sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

Roteiro de atividades para o mês de março

Secretaria de Educação Cultura e Desporto
Praça 29 de Dezembro nº 57
Departamento de Ensino

A Escola Como Espaço de Convivência e Vivência Cidadã

BULLYING  E CYBERBULLYING


Secretária de Educação : Maria Eterilda Amorim Borba Assis
Diretora de Ensino:  Valdinere Alves dos Santos

                                           Cortês 2016


Bullying e Cyberbullying
Justificativa :

Pretende-se discutir com este  mini projeto as situações ocorridas no ambiente escolar caracterizada como bullying  e Cyberbullying  além disso, visa  discutir formas de convivência no espaço escolar, valorizando a amizade, os valores humanos e a integração entre os envolvidos na comunidade escolar .A prática do Bullying e Cyberbullying, tornou-se algo comum nos espaços educacionais, provocando cada vez mais atitudes violentas, tantos dos agressores, como das vítimas. Discutir as questões ligadas a estas  práticas  com toda a comunidade escolar, é importante, pois, proporciona a reflexão e evita que estes casos ocorram nas unidades escolares.
Objetivo geral :

Pesquisar e refletir sobre as causas e consequências do bullying e Cyberbullying tomando como partida as narrativas de alunos, professores, pais e responsáveis.

Objetivos Específicos :

Refletir sobre a necessidade de desenvolvermos ações educativas contra o bullying Cyberbullying  na unidade escolar.
Discutir com os alunos as principais causas de bullying.e  Cyberbullying
Aplicar atividades orais e escritas que estimulem a reflexão sobre as práticas de violência no espaço escolar.
Discutir o respeito as diferenças no espaço escolar.
Construir uma proposta de regras de convivência e contra o bullying Cyberbullying na unidade escolar.

Metodologia : Este mini projeto será desenvolvido através de leituras, discussão de textos, trabalhos em grupos, proporcionando uma reflexividade sobre as causas e consequências do Bullying. Também serão  utilizada as seguintes estratégias metodológicas:
·        Dinâmicas de Grupo;Produção de Textos , Palestras  com os pais e responsáveis;
·        Organização de Seminários; Resolução de casos; Leituras variadas;    

Clientela : Alunos, professores e toda a comunidade escolar.

Referência bibliográfica
FANTE, Cleo. Fenômeno Bullying – Como prevenir a violência nas escolas e educar para a paz. 2ª edição. Campinas SP: Veros Editora, 2005.
PEREIRA, Beatriz Oliveira. Para uma Escola sem violência: estudo e prevenção das práticas agressivas entre crianças. Edição: Fundação Calouste Gulbenkian, 2002.

    

   Sugestões de Atividades/Dinâmicas para se trabalhar o Bullying na Escola

Falar de Bullying virou moda na escola,  matéria de capa das revistas e documentário das emissoras de TV, agora vamos para a prática! Já li muita coisa sobre Bullying estes dias. Quero propor aqui algumas atividades  para serem realizadas em sala de aula ou com a própria escola.É importante que se explique para os alunos o que é Bullying, acredito que a essa altura do campeonato todo mundo já saiba, mas quanto mais informação melhor. O que fazer para que todos compreendam e vejam o Bullying com outros olhares? Como desenvolver atividades pedagógicas significativas dentro da sala de aula?  

Outra questão que considero importante é que falar de Bullying, discutir questões ligadas a Violência no Ambiente Escolar não deve ser um momento isolado, ou quando  a mídia começa a focar o assunto.

Bullying e Violência na Escola devem ser um tema para ser discutido o tempo todo:   com a família, com os professores e principalmente com os alunos. As atividades abaixo proporcionam a reflexão do tema de forma lúdica e inteligente.

1 - Dramatização
Utilize o teatro em sala de aula. Divida os alunos em grupos e motive os grupos a criarem uma dramatização sobre Bullying e Violência Escolar. Direcione os trabalhos para que as turmas criem duas versões, uma positiva e outra negativa. A cada apresentação, convide a turma a discutir sobre a apresentação, analisando os personagens e o contexto da dramatização.

2- Teatro de Fantoche

Utilizando os Bonecos de Fantoches, que podem ser confeccionados pela própria turma em uma aula de artes. Incentive a turma a através dos fantoches criarem histórias de Bullying. Direcione os trabalhos para que as turmas criem duas versão, uma positiva e outra negativa. A cada apresentação, convide a turma a discutir sobre a apresentação, analisando os personagens e o contexto  da apresentação.

3- Paródia
Paródia é uma imitação cômica de uma obra literária. Após falar sobre Bullying, discutir as causas, quem é a vitima, o agressor e outras questões teóricas importantes. Divida a turma em grupos, e incentive cada grupo escolher uma música e criarem uma parodia contra o Bullying. Para finalizar a atividade, poderá ser criado um concurso de paródias e coreografias contra o Bullying na própria turma ou na escola.


4- Júri Simulado

Explique a turma o que é um julgamento, como ocorre e quem compõe uma audiência de julgamento publico. Uma excelente atividade para discutir a Violência no Contexto Escolar e o Bullying. Segue a explicação da dinâmica Júri Simulado

Objetivos:

1- Estudar e debater um tema, levando todos os participantes do grupo se envolverem e tomar uma posição.
2- Exercitar a expressão e o raciocínio.
3- Desenvolver o senso crítico: 
Participantes: (Funções)
Juiz: Dirige e coordena o andamento do júri.
Advogado de acusação: Formula as acusações contra o réu ou ré.
Advogado de defesa: Defende o réu ou ré e responde às acusações formuladas
pelo advogado de acusação.
Testemunhas: Falam a favor ou contra o réu ou ré, de acordo com o que tiver sido combinado, pondo em evidência as contradições e enfatizando os argumentos fundamentais.
Corpo de Jurados: Ouve todo o processo e a seguir vota: Culpado ou inocente, definindo a pena. A quantidade do corpo de jurados deve ser constituído por número impar:(3, 5 ou 7)
Público: Dividido em dois grupos da defesa e da acusação, ajudam seus advogados a prepararem os argumentos para acusação ou defesa. Durante o juri, acompanham em silêncio.
 
Passos:

1-Coordenador apresenta o assunto e a questão a ser trabalhada. 
2- Orientação para os participantes.
3- Preparação para o júri.
4- Juiz abre a sessão.
5- Advogado de acusação (promotor) acusa o réu ou ré (a questão em pauta).
6- Advogado de defesa, defende o réu ou a ré.
7- Advogado de acusação toma a palavra e continua a acusação.
8- Intervenção de testemunhas, uma de acusação.
9- Advogado de defesa, retoma a defesa.
10- Intervenção da testemunha de defesa.
11- Jurados decidem a sentença, junto com o juiz.
12- O público, avalia o debate entre os advogados, destacando o que foi bom, o que faltou.
13- Leitura e justificativa da sentença pelo juiz.

                                         

 Elaborando uma Reportagem     8º e 9º ano

                                             A pauta: o roteiro da reportagem

Pensar e elaborar uma boa pauta é o começo de qualquer boa reportagem jornalística. Ela é o guia, o roteiro, o briefing que vai orientar o repórter em seu trabalho. A pauta é a solicitação, por parte do pauteiro, do trabalho que ele deseja que o repórter execute. Costumo dizer aos meus alunos que quando o trabalho de apuração da informação é feito por apenas uma pessoa, e não há as figuras do pauteiro, do repórter, do editor etc., mas todo trabalho é feito por apenas uma pessoa, ao em vez de pauta, podemos falar em um roteiro pessoal para o trabalho de reportagem. Ao contrário do que se pensa, deve haver um cuidado muito grande na hora de preparar a pauta ou o roteiro de reportagem. Além de pensar bem o que se quer dizer no texto e a maneira como se quer falar, é preciso criatividade e estar bem informado sobre o assunto que se quer escrever. Além disso, vale lembrar que a pauta ou o roteiro não devem ser uma camisa de força. Se, por um lado, o repórter deve segui-los com precisão, por outro, em alguns momentos, deve abandonar sua rigidez e apostar na sua sensibilidade, no seu ‘faro’. Enfim, na hora de elaborar a pauta ou o roteiro da reportagem:

