terça-feira, 9 de fevereiro de 2016

Dez Novas Competências Para Ensinar.

Dez Novas Competências Para Ensinar.
De acordo com Perrenoud “É preciso reconhecer que os professores não possuem apenas saberes, mas também competências profissionais que não se reduzem ao domínio dos conteúdos a serem ensinados”. E, dessa forma, o autor coloca que há dez novas competências para ensinar, que dividem-se em dez grandes grupos:

1. Organizar e estimular situações de aprendizagem.
2. Gerar a progressão das aprendizagens.
3. Conceber e fazer com que os dispositivos de diferenciação evoluam.
4. Envolver os alunos em suas aprendizagens e no trabalho.
5. Trabalhar em equipe.
6. Participar da gestão da escola.
7. Informar e envolver os pais.
8. Utilizar as novas tecnologias.
9. Enfrentar os deveres e os dilemas éticos da profissão.
10. Gerar sua própria formação contínua.

Analisando essa lista com as dez novas competências, observa-se que existe um desvio existente entre o fato de saber ministrar aulas de uma disciplina específica, e as habilidades pedagógicas que os docentes devem ter em comum.

As práticas pedagógicas exigem competências muito mais apuradas, provenientes tanto da didática quanto da gestão de classe. Prática essa, que cada um aprende por si só, no seu cotidiano, com as dificuldades enfrentadas nas salas de aula, cada vez mais heterogêneas.

O saber acadêmico, que foi adquirido na formação específica de cada professor, parece não bastar para cumprir as novas exigências voltadas ao ofício de professor atualmente.
Dessa forma, é importante considerar, segundo o próprio Perrenoud que é necessário :

1. reconhecer que os professores não possuem apenas saberes, mas também competências profis­sionais que não se reduzem ao domínio dos conteúdos a serem ensinados;

2. aceitar a idéia de que a profissão muda e sua evolução exige atualmente que todos os professores possuam novas competências, antes reservadas aos inovadores ou aos professores que precisavam lidar com os públicos mais difíceis.

Por isso, é fundamental que cada professor seja reflexivo, e aprenda a aprender com suas experiências e práticas cotidianas.

Dez Novas Competências Para Ensinar.
Phlippe Perrenoud – Artmed, 2000.


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