quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Comidas Típicas - Região Nordeste do Brasil


Comidas Típicas - Região Nordeste do Brasil
A formação cultural do Nordeste, região com área de 1.561.177,8km2, gerou a mais diversificada culinária do Pais. Marcada, no entanto, por singulares diferenças. São inúmeras as alternativas, a começar pelos pratos vindos da África.
Iniciando pelos abarás e acarajés, na Bahia. Ante-pastos aos vatapás e às moquecas de peixe, de ostras, de camarões, iguanas douradas pelo azeite de dendê. Há, também, pratos à base de peixes dos mais vários tipos, servidos em formas várias: sopas, escaldados, cozidos. E casquinhas de caranguejo, frigideiras de siri mole e cavaquinhos. Na cozinha nordestina há pratos exóticos, elaborados com carnes de porco, de cabrito, de carneiro. E aves. Prazeres que vão desde as tripas à sergipana até a carne de sol à Natal, passando pelo xinxim de galinha e pela galinha d’
Angola de Teresina.No Nordeste, ocorre também a feijoada à alagoana, o cozido à baiana, o mocotó e o bobó de inhame.
Sobre a sobremesa, encontram-se: cocadas, sorvetes e refrescos feitos com frutas típicas, como taperebá, manga, araçá, cajú e pitanga, graviola e mangaba. 

PROJETO FOLCLORE-TEMA: FOLCLORE NORDESTINO

O Folclore Brasileiro é um dos mais ricos do mundo. As diversas manifestações culturais do povo de acordo com a população de cada região demonstram o quanto o Nordeste é riquíssimo, dispondo de vários ritmos, danças e uma mistura de cores impressionante, são formas de expressão popular, que retratam a alma e a cultura de um povo que venceu as dificuldades da vida e vive com muita alegria e esperança.

OBJETIVO GERAL:
O objetivo deste projeto é levar ao adolescente e/ou criança a tomar contato com algumas manifestações populares da Região Nordeste. Com o intuito de desenvolver o hábito de pesquisa, bem como incentivar o gosto pela leitura, teatro, música e dança que fazem parte da cultura Nordestina.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Demonstrar a importância das manifestações culturais da região nordeste para a cultura popular.
Conhecer a cultura, valorizá-la e respeitá-la.
Fortalecer a cidadania compreendendo o contexto em que vive.
Formar senso crítico e acumular bagagem cultural.

ATIVIDADES:
Pesquisa sobre o Folclore do Nordeste.
Confecção de objetos(utensílios,brinquedos)artesanato da região para exposição.
Apresentação de dança típica: dança do coco,capoeira,bumba meu boi.
Apresentações teatrais: encenação sobre a lenda do papa figo,lobisomem.
Brinquedos cantados.
Brincadeiras populares.
Apresentações didáticas musicais.
Concurso de poemas amorosos.
Concurso de trava-língua e adivinhações.

ESTRATÉGIA:
Com as crianças e adolescentes, conversar e expor materiais referentes ao tema; Em cada semana será trabalhado uma característica histórica,e/ou técnica de cada oficina relacionada ao tema folclore.

AVALIAÇÃO:
Será feita observando o interesse a participação dos alunos na realização das atividades propostas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário