segunda-feira, 30 de julho de 2018

Resgatando cultura a Brasileira


            

Resgatando cultura a Brasileira


Disciplinas: Língua Portuguesa, Matemática, Formação Pessoal e Social, Natureza e Sociedade, Arte, Música, Formação Religiosa.     

Clientela: Educação Infantil
 Tempo: Uma semana

Projeto: “Resgatando culturas com o Folclore Brasileiro”

Justificativa  A escola precisa resgatar a nossa cultura os nossosvalores e garantir as tradições das outras gerações.com este projeto tem como objetivo resgatar nossa cultura, nossosvalores e garantir as tradições às futuras gerações.

Objetivo Geral
            Proporcionar aos alunos atividades sócio-cultural e ambientais, incentivando a criatividade, socialização da criança sobre o folclore. Sendo assim o projeto possibilitará trabalhar lendas, provérbios músicas, adivinhações, comidas típicas danças preservando o folclore e a nossa cultura.

Objetivos Específicos
·          Resgatar a nossa cultura por meio do folclore;
·          Compreender e ter noção de folclore;
·          Resgatar o folclore regional;
·          Descobrir as principais manifestações folclóricas da nossa cidade;
·          Despertar a capacidade de diferenciar as diversas festas folclóricas;
·          Conceituar no aluno o interesse pelo folclore regional;
·          Demonstrar várias crendices e costumes música e brincadeiras;
·          Desenvolver a expressão oral e a corporal, a coordenação motora fina e grossa, a percepção auditiva e visual da criança por meio de pessoas, musica e danças.
·          Reconhecer o numeral um e dois;
·          Conhecer a cultura das popular brasileira;
·          Trabalhar brincadeiras e musicas do folclore;
·          Desenvolver a expressão oral, corporal, a coordenação motora, percepção auditiva e visual por meio de poesias musicas e danças;
·          Desenvolver e estimular a coordenação visomotora
·          Estimular o ritmo.

Conteúdos procedimentais
  • Artes: quebra-cabeças sobre personagens das lendas, modelagem com argila ou massinha, jogo da memória, máscaras, montagem de um livro sobre o Folclore, oficinas de artes: montagem de pipas, bilboque, cata-vento,etc.
  • Textos (poesias).
  • Músicas.
  • Adivinhas.
  • Atividades matemáticas.
  • Pesquisas.
  • Caça-palavras.
  • Jogos e brincadeiras.
  • Liga-pontos.
  • Recorte e colagem;
  • Fantoches;
  • As cinco regiões;
  • Coordenação motora;
  • Hora da história;
  • Brincadeiras diversas;
  • Artes;
Conceitos atitudinais
*Interesse e respeito pela sua cultura.
*Preservação pela tradição de seus costumes.

PROCEDIMENTO METODOLÓGICO:

- Iniciaremos o projeto pesquisando algumas lendas:
- Lenda do Saci
- Lenda da mula sem cabeça
- Lenda do Boto
- Lenda do Boitatá
- Lenda do Curupira
Roda da conversa (crianças em círculo)
- Explicar o que é folclore: são lendas, superstições, parlendas, brincadeiras, adivinhas.
Trabalhar com as lenda, contando-as e reproduzindo-as através de desenhos.
Artes confeccionaremos máscaras variadas ( saci, sereia, curupira, caipora).
Matemática trabalhar com jogos de memória, confeccionados pelos próprios alunos.
Artes modelar o cachimbo do "saci-pererê" e o "Bumba-meu boi".
Linguagem Oral  trabalhar com parlendas. Pseudo-leitura.

Metodologia 
·       Explicar o que é folclore: são lendas, superstições, parlendas, brincadeiras, adivinhas.
·       Conversa formal sobre o tema;
·       Cumprimentar as crianças com musicas, brincadeiras e novidades e oração;
·       Contar história dramatizando; falando as suas característica;
·       Lenda do Saci Perece,
·       Lenda da mula sem cabeça
·       Lenda do Boto
·       Lenda do Boitatá
·       Lenda do Curupira,
·       Através de objetos os alunos identificar quantidades de números
·       Trabalhar as característica das cinco regiões;
·       Realizar ensaio para as apresentações sobre o folclore;
·       Os alunos farão leitura de trava-lingua e adivinhações;
·       Promover brincadeiras e músicas de rodas;
·       Ensinar a brincar de pular corda e amarelinha;
·       Exibir filme que fala do folclore;
·       Manuseio de revista e jornais;
·       Estudo do folclore em cada região do Brasil;
·       Resgatar vivenciar e valorizar as manifestações da cultura popular regional;
·       Causos contados por pais de alunos;
·       Lendas que faziam parte da infância dos pais;
·       Confeccionar máscaras variadas ( saci, sereia, curupira, caipora).
·       Confecções de cartazes;
·       Brincadeiras dirigidas
·       Expressão corporal e oral;
·       Exposição de gravuras sobre os personagens folclóricos.
Culminância

            Será realizado no salão da Creche com a participação dos pais apresentando os pratos típicos das cinco regiões e que foram servidas aos presentes, e apresentações feitas pelas crianças.
Avaliação
A avaliação será feita através da participação contínua durante as atividades propostas.
Materiais de Apoio
·       Livros de histórias infantis;
·       Livros didáticos;
·       Alfabeto móvel;
·       Revistas e jornais;
·       Televisão e vídeo;
·       Tinta guache;
·       Lápis de cor;
·       Cartolinas;
·       Cola;
·       Camurças;
·       Máquinas fotográficas;
·       Filme; Sítio do Pica-pau Amarelo.
·       Microfone caixa de som;
·       Aparelho de som;
·       Gravuras;
Recursos Humanos
            Contamos com a colaboração de toda equipe da creche e a participação dos pais para fazerem os pratos típicos  participarem da culminância.

Bibliografia

COELHO, Maria Tereza Armando, Pintando o sete, Editora Scipione, RAMOS, Vânia Morais, FERREIRA, Maria José, Ed. FAPI. Volume 05, RADISPEL, Maria;Alfabetização Sem Segredo,Eventos Escolares,Contagem – MG. Ed. LEMAR LTDA, 2001.

Fonte: http://soniadcs.blogspot.com.br/2012/05/disciplinas-lingua-portuguesamatematica.html


TEXTO COMPLEMENTAR

 fonte: https://ideiascompartiladas.blogspot.com

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