segunda-feira, 30 de julho de 2018

SEQUÊNCIA DIDÁTICA

SEQUÊNCIA DIDÁTICA       
TEMA: lendas

ATIVIDADE PERMANENTE: Leitura para deleite: LIVROS DO ACERVO DA ESCOLA; OU FICA CRITÉRIO DO PROFESSOR.
Leitura Deleite: leitura que realizamos apenas para a simplicidade do prazer em ler! Prazer em deliciar-se com algo que trará inúmeras contribuições para nossa vida. Ler! Deliciar-se! Ler! Aprender!!! (LEITURA REALIZADA PELO PROFESSOR, ESCOLHA DE UM ALUNO (A) DA TURMA OU UM CONTADOR DE HISTÓRIA).Contar uma história referente ao dia da vovó.
OBJETIVO: Desenvolver o gosto pela leitura
APRESENTAÇÃO:
O folclore é um instrumento de valorização da cultura popular como elemento fundamental na constituição da identidade brasileira.
Por intermédio de suas brincadeiras, cantigas, provérbios, crendices, o folclore propicia o aprendizado da escrita e leitura como prática social de forma lúdica e prazerosa.


OBJETIVOS:
·         Conhecer as principais manifestações folclóricas do nosso país;
·         Avançar no conhecimento da linguagem escrita e do sistema alfabético
·         Organizar uma exposição com o tema: “FAÇO PARTE DO FOLCLORE BRASILEIRO”.
·         Resgatar os valores culturais dos pais, avós dos nossos alunos.
·         Expressar-se oralmente com clareza e objetividade;
·         Interpretar textos orais a partir das lendas ouvidas;
·         Reescrever textos lidos e ouvidos;
·         Ampliar a competência comunicativa dos alunos;
·         Localizar palavras no dicionário;
·         Realizar atividades individuais e coletivas;


OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM:
v  Participar de interações orais em sala de aula, questionando, sugerindo, argumentando e respeitando os turnos de fala;
v  Compreender textos lidos por outras pessoas, de diferentes gêneros e com diferentes propósitos;
v  Saber procurar no dicionário os significados básicos das palavras e a acepção mais adequada ao contexto de uso;
v  Produzir textos de diferentes gêneros com autonomia, atendendo a diferentes finalidades;
v  Pontuar o texto;
v  Identificar e fazer uso de letra maiúscula e minúscula nos textos produzidos, segundo as convenções;
v  Usar diferentes tipos de letras em situações de escrita de palavras e textos.



EIXOS: Oralidade; Leitura; Produção de textos escritos, Análise Linguística.
CONTEÚDOS:
Gênero de texto de origem oral;
Identificação e reconhecimento de palavras;
Relação oral/escrito;
Estratégias de Leitura;
Funcionamento do sistema de escrita alfabética;
Identificação de letras;
Ortografia.
Leitura e escrita
Formação de frases
Produção textual
Parágrafos


1ª ETAPA  (SEGUNDA-FEIRA)
(LEITURA E ORALIDADE, GÊNERO TEXTUAL COM COMPREENSÃO).
RODA DE CONVERSA:
O professor deverá começar a aula com a dinâmica do CAÇA TESOURO,onde os educandos deverão procurar pela sala várias palavras temáticas com o gênero textual trabalhado (lendas nomes das lendas em tiras).em seguida abordar o que foi lido suas características.
·         Após a dinâmica o professor irá iniciar o trabalho com a turma organizada em uma roda de conversa. Instigue os alunos a falarem sobre o que sabem sobre O FOLCLORE BRASILEIRO ,EM DESTAQUE AS LENDAS.

·         Começar a aula falando sobre o folclore brasileiro, levando os alunos a vários questionamentos.
·         Apresentação do tema aos alunos com distribuição da lenda “O Curupira”.
·         Ler o texto com ritmo, fluência e entonação, em seguida solicitar que os alunos leiam juntos em voz alta.
·         Abrir debate a respeito do que foi lido sem contar tudo sobre lendas, deixando-os descobrirem à medida que forem realizando as demais atividades a respeito do tema.
·         Assistir o vídeo “O Curupira” ou a leitura do texto
·         Novo debate, referindo-se as características do personagem, respeito à natureza, preservação dos animais, caça ilegal, etc.
·         Escrever na lousa as características citadas pelos alunos.
·         Propor que eles procurem no texto palavras desconhecidas, circulem e escrevam no caderno.
·         Distribuir dicionários para procurarem as palavras desconhecidas.
·         Pintura relacionada ao tema (mural,dobradura,desenho com resumo da história,expor no mural)
·         COMO ATIVIDADE DE CASA, PROPOR QUE ELES PEÇAM AOS PAIS QUE LHES CONTEM UMA LENDA PARA QUE POSSAM RECONTAR NA AULA DO DIA SEGUINTE.

(ANÁLISE LINGUÍSTICA; DISCURSIVIDADE, TEXTUALIDADE E NORMATIVIDADE)
O professor fará a listagem de palavras do texto, e realizará a análise estrutural e fonológica.
Listagem das palavras do texto/trabalhar o nome da lenda.
(ANÁLISE LINGUÍSTICA DO SISTEMA DE ESCRITA ALFABÉTICA)
·         Construção e ilustração da lenda.
·         Formação de frases(entregar por grupo as palavras e cada grupo cola na ordem e faz a leitura-escolher um escriba na equipe)
·         Escrita das frases no caderno

2ª ETAPA (TERÇA-FEIRA)
(LEITURA E ORALIDADE, GÊNERO TEXTUAL COM COMPREENSÃO).
RODA DE CONVERSA:
Retomada ao gênerotextual: LENDAS
Leitura de outra LENDA (a lenda do saci)
Conversação sobre o texto./Exploração da lenda pela professora
Os alunos deverão ser motivados a expor suas impressões sobre a lenda
Dobradura do Saci

(ANÁLISE LINGUÍSTICA; DISCURSIVIDADE, TEXTUALIDADE E NORMATIVIDADE)
Retomar a listagem o professor irá propor que os alunos façam a leitura.
Com auxílio do dicionário os alunos irão procurar os significados das palavras.
O professor poderá desenvolver trabalho com ortografia.
Realizar a análise estrutural e fonológica de palavras de lenda do SACI
Registro palavras que tenham as sílabas SA E CI
Formação de frases

(ANÁLISE LINGUÍSTICA DO SISTEMA DE ESCRITA ALFABÉTICA)
Leitura e interpretação de texto
Formação de frases
Organização de parágrafos

3ª ETAPA -QUARTA –FEIRA 
(LEITURA E ORALIDADE, GÊNERO TEXTUAL COM COMPREENSÃO).
RODA DE CONVERSA:
Apresentação de uma nova lenda escolhida pelo professor ou sugestão do aluno(lenda de Iara como sugestão)
Em uma roda de conversa, solicitar que os alunos contem à lenda que seus pais lhes contaram.

(ANÁLISE LINGUÍSTICA; DISCURSIVIDADE, TEXTUALIDADE E NORMATIVIDADE)
Em cartaz explorar a lenda ,suas características e destaques da história

·         (ANÁLISE LINGUÍSTICA DO SISTEMA DE ESCRITA ALFABÉTICA)

Distribuir a lenda (texto- IARA) para cada aluno e pedir para que eles façam um traço nos espaços em branco;
Levar o aluno a perceber que após cada espaço temos uma nova palavra;
Pedir para que eles contem o número de palavras encontradas no primeiro parágrafo e coloque o número achado no final do parágrafo.
Repetir o procedimento com os demais parágrafos, verificando junto ao aluno o número encontrado.
Propor a contagem do número de letras da palavra maior e da menor.
Circular as palavras com mais de 8 letras;
Fazer um X nas palavras com 6 letras;
Grifar as palavras com 1 letra.
Questionar: “Nesse texto tem alguma palavra repetida? Sublinhá-la e contar quantas vezes cada uma delas aparece no texto.”


4ª ETAPA – 20/08/2015 (QUINTA-FEIRA)

(LEITURA E ORALIDADE, GÊNERO TEXTUAL COM COMPREENSÃO).
RODA DE CONVERSA:
Apresentar uma nova lenda :MULA SEM CABEÇA


(ANÁLISE LINGUÍSTICA; DISCURSIVIDADE, TEXTUALIDADE E NORMATIVIDADE)
Retomada a conversação sobre a estrutura do texto.
Expor aos alunos as imagens das partes da história.
Solicitar que alunos falem como construímos um texto através de imagens.
Título, início, meio e final da história.
Sinais de pontuação.

(ANÁLISE LINGUÍSTICA DO SISTEMA DE ESCRITA ALFABÉTICA)
PRODUÇÃO TEXTUAL(RECONTO DA LENDA)
·         Destacar parágrafo, sinais de pontuação.
·         Inicio, meio e fim da história.
·         Escrita das palavras
OBS: Um aluno fará o reconto da história.

5ª ETAPA   (SEXTA-FEIRA)
(LEITURA E ORALIDADE, GÊNERO TEXTUAL COM COMPREENSÃO).
RODA DE CONVERSA:



(ANÁLISE LINGUÍSTICA; DISCURSIVIDADE, TEXTUALIDADE E NORMATIVIDADE)


(ANÁLISE LINGUÍSTICA DO SISTEMA DE ESCRITA ALFABÉTICA)
O professor deverá propor atividade relacionada ao filme assistido:
Interpretação do filme;
Ilustração e registrar o que compreendeu;
Obs: Por algum motivo na escola os alunos não possam assistir ao filme o professor poderá contar a história que aborda no filme e desenvolver a atividade da melhor maneira possível.
RECURSOS:
Quadro, piloto, giz, papel metro, cartolina, fita adesiva, lápis, borracha, cola, tesoura, cartaz, caderno, fita adesiva, duplex, piloto, livro do acervo.

AVALIAÇÃO:
A avaliação deverá ser contínua, processual e diagnóstica durante todo o desenvolvimento da aula: acompanhar e avaliar os alunos nas diferentes etapas do processo de aprendizagem, compreender as estratégias utilizadas por eles na construção do conhecimento e organizar formas de intervenção adequadas às reais necessidades dos alunos e que possibilitem avanços cognitivos.

OBSERVAÇÃO:
O professor também poderá trabalhar com as músicas de Chapeuzinho Vermelho e Lobo mau
Para leitura ,interpretação,parágrafo,escrita em letras cursivas.
Alunos não alfabetizados poderão trabalhar com alfabeto móvel,jornal com recortes e construção de palavras...etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário