segunda-feira, 12 de fevereiro de 2018

TEMÁTICA 2018 :ENSINO FUNDAMENTAL


Secretaria de Educação Cultura e Desporto
Praça 29 de Dezembro nº 57
Diretoria de Ensino

Ensino Fundamental
DIRETORA DE ENSINO : VALDINERE ALVES DOS SANTOS
SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO : MARIA ROSIVÂNIA DO NASCIMENTO
                                               
                                                      CORTÊS,2018

Secretaria de Educação Cultura e Desporto
Praça 29 de Dezembro nº 57
Modalidade : Ensino Fundamental  

PROJETO ANUAL

Equipe de Execução: Coordenadores ,Professores e Comunidade Escolar
PÚBLICO ALVO: Ensino Fundamental
PERÍODO DE EXECUÇÃO : ANO DE 2018

APRESENTAÇÃO:

A escola é o espaço social e o local onde o aluno dará sequência ao seu processo de socialização. O que nela se faz se diz e se valoriza representa um exemplo daquilo que a sociedade deseja e aprova. Comportamentos ambientalmente corretos devem ser aprendidos na prática, no cotidiano da vida escolar, contribuindo para a formação de cidadãos responsáveis. É fundamental que cada aluno desenvolva as suas potencialidades e adote posturas pessoais e comportamentos sociais construtivos, colaborando para a construção de uma sociedade socialmente justa desenvolvendo  os valores trabalhado em na escola .
JUSTIFICATIVA:
A abordagem do tema gerador, através deste micro projeto parte da necessidade de aperfeiçoamento da convivência de toda a comunidade escolar, destacando a importância do trabalho coletivo no processo de construção do conhecimento social, baseado no respeito mútuo, proporcionando condições para a percepção dos princípios éticos necessários na vivência em comunidade. O artigo 27, inciso I da Lei de Diretrizes e Base da Educação deve considerar os seguintes parâmetros: A difusão de valores fundamentais ao interesse social, aos direitos e deveres dos cidadãos, de respeito ao bem comum e ordem democrática, por tanto o papel da escola transcende a disseminação do conhecimento cientifico e tecnológico abrangendo a formação humana, considerando a relevância do bem estar integral do indivíduo. A partir dessa abordagem pretende-se enquanto secretaria de educação desenvolver nas escolas um projeto que possa ser aplicado durante o ano letivo trabalhando temas propícios a realidade educacional do nosso município em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde em Consonância com  o PSE: Programa Saúde na Escola .
OBJETIVO GERAL:
     Desenvolver ações que possibilite a elevação da motivação e autoestima do público alvo, proporcionando momentos saudáveis, um ambiente agradável e motivador, valorizando a criatividade dos discentes buscando uma melhor socialização no ambiente escolar. 
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
·         Desenvolver o potencial que há em nossos estudantes visando uma aprendizagem significativa com mais entusiasmo, proporcionando momentos de diálogos, reflexões e socialização entre os grupos.
·         Desenvolver e despertar nos alunos a criatividade, valorizando suas habilidades e talentos artísticos, na elevação da motivação e autoestima;
·         Aperfeiçoar a leitura melhorando assim a compreensão nas diversas áreas do conhecimento.
·         Proporcionar aos discentes, momentos de interação e socialização com dinâmicas e brincadeiras saudáveis, contribuindo na motivação e elevação da autoestima dos alunos;
·         Promover palestras educativas através do PSE (Programa Saúde na Escola )
·         Trabalhar diversas Temáticas conscientizando os alunos fazendo com que ele ser e conheçam como seres sociais em direitos e deveres tornando-o um cidadão capaz de conviver harmonicamente com as diferenças, respeitando os limites da convivência social, tendo como princípios básicos o amor próprio e aos outros..

METODOLOGIA:
·         Realização de oficinas;
·         Realização de palestras com profissionais da Saúde .
·         Apresentação de vídeos; Leitura de mensagens motivadoras ,Momentos de dinâmicas;
·         Depoimentos e debates momentos de socialização; Exposição da feira de Ciências

RECURSOS MATERIAIS: Garrafas plásticas; Fita adesiva; Colas; Cartolinas; Papel cartão; Tesouras; Data Show
AVALIAÇÃO:A avaliação será continua, por meio de observações, ocorrerá , durante o primeiro e segundo semestre do ano letivo.

MESES
                 TEMÁTICAS ANUAIS


Fevereiro



           Mês do Carnaval 
         Início das Aulas 
          Diagnosticando a Aprendizagem 
Março

Água Essência da Vida
Ação do Programa Saúde na Escola (PSE)
15 de Março – Promoção da Segurança  Alimentar e Nutricional e da Alimentação Saudável e Prevenção da Obesidade Infantil.

Abril
Trilhando No Mundo da Leitura e da Comunicação : Ação do Programa Saúde na Escola (PSE)
06 de Abril- Promoção a praticas corporais + Promoção da  segurança alimentar e nutricional e da alimentação saudável e prevenção da obesidade infantil
Ação do Programa Saúde na Escola (PSE)  26 de Abril – Promoção da saúde auditiva
Maio
Combater o Abuso  e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes é Indispensável
Ação do Programa Saúde na Escola (PSE)
14 a 18 de Maio – Prevenção de DST- AIDS e orientação sobre o direito sexual e reprodutivo

Junho




Copa 2018.Vamos Nessa Brasil  Rumo ao Hexa    
Ação do Programa Saúde na Escola (PSE)
8 de junho – Prevenção do uso de álcool, tabaco, crack e outras drogas
·         Ame a Vida Não Use Drogas
Julho


Dengue é coisa séria vamos combater!!!
·         Dengue
·         Zica
·         Chicungunha
Agosto




Folcloriando Com a Cultura Popular Brasileira
Ação do Programa Saúde na Escola (PSE)
·         13 a 17 de agosto- Promoção e avaliação de saúde bucal e aplicação tópica de flúor
Setembro



Resgatando os Valores Cívicos  na Escola
Ação do Programa Saúde na Escola (PSE)
24 a 28 de setembro –  Atualização da caderneta de vacinação


        Outubro


Ação do Programa Saúde na Escola (PSE)
16 a 19 de  outubro- Promoção da cultura da paz, cidadania e direitos humanos


Novembro
Educação Não Tem Cor : Valorização da Cultura Afro Indígena
Ação do Programa Saúde na Escola (PSE)
5 a 8 de novembro – Identificação de educandos com possíveis sinais de agravo de doenças de eliminação.




ÁGUA ESSÊNCIA DA VIDA :

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
·         Abordar sobre a importância da água para promoção da saúde, qualidade de vida, boas condições de higiene e saneamento básico.Enfatizar o entendimento de que o equilíbrio e o futuro do nosso planeta dependem da preservação da água e do perfeito funcionamento de seu ciclo.
·         Propor métodos para evitar o desperdício da água a partir de uma conscientização que a água potável é um recurso limitado e não deve ser desperdiçada, nem poluída, etc. Identificar doenças causadas pela água por meio da poluição.
·         Conscientizar os alunos da importância deste recurso natural, que atualmente está sendo utilizado de forma inconsciente;
·         Promover a conscientização sobre a importância de preservar, economizar e valorizar os recursos hídricos, revertendo à situação de degradação dos rios de nossa região.
Propor aos alunos questões, tais como:
1) Em que situações a água é usada?
2) Em que situações você faz uso pessoal de água? Por que ela é importante?
3) O que acontece ao corpo e à saúde se você fica sem tomar água muito tempo?
4) O que você sabe sobre a quantidade de água que há no planeta?
5) Que tipo de água é usado em nosso cotidiano – em casa, na escola?
6) De onde vem a água que usamos?

A IMPORTÂNCIA DOS BONS HÁBITOS ALIMENTARES PARA UMA VIDA SAUDÁVEL
OBJETIVOS ESPECÍFICOS :
·         Promover o consumo de alimentos saudáveis e a consciência de sua contribuição para a promoção da saúde de forma atraente, lúdica e educativa. Aprender a escolher alimentos nutritivos e de boa qualidade. Adquirir hábitos para uma boa alimentação, classificando a origem dos alimentos.
·         Refletir sobre as sua ações diárias em relação a sua saúde, o que engloba cuidado e preservação com o meio ambiente e com a higiene;
·         Conhecer, nomear e identificar os diferentes tipos de alimentos; Entrar em contato com textos de gêneros diferentes (lista de frutas/receitas);Conscientizar-se, através da informação do cardápio diário, da importância da boa alimentação sem desperdícios;
·         Conhecer a necessidade da higienização dos alimentos e das mãos.

