Sequência
Didática: Trabalhando com o poema a Casa de Vinícius de Moraes.
Era uma casa muito
engraçada
Não tinha teto, não tinha nada
Não tinha teto, não tinha nada
Ninguém podia entrar
nela, não
Porque na casa não tinha chão
Porque na casa não tinha chão
Ninguém podia dormir
na rede
Porque na casa não tinha parede
Porque na casa não tinha parede
Ninguém podia fazer
pipi
Porque penico não tinha ali
Porque penico não tinha ali
Mas era feita com
muito esmero
Na rua dos bobos, número zero
Na rua dos bobos, número zero
1º Dia –
SENSIBILIZAÇÃO E INTRODUÇÃO
1º momento:
·
Exibir o vídeo do
poema cantando com as crianças;
·
Conversa na rodinha – Perguntar às crianças se eles já ouviram o
poema antes? se gostaram? Se sabem quem o escreveu? Se já ouviram falar de
Vinícius de Moraes? Conversar com elas sobre que foi Vinícius de Moraes
(Bibliografia), apresentar uma fotografia do escritor; e dizer a elas que por
um período estaremos trabalhando com alguns poemas escritos por ele e que
muitas coisas irão aprender ao estudar estes poemas.
·
Escrever o poema com
letras garrafais (na classe, junto com as crianças) A casa - em papel metro com
o formato de casa;
·
Pedir para que as
crianças ilustrem o cartaz pintando com: tinta guache, ou giz de cera –
afixá-lo na classe;
·
Exibir o vídeo ou
música do poema novamente, cantando com as crianças – apontando as palavras no
cartaz (fazer isso algumas vezes);
2º Dia: CÃNTICO,
INTERPRETAÇÃO E CRIAÇÃO
·
De posse do cartaz;
colocar a música para as crianças ouvirem, primeiro ler, depois cantar com elas
várias vezes – apontando as palavras no cartaz;
·
Interpretando
oralmente o poema: Questionar às crianças quanto:
- Qual é o título do poema?
- Quem é o seu autor?
- Sobre o que fala o mesmo?
- A casa da qual o poema fala é igual ou diferente da que a
gente mora? Por quê?
- Por que a casa do poema pode ser considerada engraçada?
·
Fazendo arte: dar às
crianças uma folha de papel com apenas dois riscos e pedir para que elas,
usando tinta guache e o dedo, completem o desenho da casa colocando as partes
que faltam nela de acordo com o poema: teto, chão, paredes, o pinico, o número
da casa e o nome da rua;
- Escreva na lousa o numero: 0 e o nome da rua: RUA DOS BOBOS
para as crianças se apoiarem;
- Questionar o que é o número ZERO = 0? Representa alguma coisa?
- Por que Rua do BOBOS?
3º Dia – Natureza e
sociedade:
1º momento:
·
Contação de história –
os três porquinhos (com exibição de vídeo);
·
Ao assistirem ao vídeo
– em relação às casas dos Três Porquinhos, os que puderam perceber? São iguais?
São feitas dos mesmos materiais?
·
Na rodinha – conversar
com as crianças sobre que materiais são necessários para a construção de uma
casa onde se compra esses
·
Construindo
coletivamente uma lista de materiais que usamos para construir uma casa; “Para construir uma casa eu necessito de
alguns materiais”:
- Na medida em que as crianças forem falando os
materiais a professora deverá listá-los na lousa, lê-los com as crianças e
depois escrever no papel metro para afixá-lo na classe;
2º momento: Passeio pela comunidade para que as crianças
observem os diferentes tipos de casa ali existentes – se possível
fotografá-las;
4º Dia: Retomando e relembrando o passeio pela comunidade:
Conversar na rodinha:
· Ao observar as casas
durante o passeio o que elas puderam perceber?
· As casas são todas
iguais? Por quê?
· Todas são feitas com
os mesmos materiais?
· Será que todas as
pessoas vivem em casas? Ou existem outros tipos de moradias?
· Trabalhar com as
crianças sobre os diferentes tipos de moradias: casas, apartamentos, barracos,
palafitas, ocas indígenas, casas de pau a pique, e outras.
Para casa: Com a ajuda
do pessoal de casa pesquise em livros e revistas diferentes tipos de moradias e
cole nesta folha.
5º Dia:
1º momento: Reflexão
sobre a escrita das palavras do poema: CASA
Colocar novamente a
música e cantar com as crianças apontando as palavras com o dedo no cartaz;
·
Escrever a palavra
CASA – em tiras de papel usando diferentes tipos de letras: cursiva e de
imprensa e apresentá-lo para as crianças e pedir para que elas observem;
·
Entregar a letra do
poema impressa para as crianças e pedir para que elas localizem no poema a
palavra casa, circulem e pintem;
·
Escrever a palavra
CASA na lousa e pedir para que as crianças leiam primeiro rapidamente, depois
pausadamente: CA – SA batendo palmas;
- QUESTIONAR:
· Quantas letras?
Quantas sílabas?
· Qual a primeira letra?
Qual a última letra? Quais as letras intermediárias?
2º momento: escrita espontânea de palavras e letras
·
Pedir para que as
crianças escrevam a palavra CASA na mesa usando o dedo;
·
Escrever a palavra
casa no papel usando o dedo e tinta;
·
Pedir para que tentem
escrevê-la na lousa da forma que souberem;
·
Traçar a 1ª letra da
palavra CASA na caixa de areia; sobre a mesa; na folha de papel usando tinta
guache;
·
Colar barbante sobre a
letra: C
·
Modelar a letras da
palavra CASA (com massinha);
·
Montar a palavra CASA
usando letras móveis
·
Fazer bolinhas de
papel crepom e ilustrar a letra: C;
Para casa: Entregar uma folha impressa para as crianças
pedindo que elas procurem em livros ou revistas palavras e figuras que comecem
com a mesma letra inicial da palavra CASA.
·
Na classe – retomar a
atividade que passou para casa e
· - Contextualizando -
escrita das letras da palavra casa: C; A; S; A. (de vez e uma de cada vez;
· Ensaio coreográfico do
poema a CASA para no final ser apresentado no SARAU dos pequenos poetas GIL
NUNESMAIA.
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