Educar é Semear

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quarta-feira, 9 de agosto de 2017

Atividades baseada nos descritores

                                                              Atividades 


1) (M051452E4) Observe no quadro abaixo as preferências por gêneros musicais dos estudantes da classe de Caio.

GÊNERO
NÚMERO DE ESTUDANTES
Axé
3
Pagode
12
Samba
15
Sertanejo
5

De acordo com esse quadro, qual é o gênero musical preferido por 12 estudantes?
A) Axé.
B)  Pagode.
C)  Samba.

D)  Sertanejo.

A lebre e a tartaruga

Um dia uma tartaruga começou a contar vantagem dizendo que corria muito depressa, que a lebre era muito mole e, enquanto falava, a tartaruga ria e ria da lebre. Mas a lebre ficou mesmo impressionada foi quando a tartaruga resolveu apostar uma corrida com ela.
“Deve ser só de brincadeira!”, pensou a lebre.
A raposa era o juiz e recebia as apostas. A corrida começou e, na mesma hora, claro, a lebre passou à frente da tartaruga. O dia estava quente, por isso lá pelo meio do caminho a lebre teve a ideia de brincar um pouco. Depois de brincar, resolveu tirar uma soneca à sombra fresquinha de uma árvore.
“Se por acaso a tartaruga me passar, é correr um pouco e fico na frente de novo”,
pensou.
A lebre achava que não ia perder aquela corrida de jeito nenhum. Enquanto isso, lá vinha a tartaruga com seu jeitão, arrastando os pés, sempre na mesma velocidade, sem descansar nem uma vez, pensando na chegada. Ora, a lebre dormiu tanto que esqueceu de prestar atenção na tartaruga. Quando ela acordou, cadê a tartaruga? Bem que a lebre se levantou e saiu zunindo, mas nem adiantava! De longe ela viu a tartaruga esperando por ela na linha de chegada.
Moral: Não devemos menosprezar a capacidade dos outros.

Disponível em: . Acesso em: 10 fev. 2013. (P070064F5_SUP)

23)   (P070065F5) Esse texto é
A)   um conto.
B)   um diário.
C)   uma fábula.
D)   uma notícia.

24)  (P070067F5) No trecho “... a tartaruga ria e ria da lebre.” (ℓ. 2), a repetição da expressão em destaque reforça
A)   a lerdeza da tartaruga.
B)   a provocação da tartaruga.
C)   o esforço da tartaruga.
D)   o nervosismo da tartaruga.

25)   (P070064F5) O que fez com que essa história acontecesse?
A) A lebre parar para descansar durante a corrida.
B) A lebre ter esquecido a tartaruga.
C) A tartaruga querer apostar corrida com a lebre.
D) A tartaruga vencer a lebre na corrida.

26)  (P070066F5) No trecho “... a tartaruga esperando por ela na linha de chegada.”. (ℓ. 15-16), a expressão
destacada indica uma ideia
A)   da causa da disputa entre os bichos.
B)   da maneira como os bichos correram.
C)   do lugar onde termina a corrida.
D)   do momento em que a disputa acontece.


Leia novamente o texto “A lebre e a tartaruga” para responder à questão abaixo.


27)   (P070068F5) De acordo com esse texto, a tartaruga venceu porque
A)   a lebre dormiu muito.
B)   a raposa era o juiz.
C)   desafiou a lebre.
D)   era mais rápida.

28)   (P070069F5)  No trecho “Se por acaso a tartaruga me passar, é só correr um pouco e fico na frente  de
novo, pensou.” (ℓ. 9-10) , as aspas foram usadas para
A)   destacar um comentário do narrador do texto.
B)   indicar o uso de uma expressão inventada.
C)   introduzir o pensamento de uma personagem.
D)   marcar uma frase importante do texto.


Leia o texto abaixo.

Caixa de texto: Os peixinhos

No maternal, uma menininha chega correndo e diz à professora:
“Professora corra que a Pati está olhando os peixinhos lá no tanque do parque!” Diz a professora:
“Tudo bem Clarinha, olhar peixinhos não tem problema algum...” Esclarece Clarinha:
“Acho melhor a senhora ir logo, é que ela está debaixo da água, junto com eles...”


Disponível em: . Acesso em: 2 fev. 2013. (P050625E4_SUP)

23)   (P050625E4) Esse texto é engraçado porque
A)   a professora acha normal observar os peixes.
B)   a professora dá aula no maternal.
C)   Clarinha pede ajuda à professora.
D)   Pati está observando os peixes debaixo d’água.

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