sábado, 5 de abril de 2014

Para Alfabetizar os Alunos

DICAS PARA PROFESSORES DE ALFABETIZAÇÃO

Para Alfabetizar os Alunos
• organize a classe de maneira que todos os alunos possam participar dos projetos
• leia diariamente para eles
• escreva na lousa ou num cartaz o título do texto lido e o nome dos personagens (se houver)
• peça que reproduzam o que você leu, como souberem
• coloque material de leitura ao alcance dos alunos
• comente sobre livros ou outros textos que você leu e achou interessantes
• trabalhe com textos que permitam memorização, organize coletâneas com eles e incentive o aluno a fazer leitura de memória
• leve para a sala de aula embalagens vazias, folhetos de propaganda, catálogo de livros etc
• crie situações em que a escrita se faça necessária
• faça produção coletiva de textos
• procure ler o que os alunos rabiscam ou tentam escrever - traduza para a escrita convencional
• distribua letras móveis e desafie-os a formar e ler palavras
• ofereça jogos e incentive-os a jogar
• elogie todas as tentativas dos alunos

Trabalho com Classes Heterogêneas
Atividades das quais todos participam:
• conversas e debates
• leitura, compreensão e interpretação de texto
• produção de texto: coletiva, em grupos, dupla e individual
• recriação de texto de outros autores


Atividades para alunos não alfabetizados:
• jogos para:
o reconhecer letras
o relacionar som e grafia
o perceber como se combinam letras formando palavras
o leitura apoiada principalmente na memória e na ilustração
o escuta de leitura
o compreensão e interpretação de textos (oralmente, através de desenhos, dramatizações, tentativas de escrita)
Atividades exclusivas para alunos alfabetizados:
• jogos para aperfeiçoar:
o grafia das palavras
o aspectos gramaticais
o segmentação de palavras e frases
• uso de dicionário
• trabalho independente de leitura e escrita
• revisão de texto (auto correção)
• reescrita de texto - coletiva, em duplas, individualmente

Sugestões de atividades
Atividades das quais todos participam:
• Leitura de histórias e outros textos
o desperta e desenvolve o gosto pela leitura;
o favorece o conhecimento intuitivo da escrita;
o possibilita a internalização do discurso escrito - por exemplo, a leitura freqüente de texto narrativo favorece a apropriação da estrutura da narrativa e do uso de elementos de coesão, contribuindo para que o aluno produza textos mais claros e coerentes
o
• Elaboração de jornal
o possibilita que o aluno se exercite na produção de diferentes tipos de textos (narrativo, informativo, argumentativo, publicitário, humorístico etc;
o desenvolve habilidades de planejamento, coleta e organização de informações; escolha do tipo de texto mais adequado à finalidade definida; planejamento do texto a ser escrito, de acordo com a modalidade textual (narrativo, publicitário, argumentativo etc; revisão e reescrita de texto; diagramação; ilustração.
• Títulos (de histórias e outros textos)
o favorecem a leitura do texto (ajudam a antecipar o conteúdo / mensagem do texto)
o ajudam a estabelecer relação entre texto e contexto (construção do sentido)
o contribuem para a alfabetização inicial:
 são modelos de escrita convencional - quando, após uma leitura feita, o professor registra o título na lousa ou num cartaz para o aluno copiar no caderno;
 levam a pensar sobre a escrita - quando o aluno é solicitado a escrever o título da história lida, da forma que sabe;
 possibilitam observar a separação das palavras numa frase;
o podem ser utilizados em diferentes atividades (dar títulos a desenhos, contos etc.
• Trabalho com nomes próprios
o os nomes próprios são um ótimo ponto de partida para a alfabetização porque:
 são palavras significativas para os alunos;
 funcionam como modelos estáveis de escrita convencional;
 propiciam o confronto entre diferentes escritas (diferentes nomes têm letras diversas, diferentes quantidades e arranjos de letras);
 fornecem informações sobre letras e outras convenções da escrita de palavras (variedade, quantidade, posição das letras na palavra).
• Atividades com letras móveis
o facilitam a alfabetização inicial porque:
 os alfabetizandos arriscam-se mais em suas tentativas de escrita e corrigem com mais rapidez e menos esforços quando erram;
 favorecem a reflexão sobre a escrita: que letras usar, quantas, em que ordem;
 estimulam a cooperação entre os colegas - os mais adiantados ajudam os que têm dificuldade.
• Jogos
o levam ao reconhecimento das letras do alfabeto;
o ajudam a relacionar som e grafia
o contribuem para a percepção de como se combinam letras para formar palavras;
o fixam a grafia correta de palavras mais usuais;
o favorecem a aprendizagem de conteúdos gramaticais.
• Revisão e escrita coletiva e individual de texto
o desenvolve a consciência da necessidade de estruturar bem o texto, evitando lacunas e repetições, utilizando eixos de coesão próprios da escrita e pontuação;
o favorece o uso adequado da concordância verbal, nominal e pronominal;
o contribui para a grafia correta das palavras mais usadas.
• Trabalho com rimas: poesias, letras de músicas, parlendas, adivinhas etc
o desperta e desenvolve o gosto por esse tipo de texto;
o desenvolve a sensibilidade e a consciência sonora, fundamentais para a alfabetização;
o familiariza o aluno com aspectos discursivos do texto poético: rima, ritmo, repetição, uso de metáforas e aspectos gráficos de organização desse tipo de texto;
o por ser fácil de memorizar, o texto poético pode ser usado na alfabetização inicial: como modelo de escrita convencional; como texto para leitura de memória; para atividades lúdicas do tipo: descobrir a palavra que falta, colocar em ordem os versos, remontar estrofes, recortando e colando as palavras da poesia, canção ou parlenda etc.
• Trabalho com rótulos e propagandas
o possibilita o reconhecimento de nomes de marcas conhecidas;
o propicia o contato com diferentes tipos de letras;
o funciona como modelo de escrita convencional;
o leva a pensar sobre como se estruturam as palavras (letra inicial e final, relação entre som e grafia, posição das letras na palavra);
o favorece a capacidade de grafar um certo número de palavras e frases curtas (apoiando-se na memória) mesmo antes de estar alfabetizado.

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