segunda-feira, 30 de julho de 2018

Sequência Didática: Descobrindo o nosso Folclore

Sequência Didática: Descobrindo o nosso Folclore
Disciplina: Língua Portuguesa/Natureza e Sociedade (História, Ciências Geografia). 
   Turmas: 1ºs anos 

Justificativa:
        A globalização é um fenômeno caracterizado pela intensificação das relações econômicas, comerciais e culturais entre os países. Essa intensificação cultural ocorre em razão da transmissão de grandes quantidades de informação em tempo real em virtude do vertiginoso desenvolvimento das tecnologias de informação e comunicações e redunda na importação de elementos culturais e consequentemente na marginalização dos elementos culturais nacionais promovendo dessa forma uma sobreposição cultural.    
          O folclore é um instrumento de valorização da cultura popular como elemento fundamental na constituição da identidade brasileira.
Por intermédio de suas brincadeiras, cantigas, provérbios, crendices, o folclore propicia o aprendizado da escrita e leitura como prática social de forma lúdica e prazerosa.

Localização; Exploração dos diversos ambientes escolares, tais como: sala de aula, sala de educação física, laboratório de informática, sala de leitura, quadra.

Recurso Humano: Professores regentes de sala, Inglês, Informática, Sala de Leitura, Educação Física.

Objetivos
·           Avançar no conhecimento da linguagem escrita e do sistema alfabético
·           Conhecer as principais manifestações folclóricas do nosso país;
·           Organizar uma exposição com o tema: “Faço parte do Folclore Brasileiro”.
·           Resgatar os valores culturais dos pais, avós dos nossos alunos.

Conteúdos
·           Língua Portuguesa - Leitura e escrita: Adivinhas, parlendas, provérbios,
      Lenda do saci, Cupira, mula sem cabeça, boto cor de Rosa e Iara.
      Escrita- Texto coletivo- Cada sala escolhe uma lenda.

·           Geografia - Lugar e tempo
·           Historia – Família - Tempo histórico (Brincadeiras de ontem /hoje).
·           Ciências - Meio ambiente  

Tempo estimado:  3 dias

Material necessário:
Textos escritos e impressos, brinquedos.

Desenvolvimento:
·           Identificar o conhecimento prévio da turma, para poder introduzir o histórico                     referente à origem do Folclore Brasileiro.
·           Leitura deleite
·           Roda de conversa
Procedimento:
·           O professor escolhe um meio bem instigante de contar para os alunos sobre a Origem do Folclore Brasileiro, a partir disso faz uma roda de leitura de diversas lendas, a fim de identificar o conhecimento dos alunos sobre o tema. (oralidade)

·            Escrita  Listas e textos coletivos

·           Educação Física - (habilidades físicas)                         

·           Brincadeiras de Roda - Com as brincadeiras de rodas as crianças podem desenvolver habilidades de Matemática direita, esquerda, alto, baixo, frente, atrás etc.

·           Horário de Música entre os 1º Anos - Cantigas infantis: ensinar as crianças músicas sobre nosso folclore (SOCIAIS).  Nosso intervalo é complementado por músicas e brincadeiras após o lanche. Nessa semana estaremos cantando músicas, cantigas de roda, resgatando assim, o que eles conhecem.

·           História - Resgatando brincadeiras de ontem e de hoje, lista com várias brincadeiras e pedir para as crianças ligarem, se são brincadeiras de ontem ou de hoje.

·           Para Casa - Pergunte para o papai e para a mamãe, do que eles brincavam quando crianças.


PRIMEIRO DIA

·         Roda de conversa:
Você conhece a Mula Sem Cabeça? Curupira? Lobisomem? Sabia que eles fazem parte do Folclore Brasileiro?
Mas talvez você não saiba que não é só de assombração que é feito o mundo do folclore . tem também os costumes , as tradições, músicas,, linguagem, brinquedos, brincadeiras, artesanato, festas populares.
Alem das lendas e danças folclóricas existe também a música folclórica composta pelas cirandas de roda, cantigas, serenatas, ... isso tudo sem falar da Literatura: trava-linguá,  quadrinhas, parlendas, . tem muita coisa pra gente aprender com o Folclore.
Hoje , na nossa aula vamos falar de lendas
LENDA é uma historia cheia de fantasia que é contada de geração em geração através dos tempos. Elas são em grande parte historias muito antigas e que muita gente já escutou.
·         Lista de algumas lendas e de personagens do folclore.
Boi Bumbá
Boitatá
Boto Cor de Rosa
Cuca
Curupira
Mula Sem Cabeça
Vitoria Régia
Saci-Pererê
Negrinho do Pastoreio
Iara
·         Pinte a lenda que você já ouviu:
·         Relatar o que sabe sobre as lendas
·         Musica no pátio-samba -Lele, o cravo brigou com a rosa,
 a barata diz que tem



Observação: As músicas folclóricas, assim como as cantigas de roda, devem ser cantadas acompanhadas de muita coreografia. A criança nesta fase é “corpo”, a linguagem não existe sem o movimento corporal. Por esta razão, use e abuse dos gestos e movimentos (muitas letras já os sugerem).

Português: Lenda do saci e dobradura e bilhete (texto coletivo)
Matemática: Gráfico sobre a lenda que quer ouvir na próxima aula
Geografia: ambiente - mudança nas florestas - preservação
História: lendas ontem e hoje

 Para Casa-Bilhete para a família pedindo que relatem as brincadeiras preferidas de quando eram pequenos

                                  SEGUNDO DIA

Roda de conversa:  Durante esta conversa pedir para as crianças que peguem a lição de casa, com as brincadeiras dos pais.
Qual brincadeira nunca ouviu falar e nem sabe como brincam??
Que tipo de brincadeira os pais brincavam??
E hoje o que vocês brincam?/
Que brincadeira seus pais brincavam e vocês brincam??

Historia do Dia- Lenda do boitatá
Após o intervalo brincadeiras de roda ( se eu fosse um peixinho, tango –tango morena)
Lingua Portuguesa- Lista comparativa brincadeiras de ontem e de hoje
Informática- Vídeo resumo das lendas mais conhecidas.
Educação física- Contato com alguns brinquedos que os pais brincavam ,como carrinho de rolimã.
Matemática- Tabela das brincadeiras preferidas das crianças


TERCEIRO DIA

Roda de conversa: trava língua, parlendas, adivinhas

Perguntar para crianças exemplos de trava línguas, parlendas e adivinhas, mostrar com cartazes alguns modelos. Perguntar se eles gostam mais de trava língua, parlendas ou adivinhas.
Vídeo: sitio do pica-pau amarelo “as aventuras do saci”- Duração de 2 horas. O vídeo,fala da importância de cuidar da nossa mata, respeitar o meio ambiente(Geografia, ciências),fala das travessuras  e das características do saci Pererê.
Leitura – Iara
Artes- Quebra –cabeça- Iara

Nenhum comentário:

Postar um comentário