segunda-feira, 1 de outubro de 2018

Eleições 2018


Secretaria de Educação Cultura e Desporto
Praça 29 de Dezembro Nº 57
Diretoria de Ensino

 






 QUESTIONAMENTOS:

Estamos em ano de eleições… Será que os alunos sabem o que fazem aqueles políticos que querem o voto dos eleitores? Será que também estão preocupados com os problemas do seu país? Da sua escola? Do seu bairro?Desta forma, o voto se faz instrumento de transformação social, onde os eleitos estarão nos representando. Devemos cobrar deles atitudes honestas que beneficiem toda essa sociedade.Será que seus alunos estão preparados para votar? 

OBJETIVOS:

– Desenvolver a cidadania;
– Compreender a cidadania como participação social e política;
– Levar os alunos a compreender seus direitos e obrigações;
– Compreender características fundamentais das eleições, construindo a noção de identidade nacional;
– Aprender a questionar a realidade;
– Construir o conceito de: democracia; eleição; deputado (estadual e federal), senador e governador; presidente ;convenção, comício, assembléia; urna, voto; título de eleitor;
– Identificar os candidatos, seus partidos políticos e siglas.


METODOLOGIA:
– Pesquisar e explicar o processo de eleição do Brasil;
– Analisar propagandas e programas eleitorais;
– Desenvolver um processo de eleição na  escola.



ATIVIDADES:  

Cada dupla ou grupo de alunos deverá:
– Criar um nome e um partido para o seu candidato;
– Criar um logotipo para o partido (não podendo ser de um partido já existente. Deve ser feito à mão livre)
– Explicar quem é esse político e o que ele pretende fazer (uma proposta de governo com sugestões e medidas que poderão ser tomadas para minimizar problemas da comunidade escolar,
– Criar um slogan para a Campanha;
– Detalhar as prioridades do seu governo (ex: saúde, educação, meio ambiente);
– Justificar por que devem votar no seu candidato.

PRODUÇÃO FINAL:

– Disponibilizar os candidatos, siglas dos partidos e propostas de cada um deles
– Realizar uma eleição
– Organizar debates com os alunos da escola, onde cada candidato terá oportunidade de esclarecer suas propostas;
– Confeccionar título de eleitor;
– Promover um concurso de charges sobre as eleições;
– Organizar um dia da eleição (mesários, apuradores, local da votação e apuração, horário, fiscal de boca de urna);
– Apurar os votos dos candidatos;
– Divulgar da apuração e realizar uma cerimônia de posse do presidente eleito.
O que pode ser trabalhado com este projeto?

·        Língua Portuguesa: Leitura e escrita informal; Elaboração de discursos; Produção de textos.

·        Artes: Confecção de cartazes, faixas para a campanha, urnas, Cédula Eleitoral, Título de Eleitor.

·        História/Geografia: História das Eleições, Estudo dos Três Poderes; Poluição sonora e visual.

·        Matemática: Número de candidatos, de eleitores e de vagas; horários dos programas; datas e horários das eleições.




FUNDAMENTAL I
Sugestão de Atividade
Conheça a letra e a música do Hino Nacional , visitando o site: http://www.lions.org.br/lionnet/hinonaccantado.htm

Divida o Hino Nacional em partes e organize a turma em grupos para ilustrá-las.
Sugestão 2
A Bandeira, o Selo, o Brasão e o Hino Nacional são símbolos da nossa Pátria. Que tal você presentear o nosso País com a criação de um novo símbolo que represente seu sentimento pela Pátria.

Simulando Votação



FUNDAMENTAL II
Sugestão de Atividade
Sugestão 1

Os programas e as campanhas eleitorais estão acontecendo, e os candidatos estão apresentando suas propostas. Acredite que você é o mais novo candidato à prefeitura do nosso município e por isso não perca tempo. Apresente sua proposta de governo de maneira criativa, criando um panfleto ou cartaz para sua campanha. Explicar quais são as características fundamentais das eleições, dar instrumentos para que os alunos possam questionar a realidade; estimulá-los a construir conceitos de democracia e eleição; explicar quais as funções dos deputados (estadual e federal), senadores, prefeitos, vereadores, governadores e do presidente, e também o que significam termos como convenção, comício, assembléia, urna, voto e título de eleitor;

Sugestão 2
·        Represente através de Charges e Caricaturas o momento atual das propagandas eleitorais
·         Justificativa do voto ,Locais de votação
·        Mesários  No dia da eleição
·        Novas regras do TSE
·        Obrigatoriedade Propaganda eleitoral
·         Título eleitoral
·        Urna eletrônica

REFERÊNCIAS :

·         LOPES JR., Oséas Pereira. A Criança e Sua Condição de Cidadania. Curso Normal Superior. Habilitação para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Módulo 4.UNOPAR, Londrina. 2004.
·         Santos, Valdinere Alves dos

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