TRILHANDO  NO MUNDO DA LEITURA  E DA COMUNICAÇÃO:

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
·         Estabelecer a leitura como ferramenta fundamental na construção do conhecimento;
·          Identificando as características dos gêneros estudados; Incentivar o estudante a compreender e utilizar melhor as regras ortográficas da Língua Portuguesa;
·         Ler individualmente e em grupo, conhecendo os clássicos ,identificando os recursos linguísticos, procedimentos e estratégias discursivas para relacioná-las com seu gênero;
·         Reconhecer a leitura como uma fonte essencial para produzir textos; Produzir e revisar textos em diferentes gêneros; 
·         Destacar trabalhando textos de autores como Monteiro Lobato, Elias José ,Manoel Bandeira , Ziraldo, Vinícius de Moraes, Cecilia Meireles. Etc .
·         Desenvolver a habilidade de dramatizar poemas e textos .Valorizar a ação de ler e, consequentemente as obras escritas como forma de arte e preservação de conhecimento.

COMBATER O ABUSO E A EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS  E  ADOLESCENTES É INDISPENSÁVEL
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
·         Conscientizar a população em geral, em particular as crianças, mulheres e idosos sobre a importância de pôr um basta à violência, através do ensino de regras simples e eficazes de prevenção e sobrevivência ao abuso.

·         Orientar as famílias, pais e filhos, educadores e alunos sobre o assunto, levando esclarecimento quanto a seus
direitos e alertando quanto à necessidade de quebrar o silêncio e buscar junto aos órgãos competentes o apoio necessário.

·         Promover a paz para um mundo melhor por meio da distribuição de panfletos, revistas e palestras, formando um padrão cultural de que a violência na família é inaceitável.

·         Resgatar os valores cristãos do amor e respeito ao próximo, fortalecendo as famílias, que é facilitadora da interiorização de valores.

DOENÇAS  SEXUALMENTE  TRANSMISSÍVEIS:

OBJETIVOS ESPECÍFICOS :
·         Dar o significado de doenças sexualmente transmissíveis (DST)
·         Identificar as causas das DST
·         Identificar as consequências de algumas DST
·         Alertar sobre as doenças sexualmente transmissíveis
·         Conscientizar sobre os sintomas de algumas DSTs
·         Orientar quanto ao uso de camisinha como forma de prevenção
·         Falar sobre os métodos contraceptivos, informando os oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS)
·         Estabelecer um contato efetivo entre a Escola e a Unidade de Saúde;

AME A VIDA NÃO USE DROGAS
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
·         Valorizar um estilo de vida saudável que dê prioridade aos esportes, à cultura e ao lazer sem a necessidade de consumir álcool, fumo e outros tipos de droga;
·         Valorizar a educação e a convivência familiar, dando prioridade às posturas e atitudes que demonstrem amor, respeito ao próximo, autocontrole e acolhimento;
·         Dar informações sobre drogas ,mostrando que elas causam dependência mental e dependência física.
·         Identificar os tipos de drogas diferenciando drogas lícitas  e  ilícitas
·         Esclarecer crianças, adolescentes, jovens, pais e educadores quanto aos perigos do uso das drogas.
·         Alertar que a bebida alcoólica também é uma droga e esclarecer sobre os efeitos físicos e comportamentais, bem como de suas consequências..

COPA 2018.VAMOS NESSA BRASIL !!! RUMO AO HEXA

·         Conhecer, respeitar e valorizar a cultura de cada País envolvido no evento;    
·         Reconhecer a importância da história de nosso País em Copas do Mundo;   
·         Compreender a necessidade  do trabalho coletivo para o sucesso do grupo;
·         Analisar o interesse econômico de cada País envolvido;
·         Compreender que o Brasil alcança valorização mundial a cada Taça levantada;
·         Identificar os países participantes da Copa do Mundo 2018

DENGUE  É COISA SÉRIA VAMOS COMBATER!!!
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
·         Compreender que a Dengue é transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti; Promover campanha de conscientização quanto a prevenção desta doença; Identificar as regiões brasileiras mais afetadas pela dengue; Reconhecer a importância dos hábitos de higiene com forma de manter a saúde e prevenir doenças;
·         Conhecer as diversas formas de contágio, prevenção; Trabalhar em sala de aula e com a  comunidade escolar esclarecendo sobre o vetor e a doença que vem causando muitas mortes.
·         Contribuir para a preservação da saúde e incentivar atitudes de prevenção ao mosquito da dengue e também prevenir a proliferação do mosquito e como consequência a doença.

FOLCLORIANDO  COM A CULTURA POPULAR BRASILEIRA
OBJETIVOS ESPECÍFICOS :
·         Identificar a importância cultural do folclore
·          Explorar linguagem oral e escrita e artística, explorando riquezas dos textos folclóricos
·         Identificar lendas e mitos do folclore e seus significados. Conscientizar sobre os valores culturais repassados pelos mais velhos.
·         Conhecer as comidas típicas de cada região brasileira. Desenvolver a habilidade oral e para pesquisar.


RESGATANDO OS VALORES CÍVICOS NA ESCOLA
·         Refletir sobre o que é ser patriota;
·         Valorizar os símbolos da nossa Pátria;· Reconhecer a Bandeira como símbolo da Pátria;
·         Cantar e interpretar o Hino Nacional; Conhecer e localizar os Estados, capitais e suas respectivas siglas trabalhando no mapa do Brasil.
·         Conhecer a realidade, político-econômica e social que vivemos, redescobrindo a cidadania e resgatando os valores éticos e morais.

PROMOÇÃO DA CULTURA DA PAZ, CIDADANIA E DIREITOS HUMANOS
·         Despertar no educando a consciência de que deve colaborar para o desenvolvimento de uma cultura de paz e não violência na escola e fora dela.
·         Envolver todos os membros da escola em ações que promovam uma cultura de paz e não violência no ambiente escolar.
·         Desenvolver no educando uma consciência ambiental para a preservação da natureza e dos seres vivos.
·         Estimular o educando à prática do bem e da solidariedade em favor dos semelhantes, dos animais e do meio ambiente.
·         Formar cidadãos conscientes de seus direitos e deveres em relação ao planeta e a todos os seres.
·         Convocar os responsáveis pelos educandos para que participem das ações que a escola desenvolverá para uma cultura de paz e não violência e que deve se estender à comunidade

EDUCAÇÃO  NÃO TEM COR  :  VALORIZAÇÃO DA CULTURA AFRO INDÍGENA  :
OBJETIVOS ESPECÍFICOS :
·         Conhecer e valorizar a cultura indígena – hábitos, costumes e artes; 
·         Reconhecer a cultura indígena como parte integrante de nossa cultura; 
·         Valorizar a diversidade racial do povo brasileiro e propiciar o respeito à diferença racial e cultural; 
·         Conhecer e valorizar o contato e a relação de respeito à Natureza, próprios da cultura indígena, estimulando preservação do meio ambiente; 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS :
ALBANO, R. D. & SOUZA, S. Estado nutricional de adolescentes: “risco de sobrepeso” e “sobrepeso” em uma escola pública do Município de São Paulo. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, 941-947, jul-ago, 2001.
Agua-nossa-de-cada.html.> Acesso em 11 de abril de 2015.Site: www.inicepg.univap.br; Projeto de Educação Ambiental – Reciclar Brincando. Elaine C. Nogueira. Acesso em 07/03/2009. 
ARRUDA, S; CAVASI, S. Gênero e prevenção das DST/AIDS. In: Coordenação Nacional de DST e AIDS. Prevenir é sempre melhor. Brasília (DF): Ministério da Saúde; 2000.
BRANCO, Sandra. Atividades com temas transversais. Oficinas aprender fazendo – 1. Ed. – São Paulo: Cortez, 2009.
BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Meio Ambiente e Saúde.  – Brasília: MEC/SEF, 1997.
CETESB- Águas Superficiais –  O problema da escassez de água no mundo.  Disponível em .Acesso em 09 de abril de 2015
Dia-a-dia do Professor, vol. 2 – Gerusa Rodrigues Pinto e Francês Rodrigues Pinto,
http://facabonitocampanha.blogspot.com.br/p/o-slogan-faca-bonito-proteja-nossas.htmlSite oficial do ministério da Saúde: http://www.portal.saude.gov.br/saude/http://www.combatadengue.com.br
https://www.suapesquisa.com/copadomundo2018/
http://leonarapiranfrigeri.blogspot.com.br/2011/09/cultura-afro-indigena-conhecer-para.html
• LINHARES, Sergio. GEWANDSZNAJDER, Fernando – Biologia Hoje. 2ª ed.- São Paulo: Editora Ática, 2013.



Nenhum comentário:

Postar um comentário