quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

A Leitura deleite como estratégia dei formação

A LEITURA DELEITE COMO ESTRATÉGIA DE FORMAÇÃO DE LEITORES


A inserção do momento da Leitura Deleite na sala de aula permite ao aluno entender que em nossa vida lemos com várias finalidades (seguir instruções, obter uma informação precisa, revisar escrito próprio, aprender, etc.) e uma delas é a leitura só por prazer, para nos divertimos e distrairmos;

Contribui para o alcance de um dos objetivos atitudinais: a formação de leitores, pois desperta o gosto pela leitura;

A leitura deleite pode se tornar um entretenimento saudável que ensina, informa e forma crianças e jovens, de uma forma motivante e alegre.

Estimula a imaginação e a curiosidade;

Faz as crianças terem acesso a vários textos (e vários gêneros), conhecerem vários autores e estilos de escrita;

 À medida que a prática da leitura se sedimenta e se torna um prazer, que o leitor aprende a desfrutar, formulam-se juízos de valor sobre os significados apreendidos, sobre a validade e adequação das ideias, comparando-as com experiências e leituras anteriores.

                         ANTES DA LEITURA

1 - Motivar para leitura

- Despertar a curiosidade

- Desafiar

- Despertar o interesse

- Fornecer objetivos para a leitura

- Sugerir atividades para após a leitura

- Estimular a reflexão sobre as funções sociais do texto a ser lido

- Apontar o prazer como um dos objetivos para leitura

- Ativar conhecimentos prévios sobre o texto a ser lido

- Ativar conhecimentos sobre o tipo de texto a ser lido

- Ativar conhecimentos sobre o tema do texto a ser lido

- Ativar conhecimentos sobre o autor do texto

- Ativar conhecimentos sobre a função do texto a ser lido

                       DURANTE A LEITURA


1 – Formular previsões e perguntas  sobre o que será lido adiante

- Criar expectativas para continuidade da leitura

- Ativar conhecimentos prévios sobre o tema abordado

- Recapitular, de forma resumida, o que já foi lido

- Checar se está havendo compreensão

- Explorar pistas lingüísticas do texto

- Monitorar o processo de leitura

- Verificar se a estratégia de leitura adotada está sendo eficiente

- Esclarecer dúvidas sobre o texto

- Interromper a leitura quando a criança solicitar, para esclarecer dúvidas

- Levantar hipóteses sobre o que o autor está querendo dizer, para checar durante a continuidade da leitura

- Consultar dicionário quando necessário

- Reler o trecho que está parecendo mais difícil


                     APÓS A LEITURA
  
- Extrair a ideia principal

- Explicar o que é ideia principal, mostrando exemplos com outros textos

- Relacionar ideia principal e objetivo da leitura

- Comparar diferentes posições sobre qual seria a idéia principal de um texto (duplas, trios...)

- Debater sobre a ideia principal de um texto com o grande grupo

- Elaborar resumo

- Resumir oralmente um texto

- Registrar (coletivamente) o resumo oral produzido

- Comparar os resumos produzidos por diferentes alunos

- Realizar resumo de outro resumo

- Responder a perguntas sobre o texto

- Perguntas literais (respostas explicitamente dada no texto)

- Inferências (respostas inferidas das relações entre partes do texto ou entre informações textuais e contextuais)

- De elaboração pessoal (respostas de opinião)


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