quarta-feira, 28 de dezembro de 2016

Trabalhando Texto

Leia o texto abaixo.

Dia do professor de anacolutos Levantei-me, corri a pegar o giz, aqui está, professor. Ele me olhou agradecido, o rosto cansado. Já naquela época, o rosto cansado. Dava aulas em três escolas e ainda levava para casa uma maçaroca de provas para corrigir. O aluno preparava-se para sentar, ele, o olhar fino:
– Aproveitando que o moço está de pé, me diga: sabe o que é um anacoluto?
É o que dá a gente querer ser legal. Vai-se apanhar o giz do chão, e o professor vem e pergunta o que é anacoluto. Por que não pergunta àquela turma que ficou rindo do bolso traseiro rasgado das calças dele?
– Anacoluto... Anacoluto é... Anacoluto.
– Pode se sentar. Vou explicar o que é anacoluto. Muito obrigado por ter apanhado o giz
do chão. Estou ficando enferrujado. Agora era ele, no bar, tomando café.
– Lembra de mim, professor? Também estou de cabelos brancos. Menos que ele, claro.
Com o indicador da mão esquerda acerta o gancho dos óculos no alto do nariz fino e
cheio de pintas pretas e veiazinhas azuladas, me encara, deve estar folheando o livro de
chamada, verificando um a um o rosto da cambada da segunda fila da classe.
– Fui seu aluno, professor!
DIAFÉRIA, Lourenço. O imitador de gato. 2ª ed. São Paulo: Ática, 2003. Fragmento. (P100146D3_SUP)
04) (P100244D3) Nesse texto, há um traço de humor no trecho:
A) “Levantei-me, corri a pegar o giz,...”. (ℓ. 1)
B) “Ele me olhou agradecido, o rosto cansado.”. (ℓ. 1-2)
C) “É o que dá a gente querer ser legal.”. (ℓ. 6)
D) “Pode se sentar. Vou explicar o que é anacoluto.”. (ℓ. 10)
E) “Agora era ele, no bar, tomando café.”. (ℓ. 12)
05) (P100146D3) A expressão destacada em “Estou ficando enferrujado” (ℓ. 11), tem o mesmo sentido de
A) contrair doenças.
B) estar preguiçoso.
C) ser descuidado.
D) ser esquecido.
E) ter limitações.
06) (P100147D3) No trecho “Anacoluto... Anacoluto é... Anacoluto.” (ℓ. 9), a repetição da palavra “Anacoluto”
sugere
A) brincadeira.
B) confirmação.
C) desconhecimento.
D) desrespeito.
E) receio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário