ginástica, na Dança e no Esporte;
Aceitar a disputa como um elemento da competição e não como uma atitude de rivalidade ante os demais.

CONTEÚDOS:
Resgate das origens, os saberes e práticas sobre danças das regiões Sul e Sudeste;
Análise das semelhanças e diferenças entre danças das regiões Sul e Sudeste, quanto à coreografia, personagens, vestimentas, locais de realização, variações rítmicas gerais e entre os folguedos; brincadeiras e motivações, origens e evolução das danças, partindo da realidade cultural da região;
Elaboração de textos quanto à historicidade das danças, apresentando-as;
Elaboração de oficinas sobre danças folclóricas;
Conhecimento das regras oficiais e diversas modalidades de luta;
Generalização dos fundamentos da luta nas diferentes modalidades e confronto entre estes fundamentos e outras ações corporais existentes no Jogo, na Ginástica, na Dança e no Esporte;
Aceitação da disputa como um elemento da competição e não como uma atitude de rivalidade ante os demais.

PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS:
Aulas expositivas dialogadas
Discussões de conceitos relacionados ao cotidiano;
Realização de pesquisas sobre o tema
Desenvolver atividades recreativas para estimular a autonomia , a cooperação e a participação.

PROCEDIMENTOS AVALIATIVOS:
Participação positiva nas atividades recreativas, dentro do contexto escolar;
Envolvimento nas atividades individuais e em grupo;
Avaliação individual escrita;
Avaliação das atividades práticas.

Planejamento do III Bimestre

Eixo Temático:  JOGO
OBJETIVOS:
Compreender os diferentes jogos esportivos, ampliando seu sentido e significado, através das vivências, considerando a realidade dos jovens tanto individualmente como coletivamente;
Compreender o contexto histórico do fenômeno JOGO, na busca de uma reorganização desse conhecimento, situando-o, tanto historicamente como socialmente, através de pesquisas escolares;
Estudar o sistema aeróbico, com a caracterização da capacidade aeróbica, durante a prática de jogos que proporcionem um equilíbrio entre o consumo de oxigênio e o gasto de energia, bem como, estudo d capacidade anaeróbica identificando sua intensidade na prática de jogos esportivos;
Participar de jogos e esportes dentro do contexto escolar de forma recreativas;
Promover relações de respeito e cooperação entre colegas durante as atividades lúdicas.
CONTEÚDOS:

Compreensão dos diferentes jogos esportivos, ampliando seu sentido e significado, através das vivências, considerando a realidade dos jovens tanto individualmente como coletivamente;
Compreensão do contexto histórico do fenômeno JOGO, na busca de uma reorganização desse conhecimento, situando-o, tanto historicamente como socialmente, através de pesquisas escolares;
Estudo do sistema aeróbico, com a caracterização da capacidade aeróbica, durante a prática de jogos que proporcionem um equilíbrio entre o consumo de oxigênio e o gasto de energia, bem como, estudo d capacidade anaeróbica identificando sua intensidade na prática de jogos esportivos;
Participação de jogos e esportes dentro do contexto escolar de forma recreativas;
Promoção das relações de respeito e cooperação entre colegas durante as atividades lúdicas.
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS:
Aulas expositivas e explicativas sobre a origem e a prática dos jogos esportivos;
Discussões de conceitos relacionados;
Trabalhos escritos; Pesquisas individuais;
Desenvolver atividades recreativas para estimular a autonomia , a cooperação e a participação.

PROCEDIMENTOS AVALIATIVOS:
Participação positiva nas atividades recreativas, dentro do contexto escolar;
Envolvimento nas atividades individuais e em grupo;
Avaliação individual escrita; Avaliação das atividades prática. 

PLANEJAMENTO DO IV BIMESTRE

Eixo Temático:  ESPORTE
OBJETIVOS:
Compreender o fenômeno esporte, contextualizando e ampliando as generalizações;
Refletir sobre a importância da interação e da vivência entre os gêneros, masculino e feminino, na prática das aulas de Educação Física;
Vivenciar o Esporte futebol e /ou futsal em diferentes espaços, compreendendo suas  especificidades  e generalidades.

CONTEÚDOS:
Compreensão do fenômeno esporte, contextualizando e ampliando as generalizações;
Reflexão sobre a importância da interação e d vivência entre os gêneros, masculino e feminino, na prática das aulas de Educação Física;
Vivência do Esporte futebol e /ou futsal em diferentes espaços, compreendendo suas  especificidades  e generalidades.

PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS:
Aulas expositivas e explicativas sobre a origem e a prática dos jogos esportivos;
Discussões de conceitos relacionados; Realização de pesquisas escolares sobre jogos ;
Utilização de material áudio visual;
Desenvolver atividades recreativas para estimular a autonomia , a cooperação e a participação.

PROCEDIMENTOS AVALIATIVOS:
Participação positiva nas atividades recreativas, dentro do contexto escolar;
Envolvimento nas atividades individuais e em grupo;
Avaliação individual escrita; Avaliação das atividades práticas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário