sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

PROJETO ANUAL PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL



                     Educação Infantil
Secretária de Educação : Maria Eterilda Amorim Borba Assis
Diretora de Ensino:  Valdinere Alves dos Santos
Coordenação Infantil: Regina Célia Borges

                                           Cortês - 2016

                                                                     PROJETO ANUAL
Justificativa :

       Incrementar os conteúdos básicos para um projeto de cidadania ativa, abordando temas que devem ser abordadas no dia a dia em sala de aula ,despertando no aluno o sentimento de amor próprio para que possa ter ideal de vida e lutar pelos seus direitos, bem como ,  resgatar certos valores "adormecidos" na consciência humana.Por esse motivo, torna-se essencial refletirmos sobre a sociedade atual, fortalecendo e renovando as crenças, inserindo no processo educacional valores que possibilitem a formação integral de nossos discentes.
Os valores se constroem no convívio com o outro, nas ações do dia a dia e nós educadores precisamos assumir esse compromisso com o coração e com a ação; planejando atividades para refletir junto às crianças, sobre o comportamento humano, agindo em prol do bem comum, descobrindo a amizade, o respeito e a partilha.
Objetivo Geral
·         Trabalhar diversas temáticas conscientizando os alunos fazendo com que ele se reconheçam como seres  sociais em direitos e deveres. Tornando-o um cidadão capaz de conviver harmonicamente com as diferenças, respeitando os limites da convivência social, tendo como princípios básicos o amor próprio e aos seus semelhantes.
Objetivos Específicos
·         Conscientizar a população sobre a contribuição de cada um na prevenção da Dengue;
·         Proporcionar o conhecimento e a conscientização dos alunos acerca dos temas que envolvam
o meio ambiente e cidadania, desenvolvendo a construção de atitudes para a preservação e  o desenvolvimento sustentável;
·         Despertar nas crianças valores e ideias de responsabilidade para com as gerações   futuras;
·         Resgatar a valorização do ser humano e a importância das virtudes, como tendências para o bem, que devem ser ensinadas e partilhadas desde criança ;
·         Fortalecer os vínculos afetivos no âmbito educacional para desenvolver uma cultura de cooperação e camaradagem entre alunos e professores;
·         Propiciar o desenvolvimento de virtudes indispensáveis à formação humana; 
·         Transmitir valores como autoestima, paz, respeito às diferenças, amor ao próximo, amizade e solidariedade, visando contribuir na formação do caráter da criança.
·         Melhorar o comportamento na sala de aula, criando regras de convivência e dinâmicas que possibilitem a boa interação entre as   criança;
·         Oportunizar a criança diferentes situações lúdicas, para que através da convivência em grupo possa desenvolver a sociabilidade, autonomia, cooperação, respeito e  solidariedade .
Metodologia :
·         As atividades para se trabalharem valores na Educação Infantil podem ser exploradas de inúmeras maneiras: por meio de poesia, dança, cantos, histórias, cartazes, exposições, estímulo das linguagens oral e corporal, desenho, lista de palavras referentes aos valores trabalhados, pintura, painéis coletivos, apreciação de obras de arte e suas releituras.
Avaliação  :
·         A avaliação será feita através de observação e registros em fichas descritivas durante todo om processo do projeto , possibilitando acompanhar o desenvolvimento das aprendizagens das crianças. As informações serão  utilizadas para redefinir critérios e planejar novas estratégias que permitam o avanço no processo de construção do conhecimento.
·         Recursos:
·         Vídeos e filmes ;Revistas; Músicas; Jornais ,Materiais recicláveis;Dramatização;
·         Slides, vídeos ou cartazes ; Fábulas
                      TEMÁTICAS DE ESTUDO
Fevereiro
Todos Juntos Pela Educação :Nesse Carnaval Diga Não a Dengue
·       Dengue , Zica vírus  , Chikungunya
Março
·       Projeto Escola / Projeto Valores: Amor e Justiça: Trabalhar a importância desses valores a vida ,aos animais , a família , a natureza , a todos os seres.
Abril
·        Projeto Higiene  / Projeto Valores: Paz, União e Humildade:  Trabalhar a importância desses valores na escola , na família e na sociedade.
Maio
·       Projeto Valores: Partilha e Solidariedade:  Trabalhar a importância desses valores na escola , na família ,com os amigos e na sociedade.
Junho
Cuidar do Meio ambiente - Uma prática cidadã
·       Lixo ,Coleta seletiva , Reciclagem ,Poluição
Julho
·       Projeto Alimentação / Vivenciando os Valores: Amizade, Afeto e Compreensão:  Trabalhar a importância de viver em harmonia com todos os seres vivos.
Agosto
·       Folcloriando  com a Cultura Afro-indígena  /  Projeto Valores Respeito: Trabalhar a importância do respeito ao próximo, sem distinção de cor , raça ou religião
Setembro
Educação para o trânsito : Cidade Para as Pessoas : Proteção e Prioridade ao Pedestre / Vivenciando os Valores: Cooperação : Trabalhar a importância do auxílio ao próximo e do bem para vivermos em harmonia.
Outubro
·       Projeto Criança Feliz
Novembro
·       Projeto Valores: Verdade e Alegria :  Trabalhar a importância de viver em harmonia para o desenvolvimento da sociedade.
Dezembro
Encerramento das Atividades
Descrição: http://thumbs.dreamstime.com/thumb_294/1217258875yraLdV.jpg
 








Nenhum comentário:

Postar um comentário