Educar é Semear

Educar é Semear

quarta-feira, 30 de março de 2016

Datas comemorativas : Abril

Secretaria de Educação Cultura e Desporto
  Praça 29 de Dezembro nº 57
  Departamento de Ensino

        Datas Comemorativas de Abril
Coordenadora Geral: Valdinere Alves
Cortês  2015


MÊS
                                                         ATIVIDADES
02/04
Dia da Bandeira de Pernambuco : A cor azul do retângulo superior simboliza a grandeza do céu. A cor branca representa a paz. O arco-íris tricolor (verde, amarelo, vermelho) representa a união de todos. A estrela caracteriza o estado no conjunto da Federação .O Sol é a força e a energia de Pernambuco. A cruz representa a fé na justiça e no entendimento. Os pernambucanos sentem-se honrados em vestirem camisetas, bonés e adereços com um dos símbolos do seu Estado. Descrição: http://meuip.co/imagens/banner.gif
03/04
Comemoramos o dia da Merendeira, profissionais estas que merecem todo o nosso respeito e homenagem, pois fazem do seu trabalho uma busca constante pela qualidade de vida, nutrição e bem estar das nossas crianças .Além de prepararem os alimentos com higiene e dedicação, estas profissionais também são responsáveis pela limpeza das unidades escolares e participam do processo de aprendizagem de nossos alunos, desempenhando suas funções sempre com muito amor, carinho e dedicação.
  07/04
Dia Mundial da Saúde: Compreender conceitos e procedimentos básicos sobre atividade física, exercício, saúde e qualidade de vida e como eles se relacionam.
*Participar de um programa de exercícios físicos. 
*Identificar práticas para se ter uma boa higiene pessoal e coletiva.
*Analisar de maneira crítica as desvantagens de se ter uma má alimentação.
*Mostrar a importância do saneamento básico em áreas habitadas.
08/04
Dia Mundial do Combate ao Câncer : O câncer é a segunda doença que mais mata as pessoas no Brasil, em especial câncer de pele, e a data tem o objetivo de conscientizar as pessoas da importância de consultar sempre médicos e estar sempre cuidando da saúde.
13/04
Dia do Hino Nacional :
Como ponto de partida para o desenvolvimento desta "consciência cívica", valorizamos a utilização do Hino Nacional, como ferramenta principal de conhecimento e informação, no processo pedagógico do aluno. Não podemos deixar morrer as nossas tradições. O nosso Hino Nacional é muito grandioso e o mais bonito nos seus sentimentos.
18/04
Dia de Monteiro Lobato : O dia 18 de abril foi instituído como o dia nacional da literatura infantil, em homenagem à Monteiro Lobato.“Um país se faz com homens e com livros”. Essa frase criada por ele demonstra a valorização que dava à leitura e sua forte influência no mundo literário. Portanto daremos enfoque a Monteiro Lobato uma vez que este mês a temática está focado em leitura .
19/04
Dia do Índio: Segundo o PCN, é preciso que o aluno conheça e valorize a pluralidade do patrimônio sociocultural brasileiro, bem como aspectos socioculturais de outros povos e nações, posicionando-se contra qualquer discriminação baseada em diferenças culturais, de classe social, de crenças, de sexo, de etnia ou outras características individuais e sociais. O Dia do Índio é um resgate a nossa história e das nossas raízes.
Objetivos: Conhecer, analisar e debater os hábitos e costumes dos indígenas;
Refletir sobre a relação: brancos x índios;
22/04
Descobrimento do Brasil: é preciso relativizar a ideia de que ocorreu um descobrimento a 22 de abril. Na verdade, a data marca a tomada de posse das terras brasileiras pelo reino de Portugal, o que significa a integração do país no contexto da história europeia e global.


 

A bandeira de Pernambuco
História e significado

Do litoral ao Sertão está a imagem refletida de uma Bandeira que representa muitas lutas e muitas conquistas e nada mais importante do que estampar bravura e competência com reflexo de diversos povos , mistura de diversas raças.
A Bandeira de Pernambuco foi criada pelos Revolucionários em 1817, como forma de protesto e esperança, mostrando o valor de um povo que tem muitos brios. Algumas curiosidades sobre as cores que foram escolhidas para mostrar a garra e coragem dessa gente :Descrição: http://meuip.co/imagens/banner.gif
A bandeira do estado de Pernambuco foi criada em 1817 durante a Revolução Pernambucana, também conhecida como Revolução dos Padres,que exigia o fim da monarquia.
Os revolucionários passaram a usar a bandeira que tinha sido confeccionada pelo padre João Ribeiro de Melo Montenegro.
Participaram da elaboração da bandeira Antônio Alvares e José do Ó Barbosa. Após a revolução, fortemente combatida pelas forças do governo, a bandeira foi esquecida.
Somente em 23 de fevereiro de 1917, cem anos após a revolução, ela foi resgatada e transformada em bandeira oficial de Pernambuco, pelo então presidente da província Manuel Antônio Pereira Borda.
A bandeira é composta por duas faixas horizontais, uma azul (maior) na parte superior e outra branca (menor) na parte de baixo.
O azul representa o céu e o branco a paz. No fundo azul aparece um arco-íris nas cores vermelha, amarela e verde.
Este arco-íris simboliza o início de uma nova era. O sol representa o futuro e a estrela dourada o estado de Pernambuco, iluminado pelo Sol do futuro.

A cruz vermelha na parte inferior branca representa a primeira denominação do Brasil, Ilha de Vera Cruz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário