Viajando No Mundo dos Contos de Fada

Viajando No Mundo dos Contos de Fada

terça-feira, 15 de novembro de 2016

PNAIC 2016 Informes




SECRETARIA DE EDUCAÇÃO CULTURA  E DESPORTO
PRAÇA  29  DE  DEZEMBRO  Nº  57
DEPARTAMENTO PEDAGÓGICO
     
 INFORMATIVO PNAIC 2016

Esclarecimentos sobre a Tarefa 1 dos professores alfabetizadores e coordenadores pedagógicos:.
1.     O que é a Tarefa  01 ? Para todos os perfis a tarefa 01 é um diagnóstico das turmas para levantamento de possíveis estratégias pedagógicas e de gestão que possam colaborar com a efetiva melhora na aprendizagem das crianças.

O diagnóstico está baseado no quadro Perfil da Turma (PNAIC 2013- unidade 01) e objetivos de aprendizagem da Matemática (Caderno Apresentação 2015).A partir da resposta do diagnóstico, deverão ser sinalizadas ações que serão desenvolvidas para superação das dificuldades encontradas.

2.     Qual a diferença entre os perfis? O (A) professor(a) alfabetizador(a) completa o diagnóstico de todos os seus estudantes de acordo com os itens elencados na atividade. Depois disso, marca as estratégias pedagógicas que pretende usar para sanar os problemas encontrados. Este diagnóstico, após preenchido será encaminhado para o coordenador pedagógico e orientador de estudos para que possam colaborar nesse processo.
O(A) coordenador(a) pedagógico(a) recebe a tabela com o diagnóstico já preenchido. Caso não esteja disponível, ele(a) deve procurar o(a) professor(a) e ajudá-lo(a) a responder ao diagnóstico. Após a resposta de todos os professores da escola ele deverá sinalizar as ações pedagógicas que pretende realizar na escola para colaborar com as ações dos professores e na melhoria da aprendizagem das crianças.
Os demais perfis recebem a tabela com os resultados copilados para dar prosseguimento às ações conforme as atribuições de cada perfil.
3. Como o(a) professor(a) responde a sua tarefa? A primeira ação é inserir a turma.  Ao clicar esse botão ele(a) deverá selecionar a escola e em seguida    definir a     turma.  Isso é uma identificação para que os demais perfis possam reconhecer a turma.
Caso o nome da escola não apareça: Encaminhar um e-mail para o coordenador estadual ou coordenador UNDIME (disponível no site http://pacto.mec.gov.br) com o código do INEP da escola para que possamos fazer a inclusão da escola no sistema, após verificação.
A segunda ação é inserir aluno. Todos os alunos da turma deverão ser incluídos (exceto em turmas multiseriadas nas quais apenas os alunos dos 1º,2º ou 3º anos deverão ser inseridos).
O (A) professor(a) deverá escolher em todos os itens indicados a situação do aluno (Consolidado, Em processo, Iniciado, Não trabalhado) na aprendizagem em cada item. Após a conclusão o(a) professor(a) deverá salvar turma.
Realizar essa ação com todos os alunos da turma no ícone “inserir novo aluno”. Conforme o diagnóstico seja preenchido a tabela com os dados totais deverá ser visualizada pelo professor e pelo coordenador pedagógico da escola participante da formação. Após a inserção de todos alunos, o(a) professor(a) deverá sinalizar as ações que pretende realizar com a turma, clicando em cada uma delas.
ATENÇÃO: Há duas opções no final da tarefa.
 “Salvar diagnóstico” – Permite ao professor que faça edições na tarefa .“Finalizar tarefa” - Indica a conclusão da tarefa. Caso o (a) professor(a) precise retomar a tarefa o Orientador de estudos poderá encaminhá-la novamente. Essa opção estará disponível a partir de 16 de novembro.
4.  Como o(a) coordenador(a) pedagógico(a)responde a sua tarefa?
A partir do diagnóstico das turmas da escola que estará disponível para visualização na tabela,ele(a) deverá sinalizar as ações que pretende realizar para colaborar com os(as)professores(as) e na melhoria da aprendizagem dos alunos. Caso a tabela não esteja disponível ou incompleta, ele(a) deverá procurar o(a) professor(a) e ajudá-lo(a) a responder ao diagnóstico.

 Fonte : SISPACTO  : PNAIC
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO CULTURA  E DESPORTO
PRAÇA  29  DE  DEZEMBRO  Nº  57
DEPARTAMENTO PEDAGÓGICO
INFORMATIVO PNAIC 2016
1. CARO(A) PROFESSOR(A),
A avaliação diagnóstica durante o processo de alfabetização e letramento é uma ação importante. Ela torna visível possíveis dificuldades que precisam ser observadas e resolvidas. Também aponta conhecimentos já apropriados pelas crianças. A partir de seu resultado você terá informações que subsidiem melhor o seu planejamento, organização da rotina escolar com sua turma e melhora na aprendizagem de todas as crianças. Preencha com cuidado e atenção as informações solicitadas abaixo. Elas também irão colaborar com o coordenador pedagógico da sua escola no planejamento e organização de ações necessárias para apoiar o seu trabalho.
Bom trabalho!
2. Caros (as) professores(as) e coordenadores(as), 
Com o objetivo de colaborar na realização da tarefa 01 esclareceremos alguns pontos que têm sido recorrentes nos questionamentos que chegam ao MEC.
1. O que é a Tarefa 01? Para todos os perfis a tarefa 01 é um diagnóstico das turmas para levantamento de possíveis estratégias pedagógicas e de gestão que possam colaborar com a efetiva melhora na aprendizagem das crianças.
O diagnóstico está baseado no quadro Perfil da Turma (PNAIC 2013- unidade 01) e objetivos de aprendizagem da Matemática (Caderno Apresentação 2015).A partir da resposta do diagnóstico, deverão ser sinalizadas ações que serão desenvolvidas para superação das dificuldades encontradas.
2.  Qual a diferença entre os perfis? O(A) professor(a) alfabetizador(a) completa o diagnóstico de todos os seus estudantes de acordo com os itens elencados na atividade. Depois disso, marca as estratégias pedagógicas que pretende usar para sanar os problemas encontrados. Este diagnóstico, após preenchido será encaminhado para o coordenador pedagógico e orientador de estudos para que possam colaborar nesse processo.
O(A) coordenador(a) pedagógico(a) recebe a tabela com o diagnóstico já preenchido. Caso não esteja disponível, ele(a) deve procurar o(a) professor(a) e ajudá-lo(a) a responder ao diagnóstico. Após a resposta de todos os professores da escola ele deverá sinalizar as ações pedagógicas que pretende realizar na escola para colaborar com as ações dos professores e na melhoria da aprendizagem das crianças.

Os demais perfis recebem a tabela com os resultados copilados para dar prosseguimento às ações conforme as atribuições de cada perfil.
3.       Como o(a) professor(a) responde a sua tarefa?
a.       A primeira ação é inserir a turma.  Ao clicar esse botão ele(a) deverá selecionar a escola e em seguida definir a turma.  Isso é uma identificação para que os demais perfis possam reconhecer a turma.

Caso o nome da escola não apareça: Encaminhar um e-mail para o coordenador estadual ou coordenador UNDIME (disponível no site http://pacto.mec.gov.br) com o código do INEP da escola para que possamos fazer a inclusão da escola no sistema, após verificação.
b.      A segunda ação é inserir aluno. Todos os alunos da turma deverão ser incluídos (exceto em turmas multiseriadas nas quais apenas os alunos dos 1º,2º ou 3º anos deverão ser inseridos). O (A) professor(a) deverá escolher em todos os itens indicados a situação do aluno (Consolidado, Em processo, Iniciado, Não trabalhado) na aprendizagem em cada item. Após a conclusão o(a) professor(a) deverá salvar turma.
c. Realizar essa ação com todos os alunos da turma no ícone “inserir novo aluno”.
Conforme o diagnóstico seja preenchido a tabela com os dados totais deverá ser visualizada pelo professor e pelo coordenador pedagógico da escola participante da formação.
d. Após a inserção de todos alunos, o(a) professor(a) deverá sinalizar as ações que pretende realizar com a turma, clicando em cada uma delas.
ATENÇÃO: Há duas opções no final da tarefa.“Salvar diagnóstico” – Permite ao professor que faça edições na tarefa.“Finalizar tarefa” - Indica a conclusão da tarefa.
Caso o(a) professor(a) precise retomar a tarefa o Orientador de estudos poderá encaminhá-la novamente. Essa opção estará disponível a partir de 16 de novembro.
4. Como o(a) coordenador(a) pedagógico(a)responde a sua tarefa?A partir do diagnóstico das turmas da escola que estará disponível para visualização na tabela, ele(a) deverá sinalizar as ações que pretende realizar para colaborar com os(as)professores(as) e na melhoria da aprendizagem dos alunos. Caso a tabela não esteja disponível ou incompleta, ele(a) deverá procurar o(a) professor(a) e ajudá-lo(a) a responder ao diagnóstico.
ATENÇÃO: Há duas opções no final da tarefa.
“Salvar diagnóstico” – Permite ao professor que faça edições na tarefa. “Finalizar tarefa” - Indica a conclusão da tarefa. Caso o (a) coordenador(a) precise retomar a tarefa o Orientador de estudos poderá encaminhá-la novamente. Essa opção estará disponível a partir de 16 de novembro.
Fonte : SISPACTO  : PNAIC

Um comentário:

  1. Olá , tudo bem?
    Achamos seu blog incrível! Ótimo conteúdo!

    Possuímos um site pertinente aos assuntos que você costuma postar.

    Gostaríamos de iniciar um contato contigo, com intuito de parceria.

    Você tem interesse?

    Por favor, aguardamos o seu retorno pelo email contato@cortejando.com

    ResponderExcluir