segunda-feira, 28 de agosto de 2017

Comemorações do mês de setembro


DATAS

COMEMORAÇÕES





01


Dia do Profissional da Educação Física

No dia 1º de Setembro, é comemorado em nosso país o Dia do Profissional de Educação Física, uma data voltada para a valorização e entendimento das várias modalidades que englobam essa profissão. Essa celebração ocorre nessa data por coincidir com a instituição da Lei Federal nº 9696, em 01 de setembro de 1998, que regulamentou a Profissão de Educação Física e criou os Conselhos Federais e Regionais de Educação Física.




03

Dia do Biólogo
O Dia do Biólogo é comemorado no Brasil em 3 de setembro. A data é uma referência a Lei Federal nº 6.684/79 de 3 de setembro de 1979, que regulamentou a profissão de Biólogo no país


07

Dia da Independência
Independência do Brasil é celebrada em todo dia 07 de setembro. Essa comemoração acontece desde a época do Primeiro Império, que, a cada ano, rememorava a ocasião em que o país se tornou independente de Portugal no ano de 1822. 
08
Dia Mundial da Alfabetização

Dia Mundial da Alfabetização, data criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) no ano de 1967, é comemorado em 08 de setembro e tem como principal objetivo fomentar a alfabetização em vários países. 
21

Dia Nacional da Luta das Pessoas com Deficiência
No dia 21 de setembro, é comemorado, no Brasil, o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência. Essa data foi oficializada em 2005, pela Lei Nº 11.133, entretanto, já era comemorada desde o ano de 1982.

21
Dia da Árvore
No dia 21 de setembro comemoramos o dia da árvore. Essa data ficou conhecida em razão do início da primavera, estação das flores, época em que as cidades ficam mais alegres devido às lindas cores das flores.

23
Início da Primavera
A primavera é a estação do ano que tem início com o fim do inverno. No Hemisfério Sul, a primavera começa no dia 23 de setembro e termina no dia 21 de dezembro; no Hemisfério Norte, essa estação inicia no dia 22 de março e termina em 21 de junho.






INDEPENDÊNCIA DO BRASIL


MODALIDADE

SUGESTÕES



Educação Infantil

Incentivar o amor e respeito a Pátria.
O que aconteceu no dia 7 de setembro;
A figura de D. Pedro I;
Os símbolos da Pátria: a Bandeira, as Armas, o Selo, Hino;





Ensino Fundamental I


Incentivar o amor e respeito à Pátria.
Leitura e interpretação do Hino Nacional e da Independência;
Conhecer os fatos que integraram a Independência do Brasil;
Trabalhar o mapa brasileiro ( Estados, Capitais e suas respectivas siglas)



Ensino Fundamental II

Leitura e interpretação do Hino Nacional e da Independência;
Conhecer os fatos que integraram a Independência do Brasil;
Conhecer e localizar os Estados, Capitais e suas respectivas siglas;
Os símbolos Nacionais e seus significados;
Trabalhar a situação Populacional e marcos históricos do nosso País por meio de gráficos, tabelas e dados estatísticos;
Refletir sobre os conceitos de Pátria e Nação;
Incentivar o amor e o respeito a Pátria.



EJA


Incentivar o amor e respeito a Pátria.
O que é a Pátria;
O 7 de Setembro
·     Os símbolos da Pátria
·     A vida no Brasil antes e depois da Independência
·     A importância do voto










TEXTOS DE APOIO
 




Dia do Profissional de Educação Física
A data de 1º de Setembro foi escolhida por coincidir com a data da Lei nº 9696, que Regulamentou a Profissão de Educação Física, em 1998.
De acordo com o Conselho Federal de Educação Física, é reconhecido como Profissional de Educação Física aquele identificado pelas denominações a seguir: Professor de Educação Física, Técnico Desportivo, Treinador Esportivo, Preparador Físico, Personal Trainner, Técnico de Esportes; Treinador de Esportes; Preparador Físico-corporal; Professor de Educação Corporal; Orientador de Exercícios Corporais; Monitor de Atividades Corporais; Motricista e Cinesiólogo.
O Professor de Educação Física tem um papel muito importante na vida de crianças, jovens e adultos, justamente por desenvolver a autoestima, promover a saúde, qualidade de vida e ética. Não é por mera coincidência que o símbolo da Educação Física é o Discóbolo de Mirón, que representa força e dinamismo.
Sua formação garante um bom conhecimento do funcionamento do corpo, a fisiologia e motricidade, por isso, suas orientações não se limitam as atividades, mas, também como devem ser executadas para otimizar os resultados.
Dia do Biólogo
Biologia é a ciência responsável pelo estudo de todas as formas de vida existentes em nosso planeta. Essa ciência caracteriza-se pelo estudo do funcionamento dos organismos, como eles originaram-se, sua evolução e ecologia.
O profissional responsável por essa área é o biólogo, que só teve sua profissão regulamentada em 3 de setembro de 1979, dia em que também foi criado o Conselho Federal de Biologia – CFBio e ficou estabelecido o Dia Nacional do Biólogo. Para exercer a profissão de biólogo, o profissional deve ser bacharel ou licenciado no curso de História Natural ou então no curso de Ciências Biológicas ou, ainda, em Licenciatura em Ciências com habilitação em Biologia.
O biólogo exerce as mais variadas atividades, atuando em três grandes áreas: Meio Ambiente e Biodiversidade, Biotecnologia e Produção, e Saúde. Segundo a resolução CFBio nº10, de 05/07/2003, são áreas do conhecimento do biólogo: as análises clínicas, a biofísica, biologia celularbioquímicabotânica, ciências morfológicas, ecologia, educação, ética, farmacologia, fisiologia, genética, imunologia, informática, limnologia, micologia, microbiologia, oceanografia, paleontologia, parasitologia, saúde pública e zoologia.
Percebe-se, portanto, que o biólogo pode trabalhar em indústrias, laboratórios de análises clínicas e zoológicos, escolas, faculdades, parques florestais e até mesmo atuar como fiscal de meio ambiente e perito. Sem contar, é claro, os diversos projetos de preservação ambiental e resgates de flora e fauna, que necessitam da atuação desse profissional.


Dia Mundial da Alfabetização

A alfabetização não é apenas o processo de aprendizagem de ler e escrever, pois é também um dos elementos responsáveis pelo desenvolvimento de um país.
Um país cuja população é alfabetizada e letrada apresenta melhores índices de desenvolvimento humano.
O Índice de Desenvolvimento Humano está intrinsecamente relacionado com a alfabetização e com o letramento. Quanto maior o acesso ao conhecimento e à cultura letrada, maiores são as chances de o indivíduo conseguir um bom emprego e, por consequência, ganhar um salário que atenda suas necessidades (incluindo acesso à cultura e ao lazer).
Alfabetização e Letramento estão intrinsecamente ligados, uma vez que o ensino da linguagem deve ser direcionado a três fundamentos básicos: a leitura, a compreensão e a produção em uma relação de contexto social. Por isso, é essencial que se alfabetize letrando, caso contrário, os índices de analfabetismo funcional dificilmente diminuirão.
Dia da Árvore

As árvores são plantas lenhosas de grande porte que, normalmente, apresentam um único tronco e ramos que formam uma copa. Quando se observa a paisagem, espécies com esse hábito são dominantes, além de serem as que possuem maior tempo de vida.
Assim como todas as plantas, as árvores possuem papel essencial na produção de oxigênio. Por meio da fotossíntese, vegetais, algas e algumas bactérias são capazes de transformar a energia luminosa em química e fixar o carbono em compostos orgânicos. Durante esse processo, oxigênio é liberado para o meio.

Importância das árvores:
·         Melhoram a qualidade do ar, principalmente nas grandes cidades, pois diminuem a poluição;
·         Servem de moradia para diversas espécies de pássaros;
·         As árvores frutíferas fornecem alimentos para os seres humanos e diversas espécies animais;
·         Proporcionam sombra e favorecem a redução da temperatura em praças, parques e etc;
·         Melhoram a umidade do ar, importante nos dias secos;
·         Evitam a erosão do solo;
·         As árvores deixam as paisagens rurais e urbanas muito mais belas.

Dia Nacional da Luta das Pessoas com Deficiência
O Dia Nacional da Luta das Pessoas com Deficiência foi instituído por iniciativa de movimentos sociais, em 1982, e oficializado pela Lei Nº 11.133, de 14 de julho de 2005. A data foi escolhida para coincidir com o Dia da Árvore, representando o nascimento das reivindicações de cidadania e participação em igualdade de condições

Art. 2o  Considera-se pessoa com deficiência aquela que tem impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas.  
Art. 27.  A educação constitui direito da pessoa com deficiência, assegurados sistema educacional inclusivo em todos os níveis e aprendizado ao longo de toda a vida, de forma a alcançar o máximo desenvolvimento possível de seus talentos e habilidades físicas, sensoriais, intelectuais e sociais, segundo suas características, interesses e necessidades de aprendizagem.
Parágrafo único.  É dever do Estado, da família, da comunidade escolar e da sociedade assegurar educação de qualidade à pessoa com deficiência, colocando-a a salvo de toda forma de violência, negligência e discriminação.
A deficiência atinge diferentes níveis e pode ser classificada em quatro tipos: a física, a auditiva, a visual e a mental.

·         Deficiência Física
O paciente apresenta problemas no seu corpo que comprometem o desenvolvimento de funções físicas. Esse tipo é encontrado, por exemplo, em paraplégicos ou em pessoas com paralisia, membros amputados ou deformidades congênitas.
·         Deficiência Auditiva
As pessoas com eficiência auditiva, por sua vez, são aquelas que possuem perda bilateral, parcial ou total do sentido da audição. Essa perda da capacidade de ouvir pode ser causada por problemas diversos, tais como doenças hereditárias, doenças maternas, problemas no parto, infecções virais, lesões, entre outras causas.

·         Deficiência Visual
As pessoas com deficiência visual são aquelas que apresentam problemas que dificultam a visualização de objetos. É considerado deficiente visual aquele que é cego ou apresenta uma baixa visão. Vale ressaltar que problemas como astigmatismo, miopia e hipermetropia não são considerados deficiências.

·         Deficiência mental
Na deficiência mentalas pessoas apresentam funcionamento mental abaixo da média. Vale destacar que, para ser considerada uma deficiência, os sintomas devem surgir antes dos 18 anos de idade.
Percebe-se, portanto, que existem diferentes tipos de deficiência e cada uma é responsável por um tipo diferente de limitação. Muitas vezes, essas limitações podem comprometer a qualidade de vida do indivíduo; por isso, faz-se de extrema necessidade o desenvolvimento de medidas de inclusão.
Início da Primavera
O movimento de translação (deslocamento da Terra em torno do Sol), juntamente com a inclinação do eixo terrestre em 23°27’ em relação ao plano orbital, é responsável pela variação de energia solar que atinge a superfície terrestre em uma determinada época do ano. Esse fenômeno é responsável pelas estações do ano: primavera, verão, outono e inverno.

A principal característica da primavera é o reflorescimento da flora, sendo considerada a estação mais florida do ano. Esse período é marcado por belas paisagens formadas pela natureza, com uma grande diversidade de flores, tais como orquídeas, jasmim, violeta, hortênsia, crisântemo, entre outras.
A temperatura durante a primavera é bastante agradável. No entanto, é importante ressaltar que essas estações são bem definidas apenas na Zona Temperada do Norte (entre o Círculo Polar Ártico e o Trópico de Câncer) e na Zona Temperada do Sul (entre Círculo Polar Antártico e o Tropico de Capricórnio).

Por Wagner de Cerqueira e Francisco

Nenhum comentário:

Postar um comentário