1. Deixe claro, no início da pauta, a retranca, ou seja, o assunto de que deverá tratar a reportagem.

2. Pesquise sobre o assunto: anote dados que você acha relevantes e que já estão disponíveis em algum lugar. Hoje em dia, além dos jornais, a internet e sites de busca como o Google e o Yahoo são boas fontes para essa primeira etapa do trabalho;

3. Em seguida, aponte os elementos a serem problematizados. Esclareça para o repórter – no caso de estar elaborando uma pauta – ou para você mesmo – em se tratando de um roteiro –, o que a matéria vai acrescentar às informações já disponíveis;

4. A seguir, indique fontes a serem ouvidas, ou seja; as pessoas que podem ser entrevistadas sobre o assunto. Sugira as possíveis perguntas a serem feitas pelo repórter e, por fim, anote nomes e, na medida do possível, e-mails e telefones das fontes. Neste ponto, lembre-se que nem sempre apenas as autoridades são ouvidas. Sugira também entrevistas com pessoas do povo, e aí nem sempre você precisa citar nomes;

5. Se você dispuser de equipamento fotográfico, não deixe de sugerir ou roteirizar fotos e imagens que devem, junto com o texto, ilustrar o trabalho;

6. No final, indique o número de laudas que o repórter tem para escrever. Isso é importante, pois é uma forma de garantir que não vai faltar nem sobrar texto. Uma lauda, para quem ainda não tem familiaridade com a linguagem jornalística, corresponde a um conjunto de 1400 (mil e quatrocentos) caracteres contados os espaços. Uma matéria jornalística de um tamanho razoável tem, em média, duas laudas.Com as dicas acima, a sua pauta ou roteiro estão prontos e o seu repórter ou você estará mais habilitado a fazer o trabalho de campo: a reportagem. Veja no exemplo de pauta a seguir como podem ficar os seis tópicos de que falamos acima e depois tente elaborar a sua pauta. Sucesso!

Fontes:


