Educar é Semear

Educar é Semear

segunda-feira, 12 de fevereiro de 2018

AÇÕES NECESSÁRIAS PARA DESENVOLVER UM TRABALHO COM ÊXITO


SECRETARIA DE EDUCAÇÃO CULTURA E DESPORTO
PRAÇA 29 DE DEZEMBRO Nº 57

AÇÕES  NECESSÁRIAS  PARA  DESENVOLVER  UM TRABALHO COM ÊXITO


Refletir sobre a importância do planejamento de ações que garantam o desenvolvimento das capacidades pertinentes à avaliação da Prova Brasil. Promovendo encontros pedagógicos com coordenadores e professores para trabalhar os descritores do SAEPE e  Prova Brasil  por  meio de oficinas.

Propiciar momentos na qual a família possa ser participante ativa no processo ensino aprendizagem; Promovendo (eventos, palestras) de cunho educativo, social e cultural para os pais.

Zelar pelo cumprimento do calendário escolar; vivenciando na escola as datas comemorativas de acordo com o calendário anual. (Implementando  as temáticas projetadas  )

Motivar e auxiliar os professores a fazerem o uso de diversas técnicas lúdicas como: música, teatro, danças, poesias, coreografias, dramatizações, etc.

Orientar Conselhos de  classe trazendo  como  foco o  aluno  que  está apresentando  dificuldades  ou problemas que prejudicam a sua  aprendizagem. Dar atendimento aos pais de forma individualizada; através de plantão pedagógico .
Definir o perfil de saída a ser alcançado pelos alunos de cada série de ensino. Monitorando
O planejamento e registro de aulas, apresentado por cada docente respectivamente.

Reunir professores para discutir medidas para melhorar o desempenho dos  alunos.
Monitorar o registro do diário de classe, tirando dúvidas em relação aos mesmos.

Acompanhar o rendimento dos alunos para o replanejamento de ações de intervenção .Discutir os resultados das avaliações; Fazer análise dos registros avaliativos.
Utilizar os erros nas avaliações gerais para  replanejar  novos  métodos   de ensino- aprendizagem.Pautar os momentos de planejamento nos resultados da avaliação; Realizando estudos relacionados a práticas avaliativas.
Elaborar apostilas de sugestões de  atividades de  acordo com as áreas  de ensino.

Promover gincanas educativas, visando à leitura, conhecimentos gerais e matemáticos; Realizar oficinas de leitura dramatizada. Elaborar, coordenar  ,incentivar  e valorizar  os  Projetos Didáticos e Feiras Culturais

Estimular atividades que viabilizem a prática da leitura e pesquisas, apresentando  projetos ao  ar livre.

Acompanhar os casos de dificuldades de aprendizagem, procurando encaminhar junto à família ou órgão competente. (  Buscar as Parcerias )

Premiar com  medalhas  ou certificados  alunos destaque do mês .Premiar com medalhas e certificados professores padrão no final do ano  letivo.

Redirecionar as aulas-atividades do professor trabalhando em conjunto trocando experiências estimulando a criatividade dos professores e a integração do corpo docente;

Trabalhar os dados estatísticos dos resultados de desempenho do aluno, visando à melhoria do processo ensino e aprendizagem;

Elaborar o Plano de Ação da Coordenação Pedagógica em consonância com o Projeto Político Pedagógico escolar;

Não esquecer de  Colocar ou atualizar o  Painel  de Gestão. Estimular, acompanhar e participar da elaboração ou revisão do Projeto Político-Pedagógico, junto com os demais segmentos da escola;

Trabalhar em parceria diretor e coordenador, contribuindo para uma administração eficiente e eficaz

Oportunizar mensalmente ou ( quinzenalmente de acordo com as necessidades ) as reuniões pedagógicas.

Dar atenção individual e coletiva a todos envolvidos no Processo Ensino - Aprendizagem;
Pesquisar e acompanhar as causas da evasão, repetência e o rendimento escolar dos alunos;

Propiciar o trabalho em conjunto por área, por séries, para analisar, discutir, estudar e aperfeiçoar as questões pertinentes ao processo Ensino-Aprendizagem (multidisciplinares);

Estimular a criatividade dos professores e a integração do corpo docente;
Incentivar os docentes em trabalhos de equipe, incrementando um trabalho coletivo, coerente e articulado com a proposta pedagógica da escola.

Dar suporte pedagógico ao professor, auxiliando-o a encontrar melhores estratégias de ensino, favorecendo a  aprendizagem significativa.

Realizar reuniões de planejamento nas escolas em que atuam disponibilizando informações e apoio às necessidades dos professores no planejamento curricular;

Coordenar as atividades pedagógicas; participar de reuniões ,capacitações e programas de formação continuada; Promovendo na escola a formação continuada dos professores;

Observação:















Os hinos cívicos rendem um precioso estudo sobre como uma sociedade representa determinados fatos da sua história, de seu cotidiano ou de sua cultura. Ex.: Hino Nacional Brasileiro, Hino da Proclamação da República , Hino à Bandeira do Brasil, Hino da Independência do Brasil etc. Enquanto Escola devemos  levar o aluno a desenvolver de maneira espontânea o amor e o respeito pela nação e o sentimento de cidadania, tornando-se multiplicador desse patriotismo .
Despertar o Civismo em nossas Escolas é tarefa nossa. Sugerimos que todas as segundas –feiras os estudantes deverão cantar os hinos cívicos. Como não temos condições de cantarmos todos os hinos, a cada segunda -feira  será cantado um hino sempre fazendo rodízio afim de que todos aprendam os hinos. Bom seria se os estudantes tivessem o contato com os hinos colados no seu caderno ,para facilitar  na hora de cantar.
 




Nenhum comentário:

Postar um comentário