Personagens do Folclore
Brasileiro
Segue
abaixo um pouquinho da lenda de alguns dos personagens do folclore brasileiro.
Cada um nasceu em uma período e tem como marca a história de um povo derivado
de diferentes regiões do país.
O Saci
O
saci possui apenas uma perna, usa um gorro vermelho e sempre está com um
cachimbo na boca.Inicialmente, o saci era retratado como um curumim endiabrado,
com duas pernas, cor morena, além de possuir um rabo típico.Sua principal
característica são as travessuras, entre elas, amarrar o rabo dos
cavalos.Segundo a lenda, o Saci está nos redemoinhos de vento e pode ser
capturado jogando uma peneira sobre os redemoinhos.Após a captura, deve-se
retirar o capuz da criatura para garantir sua obediência e prendê-lo em uma
garrafa.Conta a lenda que esses seres danados nascem nos brotos de bambu.
Vitória-Régia
A lenda da vitória-régia é muito popular no Brasil, principalmente na região Norte. Diz a lenda que a Lua era um deus que namorava as mais lindas jovens índias e sempre que se escondia,escolhia e levava algumas moças consigo. Em uma aldeia indígena, havia uma linda jovem, a guerreira Naiá, que sonhava com a Lua e mal podia esperar o dia em que o deus iria chamá-la.Os índios mais experientes alertavam Naiá dizendo que quando a Lua levava uma moça, essa jovem deixava a forma humana e virava uma estrela no céu. No entanto a jovem não se importava, já que era apaixonada pela Lua. Essa paixão virou obsessão em um momento onde Naiá não mais queria comer nem beber nada, só admirar a Lua.
Vitória-Régia
A lenda da vitória-régia é muito popular no Brasil, principalmente na região Norte. Diz a lenda que a Lua era um deus que namorava as mais lindas jovens índias e sempre que se escondia,escolhia e levava algumas moças consigo. Em uma aldeia indígena, havia uma linda jovem, a guerreira Naiá, que sonhava com a Lua e mal podia esperar o dia em que o deus iria chamá-la.Os índios mais experientes alertavam Naiá dizendo que quando a Lua levava uma moça, essa jovem deixava a forma humana e virava uma estrela no céu. No entanto a jovem não se importava, já que era apaixonada pela Lua. Essa paixão virou obsessão em um momento onde Naiá não mais queria comer nem beber nada, só admirar a Lua.
Numa
noite em que o luar estava muito bonito, a moça chegou à beira de um lago, viu
a lua refletida no meio das águas e acreditou que o deus havia descido do céu
para se banhar ali. Assim, a moça se atirou no lago em direção à imagem da Lua.
Quando percebeu que aquilo fora uma ilusão, tentou voltar, porém não conseguiu
e morreu afogada.Comovido pela situação, o deus Lua resolveu transformar a
jovem em uma estrela diferente de todas as outras: uma estrela das águas –
Vitória-régia. Por esse motivo, as flores perfumadas e brancas dessa planta só
abrem no período da noite.
Negrinho do Pastoreio
Esta lenda vem do sul do Brasil, de origem meio africana e meio cristã.Conta a lenda que havia um menino negro que trabalhava para um senhor muito rico e malvado que não gostava de negros e nem de peões.O menino era maltratado pelo patrão toda vez que fazia algo de errado, uma das vezes, foi por ter perdido um de seus cavalos.
Negrinho do Pastoreio
Esta lenda vem do sul do Brasil, de origem meio africana e meio cristã.Conta a lenda que havia um menino negro que trabalhava para um senhor muito rico e malvado que não gostava de negros e nem de peões.O menino era maltratado pelo patrão toda vez que fazia algo de errado, uma das vezes, foi por ter perdido um de seus cavalos.
O
patrão malvado acabou amarrando o menino em cima de um formigueiro, o mesmo
ficou todo machucado. No outro dia o patrão foi vê-lo e para sua surpresa o
menino estava com a pelo lisa, sem nenhuma marca. Ao seu lado estava Nossa
Senhora, e vários cavalos. O patrão arrependido do que havia feito pediu
perdão, mas, o Negrinho do Pastoreio, nada respondeu, beijou a mão da Santa,
subiu em um dos cavalos e partiu levando os demais baios.
Mula sem cabeça
Mula sem cabeça
A
Mula sem Cabeça é uma das principais lendas do folclore brasileiro. A lenda diz
que toda mulher que tivesse pensamentos ou relações amorosas com um padre se
tornaria uma mula-sem-cabeça. Esse monstro possuía a forma de uma mula marrom
ou preta, sem a cabeça, soltando fogo na região de onde seria esse membro. Além
disso, a mula-sem-cabeça tinha cascos de aço ou prata e um relincho que poderia
ser ouvido a muitos metros de distância.
Curupira
Protetor da floresta e dos animais, o Curupira é um menino muito esperto que tem os cabelos vermelhos e os pés voltados para trás, ele tem os pés dessa forma para enganar os caçadores e todos aqueles que querem destruir o seu lar.Um dos truques do Curupira é jogar um encanto nos caçadores para que esses se percam na floresta.
Boitatá
O Boitatá é o gênio que protege as campinas e sempre castiga os que põem fogo no mato.
Quase sempre ele aparece sob a forma de uma cobra muito grande, com dois olhos enormes, que parecem faróis. Às vezes, surge também com a aparência de um boi gigantesco, brilhante.
Boto Rosa
Curupira
Protetor da floresta e dos animais, o Curupira é um menino muito esperto que tem os cabelos vermelhos e os pés voltados para trás, ele tem os pés dessa forma para enganar os caçadores e todos aqueles que querem destruir o seu lar.Um dos truques do Curupira é jogar um encanto nos caçadores para que esses se percam na floresta.
Boitatá
O Boitatá é o gênio que protege as campinas e sempre castiga os que põem fogo no mato.
Quase sempre ele aparece sob a forma de uma cobra muito grande, com dois olhos enormes, que parecem faróis. Às vezes, surge também com a aparência de um boi gigantesco, brilhante.
Boto Rosa
Ao
cair da noite na Amazônia, o boto cor-de-rosa deixa os rios e transforma-se em
um lindo e sedutor rapaz, que sai em busca de uma garota para namorar. Além de
galante e sedutor, o boto dança como ninguém e enfeitiça as meninas indefesas.
De madrugada, o namorador volta para o rio, onde se transforma de novo em
boto.Essa é uma lenda contada na floresta amazônica para explicar por que
tantas meninas têm filhos sem pai: são todos filhos do boto.
Boi
Bumbá
Conta-se a lenda que grávida, Mãe Catirina desejava comer a língua do boi mais bonito da fazenda onde vivia, o que leva seu marido, o peão Pai Francisco, a matar o animal de estimação de seu patrão. O homem é descoberto e preso. Para salvar o boi, o amo manda chamar um médico e um padre, que acabam
Conta-se a lenda que grávida, Mãe Catirina desejava comer a língua do boi mais bonito da fazenda onde vivia, o que leva seu marido, o peão Pai Francisco, a matar o animal de estimação de seu patrão. O homem é descoberto e preso. Para salvar o boi, o amo manda chamar um médico e um padre, que acabam
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