quinta-feira, 15 de setembro de 2011

PROJETO – CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM HUMANIDADES NAS
                     SÉRIES INICIAIS

QUESTIONÁRIO PARA INVESTIGAÇÃO NA ESCOLA
Identificação
Rede de Ensino: Estadual (  ) Municipal (  )
Município:  _________________________________________________________________
Nome da Escola:______________ _______________________________________________
Bairro: _____________________________________________________________________
Nome do Professor/a: _________________________________________________________
Série/Ciclo:_______N° de Alunos:______Faixa etária dos alunos:____________
Turno: ____________

I.         ASPECTOS SÓCIO-CULTURAIS E DE SOCIALIZAÇÃO DA CRIANÇA
1.    Indique (com um X) a composição familiar de seus alunos que mora na mesma casa:
a)    Famílias com pai, mãe e filhos (  )
b)   Famílias com pai, mãe, avós e filhos (   )
c)    Famílias com mãe e filhos (   )
d)   Famílias com pai e filhos (   )
e)    Famílias com avós e netos(   )
f)    Famílias com outra composição (   )
2.    Como se caracterizam as relações entre as crianças na escola? Participativas, agressivas, solidárias? Outras:
________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3.    Enumere os tipos de trabalho exercido pelos pais de seus alunos:
________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4.    Aponte o número de pais em situação de desemprego:
 _______________________________________________________________________
5.    Aponte o número de famílias que obtêm auxílios de programas governamentais e direitos sociais: bolsa família, bolsa escola, aposentadoria e outros:
________________________________________________________________________________________________________________________________________________
6.    Indique os tipos de brincadeiras presentes no cotidiano escolar de seus alunos:
_______________________________________________________________________
_______________________________________________________________________

7.    Quais os grupos étnicos que predominam na escola e em sua sala de aula: indígenas, negros, mestiços, brancos, amarelos, outros? 
________________________________________________________________________________________________________________________________________________

8.    Em sua sala de aula existem crianças com necessidades especiais? Quantas e que tipos de necessidades?
________________________________________________________________________
________________________________________________________________________


II.      CATEGORIAS GEOGRÁFICAS DO AMBIENTE EDUCACIONAL DA CRIANÇA
1.    Quais são as características marcantes da paisagem do bairro, da comunidade e do município?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2.    Existem patrimônios ambientais no município e na localidade? Quais? Eles são protegidos? ________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3.    Existem problemas de depredação ambiental no bairro, na comunidade e no município? Quais? _______________________________________________________________________ ________________________________________________________________________
4.    Quais os tipos de moradia de seus alunos?
o    Casa (  ); Apartamento (   ); Palafita (  ); Outros: ___________________________
o    Materiais: Madeira (   );  Alvenaria (   );  Taipa (   ); Outros:__________________
o    Propriedade: Alugada (   ); Cedida (   );  Própria (   );  Outras:_________________

5.    Quais as condições do saneamento básico do bairro ou comunidade?
o    Água: Encanada (   );  Poço (   );  Cacimba  (   ); Açude (   ); Outros:___________ _________________________________________________________________
o    Água potável:  Fervida (   ); Filtrada (   );  Mineral (   ); Outros:_______________
o    Destino dos dejetos: Fossa (   );  Sistema de tratamento de esgoto (   );
Rua (   );  Céu aberto (   );   Outros:_________________________________
o    Destino do lixo:  Coleta pública (   ); Rua (   );  Enterrado (   );  
                               No quintal (   );     Outros:_______________________________________
o    As ruas da comunidade possuem asfalto?
     Sim a maioria (   );  Sim a minoria (   );  Não (   )     
6.    A maioria de seus alunos mora próximo da Escola? (   ) Sim (   ) Não
7.    Os alunos utilizam meios de transporte para chegar a Escola? (   ) Sim (   ) Não. Quais?
___________________________________________________________________


III.   CATEGORIAS HISTÓRICAS DE ABORDAGEM DA FORMAÇÃO DA CRIANÇA
8.    Quais as instituições sociais que existem na comunidade onde esta inserida a escola:  posto de saúde, posto policial, igrejas, associações comunitárias e de trabalhadores, centros de cultura, outros?
___________________________________________________________________________________________________________________________________________
9.    Enumere os festejos e datas comemorativas presentes na cultura local: ________________________________________________________________________________________________________________________________________________
10.         Quais as manifestações culturais se fazem presentes na localidade: crenças, valores, saberes, mitos, lendas, cantos e danças, artesanato, outros? Indique quais:
____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________

11.         Existem patrimônios históricos na comunidade e localidade? Prédios históricos, monumentos, sítios arqueológicos, outros? Indique quais:
_______________________________________________________________________
_______________________________________________________________________
12.         manifestações de violência que envolve as famílias e as crianças? Indique quais situações?
_______ _______________________________________________________________
_____________________________________________________________________
13.         Há registros de trabalho infantil entre seus alunos? Quais trabalhos eles realizam? ________________________________________________________________________
14.         Há interferência do trabalho infantil no desempenho escolar de seus alunos? ________________________________________________________________________
15.         A escola desenvolve atividades de envolvimento dos pais e comunidade? Quais atividades? Há participação dos pais e da comunidade nas atividades programadas pela escola?
_______________________________________________________________________________  ________________________________________________________________


IV.   CONDIÇÕES PEDAGÓGICAS DA ESCOLA PARA O TRABALHO COM HISTÓRIA E GEOGRAFIA

1.    Descreva as estruturas físicas da escola para o trabalho pedagógico com historia e geografia, tais como áreas de esporte, recreação, refeitório, biblioteca, sala de recursos, sala de leitura, laboratórios, outros espaços? Indique quais:
________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________

2.    Indique e comente a utilização dos recursos disponíveis em sua escola para as atividades didáticas com  história e geografia, tais  como mapas, mapas históricos, relógios, calendários, maquetes, globos, atlas, imagens de monumentos e paisagens, vídeos, músicas, filmes, outros? Indique quais:
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

3.    Indique e comente as dificuldades que você encontra para preparar as suas aulas, com referência especial aos livros e recursos específicos da área de história e geografia:
___________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________

4.    Indique e comente as principais dificuldades que você vivencia ao ensinar história e geografia:
___________________________________________________________________________
_____________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário