segunda-feira, 1 de outubro de 2018

Promoção da Cultura da Paz ,Cidadania e Direitos Humanos


Secretaria de Educação Cultura e Desporto
Praça 29 de Dezembro Nº 57
Diretora de Ensino

Promoção da Cultura da Paz ,Cidadania e Direitos  Humanos

 


Secretária de Educação : Maria Rozivânia do Nascimento
Diretora de Ensino : Valdinere  Alves dos Santos


 Cortês ,Outubro de 2018




PROMOÇÃO DA CULTURA DA PAZ ,CIDADANIA E DIREITOS  HUMANOS

JUSTIFICATIVA:   

A realidade de violência e indisciplina atinge toda a nossa sociedade. Na escola, é necessário buscar ações para melhorar as relações interpessoais, resgatar os valores éticos e trabalhar a cidadania de forma reflexiva ressaltando os direitos e deveres pertinentes ao ambiente escolar. Podemos então, questionar nossas atitudes e criar outras formas de nos comunicar, desvalorizando a violência e cultivando o amor e respeito ao próximo

OBJETIVOS:

Refletir sobre diversos tipos de violência, como:contra crianças, animais, os idosos, a mulher,contra pessoas de opção sexual diferente,contra pessoas de raças diferentes,contra a natureza,contra os direitos do cidadão,contra o bem público,contra o bem particular,...outros descritos
Cultivar a auto-estima; Valorizar a cultura da paz
Estimular o relacionamento em grupo;
Refletir sobre as próprias necessidades e as dos outros; 
Importância de viver em paz; Valorizar a cooperação, respeito 
Conversar, refletir e discutir sobre a cidadania.  
Conhecer as mais diversas situações que provocam a violência: desigualdades sociais, preconceitos, cultura autoritária, individualismo, intolerância, destruição do meio ambiente;
Estimular o cultivo de valores como: democracia, igualdade, liberdade, solidariedade, tolerância, respeito ao meio ambiente e aos bens, públicos e privados. 
Debater sobre: o que é a paz;quem pode promover a paz;como me sinto em um ambiente violento;quais fatores são gerados pelos atos violentos em determinadas situações(como campos de futebol, bares, estádios de futebol...);quais contribuições eu dou para que se modifique esta perspectiva;como tenho promovido o entendimento quando me deparo com situações de conflito.

  Conteúdo :
1.   Resgatar a cidadania;
2.   O poder da oração
3.   Auto-estima e Auto-conhecimento;
5.   Valores humanos
6.   A importância da família;
7.   Violência

PÚBLICO - ALVO : Alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental 
OS RECURSOS MATERIAIS SERÃO:
Biblioteca, data show, filme em dvd, video do Youtube, livro de história, recortes de jornais e revistas, uso do laboratório de informática,  materiais recicláveis, filme em cinema, livros diversos.

 DESENVOLVIMENTO:

Confecção de cartazes,e panfletos informativos;
Músicas; Paz pela paz (Nando Cordel) -  A Paz ( Roupa nova) – A paz é a gente que faz (Xuxa)
Poesias;
Oportunizar a família na escola
Trocas de experienciais  vividas pelos alunos;
Construção de textos sobre a paz;
Análise de textos(manifesto pela paz, versão para crianças)
Hora do conto (Se mamãe não voltar para casa?.etc)
Dinâmicas de grupos
Filmes educativos: As Aventuras de Azur e Asmar - Reflexão sobre o filme.
Oficinas com atividades artísticas;
Confeccionar  e entregar a Bandeiras da Paz para os pais.
Apresentação do Coral da escola.
Confecção de bilhetes .
Confecção de materiais com sucata(símbolos para paz no planeta)
Reportagens , crônicas , produção de texto em grupo , duplas e individualmente
Produção de uma música com o tema paz
Leitura da realidade imediata, por meio de recortes de jornais e revistas;
Palestra:
Dramatizações - Teatro da paz
Montagem do jornalzinho da escola; Tema “ Paz “
Tema sugerido: paz no transito, na escola, estádio de futebol.
Concursos de Construção de texto – tema: A PAZ NAS ESCOLAS.  (6º ao 9º ano)
Concursos de Construção de Desenho – tema: PAZ PELA PAZ E NÃO A VIOLÊNCIA..
Formar grupos para discutir os problemas da escola. ( 3º , 4º e 5º ano).

AVALIAÇÃO

Os alunos serão avaliados por seu engajamento nas  atividades, sua participação, suas contribuições positivas, suas colocações e questionamentos durante as atividades. Também será avaliada em sua postura nas diferentes situações e locais, sua capacidade de trabalho em pequeno e grande grupo.

 Paz Pela Paz Nando Cordel

A paz do mundo Começa em mim
Se eu tenho amor Com certeza sou feliz
Se eu faço o bem ao meu irmão
Tenho a grandeza dentro do meu coração
Chegou a hora da gente construir a paz

Ninguém suporta mais o desamor
Paz pela paz - pelas crianças
Paz pela paz - pelas florestas
Paz pela paz - pela coragem de mudar
Paz pela paz - pela justiça
Paz pela paz - a liberdade
Paz pela paz - pela beleza de te amar

A paz do mundo
Começa em mim
Se eu tenho amor
Com certeza sou feliz
Se eu faço o bem ao meu irmão
Tenho a grandeza dentro do meu coração
Chegou a hora da gente construir a paz
Ninguém suporta mais o desamor


Paz pela paz - pro mundo novo
Paz pela paz - a esperança
Paz pela paz - pela coragem de mudar
Paz pela paz - pela justiça
Paz pela paz - a liberdade
Paz pela paz - pela beleza de te amar
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário