Plano de trabalho anual – arte
6º ano
Eixo
temático: Lugares
1º
bimestre
Expectativa de aprendizagem:
· Desenvolver
habilidade crítica para a leitura e releitura de imagens e obras de arte.
Conteúdo:
·
Linear
·
Pictórico
·
Abstrato
·
Figurativo
·
Bidimensional
·
Tridimensional
·
Ver e olhar
·
Estilos
·
Livre expressão
·
Realista e moderno
·
Memórias
2º
bimestre
Expectativa de aprendizagem:
·
Perceber a escola como um universo possível
para expressarem seu discurso, seu olhar sobre o mundo e suas produções e
criações.
·
Saber posicionar-se individualmente em
relação às produções de artes visuais contemporâneas, sendo capaz de formular
críticas bem fundamentadas.
Conteúdo:
·
Linear
·
Pictórico
·
Abstrato
·
Figurativo
·
Bidimensional
·
Tridimensional
·
Ver e olhar
·
Estilos
·
Livre expressão
·
Realista e moderno
·
Memórias
3º
bimestre
Expectativa de aprendizagem:
·
Desenvolver habilidade crítica para a
leitura e releitura de imagens e obras de arte.
·
Perceber a escola como um universo possível
para expressarem seu discurso, seu olhar sobre o mundo e suas produções e
criações.
·
Saber posicionar-se individualmente em
relação às produções de artes visuais contemporâneas, sendo capaz de formular
críticas bem fundamentadas.
Conteúdo:
·
Linear
·
Pictórico
·
Abstrato
·
Figurativo
·
Bidimensional
·
Tridimensional
·
Arte,
·
Estética,
·
Artesanato,
·
Patrimônio,
·
Meio ambiente,
·
Preservação,
·
Diversidade cultural, mitos e lendas.
4º
bimestre
Expectativa de aprendizagem:
·
Reconhecer os elementos estruturais e
composicionais das obras de arte e aplicá-los em seus trabalhos.
·
Sensibilizar olhares para a arte e para o
ambiente em que vivemos.
·
Produzir imagens gráficas a partir de
diferentes situações, materiais e repertórios.
Conteúdo:
·
Linear
·
Pictórico
·
Abstrato
·
Figurativo
·
Bidimensional
·
Tridimensional
·
Arte,
·
Estética,
·
Artesanato,
·
Patrimônio,
·
Meio ambiente,
·
Preservação,
·
Diversidade cultural, mitos e lendas.
Estratégias
de Ensino (PARA TODOS OS BIMESTRES):
·
Atividades exploratórias com Desenho em suportes de diversos materiais
e tamanhos (papel, cartão,
cartolina, papelão, madeira, tecido, folhas ou fibras naturais), materiais gráficos
(lápis, caneta, giz,
carvão etc.) e não gráficos (linhas, arames e barbantes).
·
Atividades exploratórias com Pintura com diferentes instrumentos sejam convencionais (pincéis redondos
e chatos) ou
confeccionados na própria escola (tecido, espuma, pequenos galhos secos e cascas de árvore) em diversos
suportes convencionais ou outros não convencionais (sobras industriais diversas e objetos domésticos quebrados).
·
Atividades exploratórias com Colagem com cola branca, goma
arábica, cola e farinha, cola bastão,
materiais como papel, papelão, tecido, serragem, areia, vegetais e
materiais de reaproveitamento (sucata).
·
Atividades exploratórias com Modelagem com argila, barro natural ou
massa plástica,
apenas com as mãos ou com auxílio de ferramentas (palitos).
·
Construção com sucata caseira (embalagens de plástico, papel e papelão), de sobras industriais (madeira,
papelão ou metal) ou materiais naturais
(sementes, fibras, vegetais), usando diferentes materiais ligantes.
·
Rodas de conversa em que
o aluno possa manifestar-se verbalmente
com clareza e seja estimulado a relacionar seu trabalho com
o de colegas e de artistas
de sua
e de outras regiões, sem
discriminação estética
ou
étnica.
·
Situações de elaboração de cartazes
ou
painéis explicativos
com o registro dos elementos da linguagem visual e alguns
procedimentos e técnicas
utilizadas nos trabalhos
apreciados.
·
Realização de atividades que envolvam produção individual e coletiva na
linguagem da gravura, em que o
aluno possa manifestar
seus
temas e assuntos de interesse, através
da experimentação
e pesquisa em artes
visuais.
·
Situações de produção individual e coletiva, a partir de propostas de trabalho que
tragam desafios de exploração da
linguagem
visual da
impressão e da
gravura
(ponto,
linha, plano, volume, forma, textura
e cor).
·
Situações de criação individual e coletiva nas
linguagens
escolhidas,
a partir de discussões
que surjam
da apreciação de produtos culturais
pertinentes à temática trabalhada,
sempre evitando
a cópia e a “releitura”, permitindo a incorporação
de novas formas de expressão.
·
Elaboração de monotipias
sobre suporte de diversos tamanhos
para
exploração
das tintas, possibilitando a descoberta de
novas cores,
tanto
adicionando
tinta
como
retirando ou raspando a tinta da matriz;
·
Elaboração de monotipias
coletivas de grandes
painéis usando como matriz as mesas
de trabalho ou outros suportes, com
tema previamente elaborado pelos
alunos, a partir
de conversa
e leitura de reproduções de obras de arte;
·
Produção
de gravura em matriz de papelão ondulado;
·
Produção
de gravura em matriz de isopor;
·
Produção
de gravura a partir de relevo de diversos materiais colados
sobre suportes diversos, como madeira, papelão etc. (por exemplo, cortiça, esponja,
bucha, lã, barbante,
botões, tecidos, folhas, galhos, palitos
de dente etc.);
·
Experimentação de impressões com
tintas a base de óleo e de água (por exemplo, aquarela,
guache, têmpera de
ovo, tinta a óleo, tinta
tipográfica);
·
Experimentação do uso
de médiuns para a monotipia, colocadas sobre a superfície antes das
tintas à base d’água (por exemplo, gel de cabelo,
goma
feita com farinha de arroz etc.);
·
Realização
de atividade com uso de carimbeiras para
“desenhar” com suas impressões digitais;
·Frotagem: busca de texturas com
papel e giz de cera.
·Realização de fotografias ao ar
livre e em ambientes urbanos ou rurais/naturais e fotografias de estúdio.
Avaliação
(PARA TODOS OS BIMESTRES):
·
Observação,
registro e análise de como a criança faz uso dos materiais, se os utiliza sem
transformá-los, ou se os torna adequados às
suas ideias, recortando, misturando, antes de usá-los;
·
Observação,
registro e análise de como o
aluno percebe e utiliza a sequência de
procedimentos de desenho, pintura, modelagem,
colagem, construção, gravura e fotografia;
·
Observação,
registro e análise de como o aluno fala sobre as características
físicas dos materiais (textura,
dureza, forma, cor, material de que é feito);
·
Observação,
registro e análise de como o
aluno elabora critérios de classificação dos materiais;
·
Observação,
registro e análise de como o aluno
se percebe e registra a variedade
de tipos de instrumentos
de trabalho;
·
Observação, registro e análise de como o aluno
nomeia as características físicas
dos materiais e
de como contribui com ideias para
a sua
utilização.
·
Atividades realizadas conforme o conteúdo trabalhado.
·
Provas escritas com questões subjetivas e objetivas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário