sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

Informes 2016 : Coordenação pedagógica

  Secretaria de Educação Cultura e Desporto
  Praça 29 de Dezembro nº 57
  Departamento de Ensino

Informativos  2016

Quando se trata de educação temos um grande compromisso. Como agentes atuantes deste processo se faz necessário, fazermos intervenções para que haja bons resultados. Segue alguns pontos fundamentais que são primordial em sala de aula

Lembretes :

O cantinho da leitura é primordial na sala de aula (deve está exposto)
O cartaz de chamada deve está atualizado
Entregar as fichas de chamadas totalmente preenchidas.
Analisar com cuidado as fichas mensais
Observar a grafia dos alunos, como escrevem no caderno  se escrevem nas linhas corretamente observando o tamanho das letras .
A leitura deve fazer parte da rotina ( Todos os dias )
Se o meu aluno não está lendo o que fazer para melhorar?
Colocar a sala em ciclo se possível
Colocar alunos em dupla a que sabe mais com o que sabe menos.
Realizar o planejamento diário de aulas.
Trabalhar atividades diversificadas
Atenção Coordenadores :

Para despertar o interesse do aluno pela leitura o que podemos fazer?
Fazer competição de Leitura
Induzir o aluno a visitar a biblioteca
Usar e abusar dos gêneros textuais
Trabalhar recadinhos do coração
Correio da amizade ,Caderno da Leitura
Cardápio de Leitura
Caderno de produção de textos
Caderno reporteca ou de noticias
Textos musicais

Educar é semear com sabedoria e colher com paciência
Augusto Cury




Coordenação : Valdinere Alves Santos


Secretaria de Educação Cultura e Desporto
Praça 29 de Dezembro nº 57
Departamento de Ensino


Caros gestores e coordenadores

O foco principal de uma escola é o ensino aprendizagem e gerenciar uma escola não é apenas envolver-se nos termos administrativos, organizar festas etc. O ponto principal é o pedagógico. Gestor e coordenador devem está sempre articulados e entrosados nas realizações e decisões.

Nas reuniões pedagógicas trabalhar os resultados das avaliações mostrando aos professores a responsabilidade que todos tem com o aprendizado da turma. Deve fazer inferências traçando metas e ações a fim de se obter um resultado de qualidade para todos. Mesmo diante das dificuldades, temos que tentar. Sabemos que existem fatores diversos que prejudicam como o descaso dos pais, a deficiência de muitos alunos bem como o comportamento etc. Porém, faremos a nossa parte.

Diante da inversão de valores morais e culturais, crescentes na sociedade  atual e da ausência do espirito  de cidadania ,vemos a necessidade de encontrar meios que resgatem o patriotismo e respeito a pátria .Como ponto de partida  para o desenvolvimento desta consciência cívica ,valorizamos a utilização do hino nacional bem como outros hinos cívicos como o hino do município o de Pernambuco ,da bandeira nacional e o da pátria .Pois constitui-se ferramenta principal de conhecimento e informação no processo  pedagógico do aluno. Portanto sugerimos que a cada inicio de semana sejam cantados os hinos cívicos

As fichas de leitura mensais devem ser analisadas para ver se está ocorrendo avanço ou não. A função do coordenador na escola é ser mediador da aprendizagem junto ao professor. Cuidado para não exercer a função de gestor. Ambos devem ser parceiros mais saibam dividir as funções para que o trabalho de todos seja efetuado com sucesso. É de responsabilidade dos coordenadores pedagógicos: Orientar, Acompanhar, Monitorar, Mediar, Assessorar ,Coordenar, Desenvolver ,Realizar, Fazer ,Reunir...Organizar etc.

Realizar visitar as salas de aula sempre, (É uma forma de incentivo e cobrança também é bom que os professores vejam que a coordenação  é atuante.)
Promover oficinas de leitura. A leitura deve ser o FOCO  da escola
Analisar os resultados bimestrais para a tomada de decisões.
Desenvolver junto às coordenadoras  projetos  de intervenção.
Fazer o relatório das atividades durante o bimestre, notificando as reuniões internas e externas.
Estudar com os professores textos referentes a avaliação, planejamento enfim ,ao que se refere ao processo   de ensino aprendizagem.
Procurar apoiar as professores com auxílio de materiais de apoio. Juntar professoras para realizar planejamento, tirando as dúvidas sobre o mesmo.
Monitorar o diário de classe observando registro de aula, frequência e planejamento
Estimular a leitura e pesquisa através da realização de projetos, gincanas, concursos e campanhas literárias;
Construir um acervo de materiais pedagógicos multimídia, que propicie o enriquecimento das aulas, disponibilizando aos professores os programas da TV Escola e DVD Escola e outros programas de TV (documentários e filmes paradidáticos, etc.);

Coordenação : Valdinere Alves Santos 

Nenhum comentário:

Postar um comentário