segunda-feira, 13 de janeiro de 2020

O MEIO AMBIENTE E OS CORDÉIS

PROJETOO MEIO AMBIENTE E OS CORDÉIS

Literatura de Cordel

    É um tipo de poema popular, oral e impressa em folhetos, geralmente expostos para venda pendurados em cordas ou cordéis, o que deu origem ao nome. O nome de Cordel é original de Portugal, que tinha a tradição de pendurar folhetos em barbantes.

Público alvo:  Ensino Fundamental.

Dados da aula:
     O que o aluno poderá aprender com esta aula:
·        Identificar nas leituras de cordéis palavras que tratam da natureza e relacioná-las com os elementos do ambiente natural.
·        Caracterizar, nos versos, a relação do homem com a natureza.
·        Analisar o jogo de palavras para anunciar uma situação da natureza.

Duração das atividades:
     2 a 3 aulas.
     Conhecimentos prévios trabalhados pela professora com os alunos.
     Não há pré-requisito.
     Estratégias e recursos da aula.

     Atividade 1 – Ouvir e ler cordéis que tragam animais e sua relação com meio ambiente.

     1° Momento – professora escolhe um cordel que trate da temática do meio ambiente e estabeleça um diálogo com os alunos. Ex.: Leia o primeiro verso do cordel e descubra o sentido que os alunos atribuem as palavras em negrito, registre para acompanhar o processo de aprendizagem de cada um.

1° verso:

OS ANIMAIS TÊM RAZÃO
Quem já passou no sertão
E viu o solo rachado
A caatinga cor de cinza,
Duvido não ter parado
Pra ficar olhando o verde
Do juazeiro copado.
2° verso:
E sair dali pensando
Como pode a natureza
Num clima tão quente e seco,
Numa terra indefesa
Com tanta adversidade
Criar tamanha beleza.
3° verso:
O juazeiro, seu moço,
É pra nós a resistência,
A força, a garra e a saga,
O grito da independência,
Do sertanejo que luta.

·        Escolha fotos que retratem as palavras em negrito para ir construindo o sentido das palavras.
Solo rachado.
Caatinga.
Juazeiro.

·        A partir da análise das fotos, leve os alunos a estabelecer relações entre os alunos a estabelecer relações entre os elementos da natureza como: solo – água – luz – calor e seres vivos; a verificar características da vegetação do sertão do nordeste.

     2° momento – Após a leitura do texto com a entonação de cordel, destaque o 4° e 5° versos, para construir o sentido das palavras em negrito. Solicite que os alunos façam uma pesquisa de imagens dos animais com seus nomes encontrados nos versos e tragam para a escola.

4° verso:
Nos seus galhos se agasalham
Do periquito ao canção
É hotel do retirante
Que anda de pé no chão,
O general da caatinga.
E o vigia do sertão.

5° Verso:
E foi debaixo de um deles
Que eu vi um porco falando,
Um cachorro e uma cobra
E um burro reclamando,
Um rato e um morcego
E uma vaca escutando.

·        Estabeleça um diálogo com os alunos iniciando com as questões norteadoras.
Quem já viu um periquito? Um morcego? Um burro? Um pássaro chamado canção? Um cobra cascavel? Diante das respostas, caso tenham dúvidas, fazer uma pesquisa no dicionário.

Atividade 2 – Construção do painel com o cordel e seus personagens.
     Cada aluno escolhe um personagem para ilustrar e reescrever as falas dos mesmos. É importante fazer a mediação para que todos os personagens do cordel sejam desenhados e a história do cordel seja composta por inteiro. Posteriormente, organizar um painel e fazer uma exposição – o texto lido com as ilustrações dos alunos.

     Atividade 3 – Refletir sobre a relação entre os animais e os homens.
     O professor e os alunos refletem sobre o tema do cordel e a postura dos homens em relação aos animais e discutem sobre a importância dos homens e de outros seres para a preservação do meio ambiente.
     FRANCISCO, ANTÔNIO, OS ANIMAIS TÊM RAZÃO

     Avaliação
     Ao final das atividades, perceber:
1 – O envolvimento durante a contação de histórias;
2 – As relações que tratam sobre a interação animal e homem.
3 – Se o aluno se sensibilizou com as questões abordadas.
4 – Se identifica palavras destacadas no texto.

          CORDEL
        Preserve o meio ambiente e salve o nosso Planeta
O animal bicho homem
Desde a sua criação
A cada passo que dá
Na sua evolução.
Maltrata o seu planeta
Agindo como um cometa
Provoca destruição.

Não age com a razão
Destrói a sua morada
Desmata, arrasa, polui
De forma desordenada
Despreza a ecologia
No campo da economia
Só visa o lucro e mais nada.

E não é muito pedir
Para cada brasileiro
Plantar uma arvorezinha
No quintal ou no terreiro
Essas pequenas ações
Transformarão em milhões
De árvores no mundo inteiro.

Entendendo o texto:
01 – Desde quando o homem é animal bicho?
      Desde sua criação.

02 – O homem evoluiu e fez o que com o planeta?
      Maltrata.

03 – Ele não age com a razão e destrói o quê?
      Sua morada.

04 – De que forma destrói sua morada?
      Desmata, arrasa, polui.

05 – No campo da economia ele visa o quê?
      O lucro e nada mais.

06 – O que cada brasileiro deve fazer? Onde?
      Plantar uma arvorezinha. No quintal ou no terreiro.

07 – Qual o resultado destas pequenas ações?
      Transformação em milhões de árvores no mundo inteiro.

PROJETO: DANÇA NA ESCOLA


Projeto: DANÇA

1 – Justificativa
·        Procurarei introduzir nesse projeto, de forma proveitosa. E como se eu estivesse realizando um sonho desde a minha infância.
  •    O projeto que será implantado através do P.D.E., com o objetivo de ensinar e preparar os alunos para segmentos diversificados de cada temas, como por exemplo; o dia do livro.

·        Assim quando fiquei sabendo deste projeto, me interessei, pois sei que tenho a capacidade de motivar a formação de grupos participantes, capazes de promover uma sociedade progressivamente favorável, ou seja, capaz de melhorar cada vez mais.

2 – Objetivo
·        Com o objetivo de colaborar com meus colegas e professores, em todos os níveis de escolaridade, fiz com total dedicação, este relatório que o tema é “DANÇA”.
·        Minha experiência em ensinar crianças e adolescentes é pouca, mas me levou a selecionar uma expressiva gama de informações a fim de facilitar e pouco onerar a sabedoria que cada um de nós temos, afinal ninguém nasce sabendo de um dia para o outro. E assim espero atingir minha meta e cada vez mais colaborar com oferecimentos de projetos, realizando e valorizando as criatividades que nós temos.

3 – Desenvolvimento
·        Nesse projeto, o curso oferecido, haverá participação de todos as turmas, e estarei ensinando os interessados na aprendizagem da Dança.
·        Sendo somente três vezes por semana que estarei dando aula, e a duração das aulas será de duas horas.
·        E quem estará me monitorando será a coordenação.

4 – Metodologia
·        Trabalharei de maneira expressiva e resumida, na qual os alunos vão poder compreender e acompanhar de passo a passo os movimentos de cada aula.
·        As aulas serão estas:
- Axé.
- Lambadão.
- Coreografia.
- Dança do Ventre.

5 – Recursos
·        Os recursos serão utilizados com procedimentos da escola. E procurarei especificar de maneira mais explícita e possível, selecionando as músicas de cada etapa.
·        E estarei providenciando os CDs de Axé, lambadão e internacional. E também será utilizado um aparelho de som. Durante as aulas estarei fazendo chamadas, e anotando os dias de aula que tivermos.
·        Selecionarei organizadamente grupos de cada etapas e classes.

6 – Avaliação
·        Avaliarei de modo expressivo e educativo os alunos na qual classificarei os mais aplicados.
·        Avaliarei o comportamento dos alunos, estarei promovendo testes, para pesquisar os resultados das aulas dadas, com o acompanhamento da coordenadora, nos finais de cada mês.
·        E como procedimento estarei cobrando uma pequena taxa para ajudar-me à comprar os materiais necessitados.

Fonte :

Nenhum comentário:

Postar um comentário