SECRETARIA DE EDUCAÇÃO
PRAÇA 29 DE DEZEMBRO Nº 57
DEPARTAMENTO PEDAGÓGICO

ROTEIRO DE MARÇO
DATAS
ATIVIDADES

08/03
Dia Internacional da Mulher:
Conhecer as diversas atividades femininas e fazer o aluno refletir sobre a importância do trabalho da vida da mulher. Mostrar aos alunos a importância da mulher em conquistar o seu espaço na sociedade. Salientar que todas as profissões são importantes e fazem diferença na sociedade.
Informar sobre os direitos e deveres da mulher; Conhecer a Lei Maria da Penha, que visa proteger a mulher; Confecção de cartazes, painéis e cartões.
19/03
Dia de São José /Dia do Plantio do Milho: Vivenciar com colagens pinturas / Identificar a importância do milho na culinária
22/03
Dia Mundial da Água :
Criar um momento de reflexão, conscientização sobre a necessidade de economizar Água;
Refletir sobre uso correto da água nas atividades do dia-a-dia;
Reconhecer a importância desse líquido essencial para a saúde da humanidade;
Demonstrar aos alunos e consequentemente às famílias a necessidade de cuidar hoje, desse bem natural: A Água, para termos um futuro garantido.
O dia da água poderá ser trabalhado por meios de dramatizações, cartazes, desenhos paródias sobre importância da água , produção de textos ,etc
27/03
Dia do Circo:
Preservar e estimular a tradição da arte circense! Pouco a pouco, os palhaços - junto com os circos – foram perdendo espaço para o cinema, a televisão, os videogames... A infância ficou mais curta e a ingenuidade virou um fator de risco Preservar a magia do circo é manter viva essa criança que temos dento de nós mesmos!
Desenvolver nas crianças, através de atividades lúdicas, o desejo de conhecer e valorizar a arte circense. Fazer as crianças conhecerem e valorizarem a arte circense; Despertar o gosto pela arte, pela música e pela poesia;
31/03
Dia da Saúde e Nutrição
O Dia da Saúde e da Nutrição é uma data comemorativa criada no Brasil para conscientizar a população para a importância da saúde e boa alimentação. Esse dia é escolhido para que as pessoas possam pensar na sua própria saúde e seus hábitos alimentares.  Reconhecer a importância das frutas, verduras e legumes Pesquisando sobre o valor nutritivo apresentando sobre forma de teatro, fantoches,etc.
DRAMATIZAÇÃO: O CICLO DA ÀGUA
PERSONAGENS: Vários alunos.
DESENVOLVIMENTO

1ª Personagem — Uma menina representando a Água
FALA:
— Há, como é triste ser Água...!— Fui feita para matar a sede, limpar, lavar, repor energia, dar vida!
— Vejam como estou agora:
* Fraca, cada vez mais poluída, indefesa.— Não sei o que fazer!
2 ª Personagem – Um menino, representando um Ecologista
FALA:
— É amiga Água , tenho brigado muito para te defender, mas são poucos os que me escutam.
Alguns homens se reúnem, discutem, falam em te proteger, que estão preocupados em evitar que te maltratem tanto, que acabes sumindo da terra, mas são muitos, os que não estão, nem ai para você.
— Não fique triste minha amiga, eu vou continuar lutando para despertar nos homens, a consciência pela tua importância. Mostrar para eles que sem você é impossível a vida na terra, para qualquer ser vivo.
3ª Personagem – (Menino ou menina) O Sol
FALA:
— É, eu estou decepcionado com a humanidade.
— Agora, com a escassez de água, tenho que aumentar o meu calor.
— Não consigo me controlar.— Estou fazendo mal a terra, sem querer.
2ª FALA DA ÁGUA
— Vejam meus amigos, já não consigo nem se quer seguir meu ciclo normalmente, pois falta EU, a água, muitas vezes...
— Eu tenho que estar nos corpos para sair no suor.
-- Eu tenho que esta nas plantas e nos animais, para sair em vapor
-- Tenho subir para a atmosfera, ser aquecida pelo meu amigo SOL, virar nuvens fofinhas.
--Tenho que ficar geladinha, pesada, tão pesada que desço de lá como chuva, há como é gostosa essa brincadeira, trás vida e felicidade aos seres vivos.
— Por favor!!! Cuidem de mim, eu não quero acabar, e chora.
                                       RETORNAM AO PALCO: O SOL, ECOLOGISTAS E OUTROS PERSONAGENS.
Ao redor da água, começam a cantar: A Água é minha amiga  /Com ela posso contar /Pra lavar e tomar banho E minha sede matar/Vamos todos protegê-la/E a natureza preservar
Resgatar suas nascentes/Para ela não faltar/Não fique triste amiga Água
De você vamos cuidar/Conscientizar a humanidade/Para vida que nos dshttp://meustrabalhospedagogicos.blogspot.com.br



EDUCAÇÃO INFANTIL
Descrição: C:\Users\Mery\Pictures\escola-da-familia-5-300x252.jpg                     DATAS COMEMORATIVAS DE MARÇO
19 Dia do Carpinteiro   e  Dia do Plantio do Milho
23 Dia do Optometrista
27 Páscoa
30 Dia Mundial da Juventude
      


Cortês ,2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário