O papel do coordenador pedagógico
Educação de qualidade é uma
busca constante das instituições de ensino, para que isso se torne
realidades são necessárias ações que sustentem um trabalho em equipe e
uma gestão que priorize a formação docente contribuido para um processo
administrativo de qualidade conforme Chiavenato (1997, p.101), “não se
trata mais de administrar pessoas, mas de administrar com as pessoas. As
organizações cada vez mais precisam de pessoas proativas, responsáveis,
dinâmicas, inteligentes, com habilidades para resolver problemas, tomar
decisões”. Nessa perspectiva devemos identificar as necessidades dos
professores e com eles encontrar soluções que priorizem um trabalho
educacional de qualidade esse trabalho é desenvolvido pelo coordenador
pedagógico.
Esse profissional tem que ir
além do conhecimento teórico, pois para acompanhar o trabalho pedagógico
e estimular os professores é preciso percepção e sensibilidade para
identificar as necessidades dos alunos e professores, tendo que se
manter sempre atualizado, buscando fontes de informação e refletindo
sobre sua prática como nos fala NOVOA (2001), “a experiência não é nem
formadora nem produtora. É a reflexão sobre a experiência que pode
provocar a produção do saber e a formação“ com esse pensamento ainda é
necessário destacar que o trabalho deve acontecer com a colaboração de
todos, assim o coordenador deve estar preparado para mudanças e sempre
pronto a motivar sua equipe. Dentro das diversas atribuições está o ato
de acompanhar o trabalho docente, sendo responsável pelo elo de ligação
entre os envolvidos na comunidade educacional. A questão do
relacionamento entre o coordenador e o professor é um fator crucial para
uma gestão democrática, para que isso aconteça com estratégias bem
formuladas o coordenador não pode perder seu foco.
O
coordenador precisa estar sempre atento ao cenário que se apresenta a
sua volta valorizando os profissionais da sua equipe e acompanhando os
resultados, essa caminhada nem sempre é feita com segurança, pois as
diversas informações e responsabilidades o medo e a insegurança também
fazem parte dessa trajetória, cabe ao coordenador refletir sobre sua
própria prática para superar os obstáculos e aperfeiçoar o processo de
ensino – aprendizagem. O trabalho em equipe é fonte inesgotável de
superação e valorização do profissional.
Por Vanessa dos Santos Nogueira
Colunista Brasil Escola
Educação de qualidade é uma
busca constante das instituições de ensino, para que isso se torne
realidades são necessárias ações que sustentem um trabalho em equipe e
uma gestão que priorize a formação docente contribuido para um processo
administrativo de qualidade conforme Chiavenato (1997, p.101), “não se
trata mais de administrar pessoas, mas de administrar com as pessoas. As
organizações cada vez mais precisam de pessoas proativas, responsáveis,
dinâmicas, inteligentes, com habilidades para resolver problemas, tomar
decisões”. Nessa perspectiva devemos identificar as necessidades dos
professores e com eles encontrar soluções que priorizem um trabalho
educacional de qualidade esse trabalho é desenvolvido pelo coordenador
pedagógico.
Esse profissional tem que ir
além do conhecimento teórico, pois para acompanhar o trabalho pedagógico
e estimular os professores é preciso percepção e sensibilidade para
identificar as necessidades dos alunos e professores, tendo que se
manter sempre atualizado, buscando fontes de informação e refletindo
sobre sua prática como nos fala NOVOA (2001), “a experiência não é nem
formadora nem produtora. É a reflexão sobre a experiência que pode
provocar a produção do saber e a formação“ com esse pensamento ainda é
necessário destacar que o trabalho deve acontecer com a colaboração de
todos, assim o coordenador deve estar preparado para mudanças e sempre
pronto a motivar sua equipe. Dentro das diversas atribuições está o ato
de acompanhar o trabalho docente, sendo responsável pelo elo de ligação
entre os envolvidos na comunidade educacional. A questão do
relacionamento entre o coordenador e o professor é um fator crucial para
uma gestão democrática, para que isso aconteça com estratégias bem
formuladas o coordenador não pode perder seu foco.
O
coordenador precisa estar sempre atento ao cenário que se apresenta a
sua volta valorizando os profissionais da sua equipe e acompanhando os
resultados, essa caminhada nem sempre é feita com segurança, pois as
diversas informações e responsabilidades o medo e a insegurança também
fazem parte dessa trajetória, cabe ao coordenador refletir sobre sua
própria prática para superar os obstáculos e aperfeiçoar o processo de
ensino – aprendizagem. O trabalho em equipe é fonte inesgotável de
superação e valorização do profissional.
Por Vanessa dos Santos NogueiraColunista Brasil Escola
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