Educar é Semear

Educar é Semear

domingo, 27 de agosto de 2017

DATAS PRINCIPAIS DO MÊS DE SETEMBRO

SECRETARIA DE  EDUCAÇÃO  CULTURA  E DESPORTO
PRAÇA 29 DE DEZEMBRO Nº 57
DEPARTAMENTO PEDAGÓGICO

         DATAS PRINCIPAIS DO MÊS DE SETEMBRO

01 A 07 :  INÍCIO DA SEMANA DA PÁTRIA

INÍCIO DA SEMANA DA PÁTRIA: Conscientizar os alunos da importância de vivenciarmos a Semana da Pátria fazendo com que ela possa ficar mais animada, cante com seus alunos, além dos hinos cívicos, canções que enaltecem nossa Pátria. Estas músicas podem ajudar a autoestima. Durante a semana, cantar o hino nacional o de Pernambuco e o hino do município. Poderão utilizar os hinos para trabalhar a gramática e fazer as interpretações. É preciso trabalharmos a semana da pátria com nossos alunos, levando-os a conhecer os problemas sociais, econômicos e políticos que constituem obstáculos e dificuldades para o engrandecimento do nosso país, bem como as grandes realizações, marco da nossa história, a fim de proporcionar-lhes maior compreensão, amor e espírito de luta pelo Brasil.
03 · DIA DO BIÓLOGO : Ser biólogo é uma profissão muito importante, pois é o estudioso dos seres vivos, sua morfologia – sua forma; sua organização – anatomia; seus tecidos – histologia; suas células – citologia, seu funcionamento – fisiologia, as doenças que acometem os seres vivos – patologia; sua relação com o meio ambiente – ecologia, dentre outras áreas. A regulamentação da profissão se deu em 1979, através da Lei 6.684, implementada no dia 03 de setembro, motivo pelo qual a data foi escolhida para homenagear esse profissional.
05 · DIA DA AMAZÔNIA: Dia da Camada de Ozônio: Identificar a importância de preservar o Meio Ambiente .Trabalhar atividades relacionadas ao meio ambiente…
07 · INDEPENDÊNCIA DO BRASIL :
A Independência do Brasil: Socializar junto aos alunos que a Independência do Brasil é um dos fatos históricos mais importantes de nosso país, pois marca o fim do domínio português e a conquista da autonomia política. Este ano estamos comemorando 195 anos.

08 · DIA INTERNACIONAL DA ALFABETIZAÇÃO  :

Dia Internacional da Alfabetização : Trabalhar a experiência e os estudos efetuados mostrando que a alfabetização pode ter um papel essencial na erradicação da pobreza, no aumento das possibilidades de emprego, na promoção da igualdade entre os sexos, na melhora da saúde familiar, na proteção do ambiente e na promoção da participação democrática. Um meio familiar alfabetizado favorece muito o desenvolvimento da criança, tendo um impacto positivo na duração da escolarização das moças e dos rapazes, bem como no modo como adquirem os conhecimentos.

09 · DIA DO MÉDICO VETERINÁRIO :Falar sobre a importância desse profissional .São inúmeras as áreas de atuação do médico veterinário. O profissional pode atuar desde as clínicas de pequenos até grandes animais, além de realizar cirurgias. Pode também trabalhar nas indústrias de produtos para animais, acompanhando a produção de alimentos, rações, vitaminas, vacinas e medicamentos, bem como no manejo e conservação de espécies, estudando a reprodução e conservação de animais silvestres em cativeiro, para implantar projetos em reservas naturais. O profissional está habilitado a fazer controle de saúde de rebanhos em propriedades rurais ou atuar em fiscalizações de estabelecimentos que comercializam ou reproduzem animais. A participação do médico veterinário também tem destaque no melhoramento da qualidade dos rebanhos.

18 · DIA DOS SÍMBOLOS NACIONAIS :

Os símbolos nacionais estão previstos na Lei 5.700, de 1971, que no seu artigo 1º classifica-os em quatro espécies: a Bandeira, o Hino, as Armas da República e o Selo. A Bandeira Nacional foi criada pelo Decreto 4, de 19 de novembro de 1989. Nela figuram os 26 estados da Federação e o Distrito Federal, cada um representado por uma estrela. As palavras Ordem e Progresso foram colocadas em razão da força do Positivismo de Augusto Comte à época e por insistência de Benjamin Constant. Estas palavras devem ser colocadas na bandeira em letras verdes sobre um fundo branco, obedecendo sempre aos requisitos previstos nos artigos 4º e 5º da Lei 5.700/71.
21 · DIA DA ÁRVORE :

Dia da Árvore: Esclarecer junto aos alunos que a Árvore é sinônimo  de vida. Uma árvore, por si só, pode  nos  trazer muitos benefícios. Desde a sombra aconchegante, até a folha de papel. As florestas plantadas (reflorestamentos) pelo homem devolvem a ele serviços e bens. Mas o equilíbrio tem que ser mantido com a preservação das matas nativas e a proteção dos mananciais, onde a flora e a fauna encontram ambientes diversificados. Sensibilizar os alunos para o assunto desmatamento; sensibilizar as crianças para os benefícios da árvore no dia a dia de todos os seres vivos; promover o cuidado com o meio ambiente.
23. INÍCIO DA PRIMAVERA
Início da primavera: Conscientizar os alunos que a primavera é uma das estações do ano que mais chama atenção em nossa região, pois, o ambiente fica mais colorido pela diversidade de flores e animais que a elas atraem, é pensando nisso, que aproveitamos a bela estação das flores para o estudo com essa temática a valorização do meio ambiente e importância da preservação.


30 · DIA DA SECRETÁRIA

No dia 30 de setembro se comemora o Dia da Secretária, dia especial para essa 
profissional que auxilia e proporciona um trabalho que requer extrema organização. É a responsável por agendas que contem informações e data de eventos, reuniões e outros compromissos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário