terça-feira, 1 de março de 2016

Plano de Aula todos contra a Zika , Dengue e Chikungunya

Aprendendo de forma prática a combater o mosquito Aedes Aegypti

Para desenvolver esta  será preciso que o  monte espaço  ambiente propício ao nascimento do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Zika, Dengue e Chikungunya.
PS: É apenas um ambiente simulado, pois as crianças não podem ser expostas a riscos.
Eixos trabalhados:
Linguagem/Sociedade e Natureza

Objetivos:

  • Localizar os criadouros do mosquito Aedes Aegypti;
  • Participar de momentos de interação em grupo;
  • Desenvolver a linguagem oral;
  • Confeccionar cartaz informativo;
  • Criar estratégias de enfrentamento do mosquito transmissor da Dengue, Zika e e Chikungunya 

Preparação:

Espalhe pela sala ou pátio alguns minutos antes da aula alguns pneus com água parada,tampas de garrafa pet com um pouquinho de água, caixa d'água destampada,vasos de planta com pratinho de água,vasilha de água de animais como cachorro, gato, coelho, etc e até brinquedos com água.

PS: Peça ajuda do pessoal de apoio. Talvez eles possam preparara o ambiente enquanto você direciona os primeiros momentos da aula

Estratégias de Ensino:

1° Momento:

Ponta pé inicial:
Em roda de conversa fale sobre o mosquito Aedes Aegypti e informe as crianças o significado de seu nome, a região de onde ele é originário e solicite que  falem sobre o que sabem do popular mosquito da Dengue.
Em seguida pergunte se eles sabem identificar os criadouros do mosquito e proponha uma brincadeira.

2° Momento:

Brincando de encontrar focos do mosquito

Organize a turma em dois grupos e entregue para cada um deles etiquetas do mosquito Aedes Aegypti explicando o que precisam fazer.

*Eles devem procurar criadouros de mosquito e colocar neles uma etiqueta do Aedes Aegypti

No par ou ímpar decida qual grupo irá primeiro ao ambiente preparado.

PS: Peça ajuda a alguém da equipe da escola para que fique com um grupo enquanto você acompanha o outro ao ambiente preparado.

Deixe que as crianças explorem livremente, encontrem os criadouros e coloquem as etiquetas.
Anote o número de etiquetas utilizadas e os nomes dos criadouros encontrados pelo grupo, remova todas e chame o outro grupo para que faça a mesma atividade.
Não esqueça de anotar!

3° Momento:

Socializando as descobertas.
Depois de os dois grupos terem finalizado a tarefa, em sala abra roda de conversa para que eles falem sobre as descobertas e informe o número de acertos de cada grupo bem como os focos encontrados por cada um e os que não foram encontrados.

*É possível que as crianças não deem atenção à tampinha de pet por ter pouca água. Cabe ao professor explicar que o mosquito pode colocar seus ovos mesmo em um recipiente muito pequeno.
Peça em seguida que apontem estratégias para resolver o problema do ambiente preparado.

4° Momento: 

Eliminando os focos do mosquito Aedes Aegypti
Convide os grupos para que juntos coloquem em prática as estratégias da turma para a eliminação dos criadouros. Eles farão juntos a limpeza do ambiente, deste modo aprenderão de forma prática a combater o mosquito transmissor da DENGUE, ZIKA E CHIKUNGUNYA.
6° Momento: Avaliação da aula pelos alunos

Cada criança falará sobre o que foi aprendido na aula e qual o melhor momento.

Avaliação: 

Será feita durante todo processo através da participação ativa do aluno, interesse em expressar-se oralmente e envolvimento nas atividades.

Retirado do blog ideia criativa

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