sexta-feira, 30 de setembro de 2011


                                                             A IMPORTÂNCIA DE BRINCAR



     Brincar é gostar de viver.É bom e importante para o desenvolvimento motor, afetivo, social e psíquico da criança. Quando brinca com brinquedos originais, espontaneamente e sem medo de errar, ela adquire conhecimento, além de criar o hábito de se ocupar. Adquire habilidades para usar as mãos e o corpo, reconhece objetos e suas características, texturas, forma, tamanho, cor e som.Ao brincar em meio a danças, cantigas e poemas, lendas, mitos, os seres imaginários apontam para nossa sabedoria e nosso pensar sobre o mundo.

Brincar : é o ato de dar vida a objetos e imagens.
Brinquedo: é um objeto que serve para as crianças brincarem.
Brincadeira: é o ato ou efeito de brincar.
Jogo: é uma brincadeira com regras definidas que estabelece quem vence e quem perde e envolve uma premiação ou o simples prazer da participação.
BOCA DO FORNO
Primeiro uma pessoa é eleita como "o senhor" , esta pessoa irá dar as ordens na brincadeira ,os demais participantes terão apenas que cumprir suas ordens. A ordem consiste em achar um determinado objeto, caso a criança não consiga encontrar e trazer o objeto pedido ela é obrigada a pagar uma prenda que pode ser cantar ou dançar uma musica, imitar um bicho ou qualquer outra coisa.
Senhor: - Boca de Forno   Crianças: - Forno!
Senhor: - Faz o que eu mandar?  Crianças: - Faço
Senhor: - Se não fizer?  Crianças: - Toma bolo.
Então o Senhor manda que as crianças peguem um objeto.

                                 
ESTÁTUA              
Para essa brincadeira é bom ter mais de 3 pessoas.Você vai precisar de um aparelho de som. Todos os jogadores fazem um círculo e um fica como o mestre, controlando o som.Quando o mestre quiser ele abaixa o volume e diz "estátua"! Os jogadores devem ficar em posição de estátua, sem se mexer e o mestre vai tentar fazer careta se brincadeiras para ver quem se mexe primeiro.Não vale fazer cócegas. Quem se mexer ou rir primeiro paga uma prenda e vai para o lugar do animador.

PULAR CORDA
Enquanto dois jogadores tocam a corda, cada um do grupo pula cantando a cantiga: “Um homem bateu na minha porta e eu abri. Senhoras e senhores, pulem num pé só. Senhoras e senhores, ponham a mão no chão. Senhoras e senhores, dêem uma rodadinha.E vão, pro olho da rua!” (sair fora),.Quem conseguir chegar primeiro ao final, sem errar no pulo, será o vencedor.
  

CABO DE GUERRA (Puxar a corda)
As equipes alinham-se, com os jogadores uns atrás dos outros, segurando cada lado metade de uma corda dividida igualmente entre ambos. A um dado sinal, começam a puxar a corda.Ganha o partido que se apossar dela toda, ou que houver conquistado a maior parte da corda ao cabo de um período de um ou dois minutos.
DANÇA DO BAMBOLÊS
As brincadeiras com regras são essenciais para desenvolver a concentração,respeito
a individualidades,reconhecimento do próprio corpo e seus limites.Nesta proposta o bambolê servem como "casinha".Enquanto toca a música,todos saem das suas casinhas para dançar.Enquanto isso,o professor tira uma das casinhas.Quando a música para,cada um encontra uma casinha para
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário