quinta-feira, 23 de agosto de 2012

LITERATURA INFANTIL



Tema:  Projeto Viajando Pelo Mundo da Literatura Na Educação Infantil
Duração: 19 de abril  a 30 de maio de 2012 
Justificativa:
A literatura infantil é um caminho que leva a criança a desenvolver a imaginação, emoções e sentimentos de forma prazerosa e significativa. É importante para a formação de qualquer criança ouvir muitas e muitas histórias, pois é através dos livros e contos infantis que a criança enfoca a importância de ouvir, contar e recontar histórias. Segundo Fanny Abramovich “... Escutá-las é o início da aprendizagem para ser um leitor, e ser leitor é ter um caminho absolutamente infinito de descoberta e de compreensão do mundo...”.Incentivar a formação do hábito de leitura na idade em que todos os hábitos se formam, isto é, na infância, é muito importante. Neste sentido a literatura infantil é uma peça fundamental para este desenvolvimento.
Objetivo geral: Levar o aluno ao mundo da imaginação e ao mesmo tempo a descobrirem o maravilhoso universo da literatura infantil.
Objetivos específicos:
• Reconhecer algumas Histórias infantis;
• Utilizar a técnica de dramatizar e fazer recontos;
• Oportunizar a criatividade, imaginação, humor
• Desenvolver o hábito de ouvir com atenção;
• Promover e estimular a linguagem oral;
• Desenvolver atenção e coordenação motora fina e ampla;
• Relacionar os números com a quantidade;
• Desenvolver e estimular a expressão corporal;
• Cuidar e valorizar os livros;
• Estimular o gosto pela leitura.
Conteúdos:
• Data comemorativa: Dia nacional do livro infantil;
• Motricidade fina e ampla;
• Expressão corporal;
• Artes plásticas: pintura, modelagem, recorte e colagem com material diverso, desenho livre e dirigido;
• Historinhas
(OS TRÊS PORQUINHOS, CHAPÉUZINHO VERMELHO, SITIO DO PICAPAU AMARELO);
• Criatividade e dramatização;
• Música e ritmo;
• Noção e visualização de quantidades - do número 1 ao número 3;
• Seriação, conjuntos.

Metodologia:
v   Conversa informal diálogo e questionamento oral através das historinhas, cartaz, figuras e relatos sobre o assunto;
v   Músicas dramatizadas relacionada às historinhas;
v  História em sequência;
v   Quebra cabeça e jogos;
v   Historinhas infantis;
v   Dramatização das historinhas (teatrinho);
v   Sessão historiada;
v   Biblioteca na sala;
v   Visita a biblioteca
v  Fantoches e dedoches; 
v  Maquete da história dos Três Porquinhos;
v   Máscaras do lobo mau
v   Capas da Chapeuzinho Vermelho
v  Vídeos: OS TRÊS PORQUINHOS; CHAPEUZINHO VERMELHO; DEU A LOCA NO CHAPEUZINHO VERMELHO;
v   Bonecos móveis do Sítio do Pica-pau Amarelo – Emília e Visconde Sabugosa;
v   Bonecos – Visconde e Emília com palitos de picolé.
Culminância:
·         Apresentação de uma das historinhas e amostra dos trabalhos confeccionados pelos alunos.

Avaliação:

·         Avaliação será contínua, através da observação diária das crianças no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora

Bibliografia :
Ø  CASHDAN, Sheldon. 'Os 7 pecados capitais nos contos de fadas: como os contos de fadas influenciam nossas vidas'. Rio de Janeiro: Campus, 2000.
Ø  COELHO, Nelly Novaes. 'O Conto de Fadas'. São Paulo: Ática, 1987.
Ø  MEREGE, Ana Lúcia. 'Os contos de fadas: origens história e permanência no mundo moderno'. São Paulo, SP: Claridade, 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário